Blog

Como a transformação digital está desafiando o mercado gráfico: soluções inteligentes

Ícone tempo leitura

5 min para ler

Postado em 02/07/2020 - Atualizado em: 18/07/2022

Como a transformação digital está desafiando o mercado gráfico: soluções inteligentes

Não é de agora que as empresas e todo o setor gráfico fazem uso da tecnologia para inovar. A transformação digital de negócios gráficos tem sido, há muitos anos, a melhor opção para se manter dentro de um cenário competitivo.

Pensando em ajudar você a entender a importância da transformação digital no mercado gráfica e trazer dicas e insights de como colocar isso em prática, criamos este artigo. O que você vai encontrar:

  • O que é, afinal, a transformação digital?
  • Soluções para inovar;
  • A importância da personalização;
  • Tendências do mercado;
  • E mais: como investir em tecnologia de forma eficiente.

Boa leitura!

Mas afinal, o que é a transformação digital para o mercado gráfico?

Transformação digital diz respeito à utilização da tecnologia para melhorar o desempenho de empresas e alcançar melhores resultados. Essa transformação pode vir de equipamentos inteligentes e de plataformas e soluções que auxiliem os processos internos das gráficas, por exemplo.

A transformação digital nos negócios gráficos costuma gerar uma mudança comportamental e de avaliação de processos em toda a empresa, incluindo seus parceiros, fornecedores e até mesmo clientes.

Especialmente nesse período de crise econômica, devido ao COVID-19, esse termo tem sido muito utilizado por empresas de diferentes setores, para indicar as inovações que estão buscando por meio de tecnologia.

Não é diferente para as gráficas que, além dos seus processos produtivos de impressão, possuem demandas e processos administrativos usuais como qualquer empresa – RH, financeiro, dentre outros.

Para elas, é preciso utilizar a tecnologia de forma estratégica, na automação de processos, não só para superar o momento atual, mas, principalmente, para melhorar os resultados a longo prazo.

 

 

Motivos para se transformar: inovação

Se o seu objetivo é a redução de custos, a produção de mais trabalhos de impressão, a expansão da sua área de atuação ou atender integralmente o seu cliente, você tem motivos para investir na transformação digital do seu negócio.

Esses objetivos estão entrelaçados e envolvem a transição de uma empresa prestadora de serviços de impressão para uma prestadora de serviços de valor agregado, que se tornará uma parceira estratégica para seus clientes.

Equipamentos digitais de impressão e automação de processos reduzem os custos totais da operação, que não se limitam ao valor da página impressa, permitindo a produção de mais trabalhos de impressão e a sobra de caixa, destinada ao investimento em soluções para a expansão do negócio e atendimento às expectativas dos clientes.

Recentemente, preparamos um conteúdo para ajudar no processo de escolha dos equipamentos digitais mais adequados para cada operação, considerando suas demandas atuais e ambições: “Equipamentos Digitais de Impressão: como fazer uma boa escolha”.

Em momentos de crise, expandir a área de atuação para novos mercados, e capturar mais trabalhos dos atuais clientes, fornecendo uma nova experiência de compra por meio do uso da tecnologia, como um portal Web to Print, por exemplo, pode ser a diferença para a sobrevivência da empresa em um mercado tão competitivo.

Essa transformação causa incertezas e receios quanto à aquisição de equipamentos e softwares e, principalmente, quanto ao controle de todo o processo produtivo, desde a venda do produto, o recebimento e produção do trabalho, a expedição e o faturamento. Motivo pelo qual muitas empresas ainda não adotaram o digital.   

A escolha de um parceiro estratégico, a opção de locação ao invés da aquisição, a disponibilização de uma nova forma de comunicação com os clientes e a automação de todo o processo produtivo diminuem os riscos e garantem o sucesso da implementação da nova estratégia de atuação.  

Com a automação dos processos de outras áreas, como RH e financeiro, além da gestão documental, que garante a eliminação de papel armazenado, liberando espaço e facilitando a consulta, reduzem os custos operacionais e aumentam a eficiência, permitindo que a gráfica foque no seu objetivo principal.  

Saiba qual a importância da personalização para o mercado gráfico

Ao evoluir para uma prestadora de serviços de valor agregado, a gráfica se torna um parceiro estratégico para o cliente.

Nesse contexto, a personalização vai muito além de brindes ou cartões de visita, sendo utilizada como ferramenta de engajamento, ajudando seus clientes a atingirem os objetivos de seus negócios. 

Participando da definição da estratégia de comunicação e ajudando os clientes na análise e formatação dos dados e conteúdo variáveis, é possível criar peças segmentadas com informações relevantes, que levam o público alvo a agir.   

Soluções como panfleto de produtos segmentados por loja ou região e utilização de QRCode em contracapas de livros são algumas das possibilidades, com o uso dessa tecnologia.

Devemos sempre oferecer uma excelente experiência de compra para o cliente e isso se torna ainda mais necessário quando o assunto é personalização.

É importante pensar no meio pelo qual os clientes farão a solicitação dos produtos personalizados, que deve ser de fácil utilização, acessível e intuitiva, disponível em uma plataforma online, 24 horas por dia, que permita o envio dos dados e a visualização do produto final antes da compra.

E mais: tendências da transformação digital para o mercado de impressão

Após a grande mudança global provocada pela pandemia do Coronavírus, a tendência de consumo em todos os países mudou, e, no Brasil, com a fragilidade da economia, fica ainda mais difícil para as empresas pensarem em como se manter vivas no mercado gráfico.

A transformação digital será, certamente, a melhor aposta para que as gráficas permaneçam ativas durante a crise, pois permite a evolução das mesmas, de prestadoras de serviços de impressão para prestadoras de serviço de valor agregado, garantindo o engajamento, e atendimento às expectativas de seus clientes.

Invista sempre em tecnologia quando o assunto é inovação

Comece e cresça com a Stoque! 

Um fluxo de processos gráficos integrados e automatizados com inteligência digital favorece a expansão do seu negócio. Por isso, é importante buscar uma empresa que atenda às suas necessidades e particularidades e possa atuar em conjunto com a sua equipe desde o processo de transição até a manutenção dos serviços aplicados.

Transformando negócios digitalmente.

Buscando soluções inteligentes para o processamento de documentos e impressão?

Se você está buscando um parceiro com experiências de mercado para construir uma relação de confiança, conheça a Stoque.

A Stoque oferece a gestão completa dos processos de impressão, integrando equipamentos de alta performance, tecnologia e assistência técnica especializada para otimizar custos operacionais e trazer eficiência aos negócios.

Como especialistas, entendemos a sua preocupação com a disponibilidade dos equipamentos e serviços de impressão, segurança e otimização de custos.

Desenvolvemos projetos customizados com o objetivo de otimizar fluxos de trabalho via automação, reduzir custos e trazer mais controle e segurança aos trâmites documentais e de dados no ambiente corporativo.

Quer saber mais? Entre em contato com nosso time de especialistas!

Fale com um especialista

Gostou do nosso conteúdo? Separamos outros títulos que poderão te ajudar em busca da transformação digital:

 

Confira mais conteúdos como estes em nosso blog. Até a próxima!

Autor: Frederico Montoli, Representante Comercial da Stoque.

Compartilhe nas redes sociais:

Posts relacionados

Impressão digital: o guia completo para sua gráfica

O impacto do fim da era analógica para o mercado gráfico não trouxe apenas novos […]

Leia mais

Impressão de dados variáveis na personalização do marketing: opção estratégica no mercado gráfico

Em um mercado cada vez mais competitivo, a diversificação da cartela de serviços é um […]

Leia mais

Conheça os benefícios da impressão digital para a sua gráfica

Apesar do grande avanço das tecnologias, a impressão digital ainda desempenha um papel importante para […]

Leia mais

Inscreva-se em nosso blog

eBook

Tudo que você precisa saber sobre Robotic Process Automation

Baixe o guia digital exclusivo

Inscreva-se em nosso blog

E acesse, em primeira mão, nossos principais conteúdos diretamente do seu e-mail.