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Impressão de dados variáveis na personalização do marketing: opção estratégica no mercado gráfico

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Postado em 25/08/2021 - Atualizado em: 31/10/2023

Impressão de dados variáveis na personalização do marketing: opção estratégica no mercado gráfico

Em um mercado cada vez mais competitivo, a diversificação da cartela de serviços é um caminho estratégico não apenas para garantir a sobrevivência do negócio, mas também para agir em prol do seu crescimento. No mercado gráfico, a oferta de impressão de dados variáveis (IDV) é uma ação bem vantajosa nesse sentido.

Por meio dessa solução, é possível ofertar a customização de impressos sob demanda. Esse é um segmento em alta, já que a personalização é uma tendência para o marketing no contexto atual. Afinal, é uma forma eficaz de estabelecer um vínculo, de agregar valor a uma marca, impactando positivamente a experiência do cliente.

Se você deseja aumentar as possibilidades do seu negócio, ofertando a impressão de dados variáveis com qualidade, precisão e agilidade, por meio de equipamentos e soluções tecnológicas de ponta, explicaremos a seguir alguns pontos essenciais que você precisa conhecer nesse universo. Boa leitura!

O que é impressão de dados variáveis

De maneira geral, a impressão de dados variáveis é um método no qual, em um arquivo-base ou padrão, são inseridos, de forma intercalada, dados diversos extraídos de uma base.

Um bom exemplo para entender como funciona a impressão de dados variáveis é a lógica do crachá: em um arquivo-base, são alterados os dados pessoais de cada colaborador. Nesse tipo de impressão, é possível customizar nomes, códigos, imagens e outras informações nas impressões em uma tiragem.

Se antes no contexto da impressão offset a inserção de dados variáveis para criar um produto único representava um processo custoso e com limitações, a digitalização do setor facilitou e otimizou esse cenário.

Soluções como a web to print, plataforma online destinada aos clientes, acomodam pedidos complexos, inclusive de alto volume, com impressões de dados variáveis, sendo um facilitador importante do processo de vendas, especialmente diante de um consumo online cada vez maior.

Como a personalização pode favorecer o portfólio gráfico

Assim como acontece no marketing digital, as empresas reconhecem o valor do investimento em personalização e ações que envolvem impressos. Afinal, customização é também uma maneira de humanizar a marca e agregar mais relevância ao que é oferecido.

Para quem trabalha com gráficas, o investimento em proporcionar impressão de dados variáveis é capaz de impactar positivamente o negócio, especialmente nos segmentos Business to Business (B2B), em que as demandas por esse tipo de serviço são maiores.

Primeiramente, é necessário oferecer esse tipo de impressão com tecnologia e inteligência, atraindo novos clientes, especialmente aqueles interessados em centralizar todas as suas demandas em uma gráfica. Em segundo lugar, a ampliação do portfólio de serviços, tornando a empresa uma fornecedora de impressão de dados variáveis, é um diferencial competitivo.

Dessa forma, é possível atender a mais gente, com interesses diversos. Afinal, a inserção de dados personalizados em seus veículos impressos potencializa a lembrança da marca, mas também há opções facilitadoras e seguras para atender o ambiente corporativo.

Além disso, com a prestação de um serviço diferenciado, de qualidade e até mesmo se valendo dessa opção nas próprias estratégias de marketing da gráfica, é possível fidelizar os seus clientes.

Os tipos de impressão de dados variáveis

Há três tipos de impressões com dados variáveis: promocional, transacional e transpromocional. 

  • Promocional: são impressões destinadas a ações promocionais diversas de produtos e serviços ou mesmo no branding. A empresa escolhe essa solução para potencializar as estratégias de marketing direto, por meio de uma comunicação única, direcionada e customizada ao cliente.
  • Transacional: aqui estão todas as impressões destinadas a operações em uma empresa, a exemplo de etiquetas, crachás, certificados, códigos de barra, faturas, contratos, entre outras.
  • Transpromocional: reúne características e objetivos dos dois tipos citados. São informações promocionais em impressos transacionais, tendo por objetivo estabelecer um vínculo com um público-alvo, fortalecer a identidade da marca e estimular a interação, porém cultivando a relação com o operacional da empresa.

Impressão de dados variáveis na prática

Organizações que trabalham com mala-direta, catálogos e revistas têm investido na personalização de publicidade com o nome dos assinantes, bem como emissão de brindes customizados, cupons ou vouchers únicos, destinados aos seus clientes e parceiros.

Como esse tipo de impressão contribui para a organização de uma empresa

Em tempos de otimização de processos, a impressão de dados variáveis é uma opção adequada e de excelente custo-benefício para que as empresas organizem vários pontos da sua operação.

Crachás, cartões de acesso, contracheques, boletos e carnês de cobrança e documentos diversos são algumas opções que podem ser emitidas nesse método de impressão.

Case da Prefeitura de BH

Seguindo a onda de digitalização de serviços públicos, a prefeitura de Belo Horizonte recorreu ao desenvolvimento de uma plataforma de web to print capaz de emitir guias de IPTU contendo dados variáveis, como nome, endereço, valores etc., e que a população pode editar e imprimir com total segurança.

Além das guias de IPTU no site oficial, há um aplicativo e outras possibilidades de impressão de documentos, a exemplo das certidões imobiliárias. Tudo projetado e amparado em um ambiente tecnológico de missão crítica, focado em proteção de dados e resistência a falhas que impactem o serviço.

Invista em tecnologia: conheça a Stoque

Quem deseja ampliar as possibilidades de seu negócio com a implantação da solução em impressão de dados variáveis encontra na Stoque uma parceria ideal.

Com expertise na área, essa empresa auxilia clientes do mercado gráfico com impressoras e no desenvolvimento de plataformas, softwares para a impressão de dados variáveis e produções em pequenas ou grandes tiragens.

Não importa se a sua empresa atua com comunicação visual, brindes promocionais, mercado editorial, entre outros. Se a demanda é por solução em impressão com dados variáveis, especialmente em contexto de alto volume e você deseja reduzir custos, a Stoque tem a solução completa para o mercado de impressões, especialmente no segmento B2B.

Portanto, antes de tomar decisões, não deixe de conferir o que a Stoque pode fazer pela sua empresa.

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Esses e muitos outros assuntos você pode conferir no nosso blog! Até a próxima.

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