Blog

Internet das Coisas: inteligência para otimizar os processos de impressão

Ícone tempo leitura

4 min para ler

Postado em 14/05/2020 - Atualizado em: 18/07/2022

Internet das Coisas: inteligência para otimizar os processos de impressão

Certamente você já ouviu falar em soluções como luzes que acendem com comando de voz ou geladeira inteligente que envia alerta ao smartphone informando que é necessário repor os alimentos. Essa inovação que invadiu os salões de design e de tecnologia ao redor do mundo é conhecida como Internet das Coisas.

Para mostrar como essa inovação vem transformando a vida de pessoas em diferentes níveis e como é possível utilizar ferramentas inteligentes dentro do ambiente de impressão, preparamos este artigo.

Nele você irá encontrar:

  • O que é a Internet das Coisas
  • Como funciona a tecnologia IoT
  • Internet das Coisas e o ambiente de impressão

Acompanhe e, boa leitura!

O que é a Internet das Coisas?

Internet das Coisas, ou, em inglês Internet of Things (IoT), é um termo criado para explicar a conexão digital entre objetos usuais do dia a dia e a internet. É uma rede de conexão entre os objetos, que visa auxiliar as pessoas que utilizam esses itens em sua rotina.

Esse conceito surgiu em 1999, quando pesquisadores utilizavam a radiofrequência em sensores. Assim, a ideia de conectar objetos entre si evoluiu com o passar dos anos e passou a ser amplamente divulgada e utilizada tanto nos lares quanto nas empresas.

A IoT é interessante para casas e escritórios, onde dispositivos inteligentes podem facilitar a vida de todos. No ambiente de impressão e indústria, ela conta com o suporte da inteligência artificial, big data, impressão 3D, entre outros.

Quando introduzida numa cadeia de suprimentos como é o setor gráfico, o impacto dessa tecnologia pode ser ainda maior, pois ela vai atuar desde a entrega pontual de materiais até o gerenciamento da produção, de ponta a ponta, reduzindo falhas manuais ao longo do processo, diminuindo custos e acelerando o crescimento.

 

 

Como funciona a tecnologia IoT

Com uma rotina cada vez mais dinâmica, as pessoas – e aqui também podemos incluir a dinâmica empresarial – passaram a utilizar a internet de outras maneiras. Por meio de aplicativos e softwares que facilitam a rotina e os processos administrativos, a tecnologia por trás da IoT tem sido uma grande saída para automação e crescimento.

Geladeira inteligente da Electrolux. (Foto: Divulgação/Electrolux.)

A Internet das Coisas permite que os aparelhos sejam controlados quando conectados à internet, monitorados por meio de sensores e câmeras que possam facilitar o processo produtivo. Nesse sentido, a depender da capacidade de processamento de dados de cada aparelho, ele será capaz de executar tarefas das mais simples como às mais complexas dentro dessa tecnologia, de forma independente e automatizada.

A Internet das Coisas possui um sistema que engloba diferentes tipos de ações e processos, e entre eles estão:

  • módulos inteligentes – processadores e memórias;
  • objetos inteligentes – eletrodomésticos, carros e automação fabril;
  • serviços de conectividade – redes privadas que conectam dispositivos à internet;
  • habilitadores – sistemas de controle, coleta e processamento dos dados e comandos;
  • integradores – sistemas que combinam aplicações, processos e dispositivos; e
  • provedores dos serviços de IoT.

É possível entender que existem diversas formas de aplicar a tecnologia de Internet das Coisas em diversos ambientes, desde o uso de sensores em máquinas agrícolas, que avaliam o solo e enviam dados para que sistemas responsáveis façam as devidas sugestões de melhorias e estratégias para o plantio, até o uso doméstico, com as conhecidas casas inteligentes.

Smart homes, ou casas inteligentes, são conhecidas por seus sensores e reguladores de consumo de energia ou gestores de eletrodomésticos, que permitem ao morador controlar esses equipamentos a distância.

Além desses ambientes, é possível também experimentar os benefícios da Internet das Coisas no ambiente da impressão, veja como!

Internet das Coisas e o ambiente de impressão

No ambiente industrial e de impressão, a Internet das Coisas ganha uma ramificação, a Internet of Printers. Ela atua de forma inteligente para que as máquinas sejam capazes de gerenciar as próprias atividades. Assim, essa tecnologia é capaz de obter uma maior performance na produção.A IoT está inserida no outsourcing de impressão por meio das impressoras, com sistemas que determinam desde o gasto de papel e a quantidade de tinta até mesmo o gasto de folhas impressas e a escolha dos formatos mais utilizados, tudo em tempo real, entre os dispositivos conectados via Wi-Fi. Com esses dados, as empresas podem trabalhar de forma estratégica sua gestão de impressão e impactos financeiros.

A Internet of Printers (IoP) apresenta também uma série de benefícios. Entre eles, podemos listar os principais:

  • Gerenciamento eficaz;
  • Acesso às informações e monitoramento de uso de suprimentos;
  • Realização de manutenção preventiva;
  • Informações sobre uso e desgaste dos equipamentos;
  • Geração de dados que possibilitam análises e tomadas de decisões;
  • Autonomia das redes de impressoras conectadas;
  • Maior segurança e confiabilidade em dados e informações.

Quanto maior o número de dispositivos conectados no ambiente de impressão, mais fácil se torna o trabalho, pois a tecnologia de inteligência artificial facilita a rotina de processos e acelera o crescimento da empresa.

Para potencializar esses benefícios, é importante buscar também uma automatização desses processos. A impressão digital e o investimento tecnológico no setor são fundamentais para que os benefícios da IoP sejam reais.

É importante ter sempre em mente que é necessária uma empresa líder em tecnologia, gestão e otimização de processos para auxiliar a sua empresa na hora de buscar por inovação tecnológica.

Para saber mais como utilizar a tecnologia a seu favor, entre em contato com um de nossos consultores!

Fale com um especialista

Gostou do nosso artigo? Confira mais conteúdos que também podem ajudar você a digitalizar seu negócio:

Esses e muitos outros assuntos você pode conferir no nosso blog!

Compartilhe nas redes sociais:

Posts relacionados

Impressão digital: o guia completo para sua gráfica

O impacto do fim da era analógica para o mercado gráfico não trouxe apenas novos […]

Leia mais

Impressão de dados variáveis na personalização do marketing: opção estratégica no mercado gráfico

Em um mercado cada vez mais competitivo, a diversificação da cartela de serviços é um […]

Leia mais

Conheça os benefícios da impressão digital para a sua gráfica

Apesar do grande avanço das tecnologias, a impressão digital ainda desempenha um papel importante para […]

Leia mais

Inscreva-se em nosso blog

eBook

Tudo que você precisa saber sobre Robotic Process Automation

Baixe o guia digital exclusivo

Inscreva-se em nosso blog

E acesse, em primeira mão, nossos principais conteúdos diretamente do seu e-mail.