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Como a hiperautomação pode impactar o seu back office
4 min para ler
Postado em 23/03/2023 - Atualizado em: 22/03/2023
A hiperautomação é um conceito que se refere ao uso de tecnologias avançadas, como inteligência artificial (IA), aprendizado de máquina e automação de processos robóticos (RPA), para automatizar e integrar ainda mais processos de negócios. Essa abordagem tem o potencial de transformar profundamente os processos de back office, que geralmente são altamente repetitivos e intensivos em mão de obra.
Continue lendo esse artigo e entenda como a hiperautomação pode impulsionar o back office do seu negócio e como essa tecnologia vem ocupando as agendas da gestão de operações em diversos segmentos.
Hiperautomação e back office: como impulsionar a operação da sua empresa?
O back office é geralmente responsável por tarefas administrativas e operacionais, como processamento de pedidos, gerenciamento de estoques, gerenciamento de contas a receber e a pagar, processamento de dados, gerenciamento de documentos, contabilidade, recursos humanos, análises documentais, entre outros. A hiperautomação pode ajudar a simplificar esses processos, tornando-os mais eficientes e econômicos.
Na prática, não importa se os processos vigentes na sua empresa já são de alguma maneira automatizados, com a hiperautomação é possível trazer ainda mais eficiência aos processos, reduzir erros e aumentar a produtividade. Afinal, a empresa libera recursos para que as equipes do back office se concentrem em tarefas de maior valor agregado, como análise de dados, tomada de decisões estratégicas e atendimento ao cliente.
Impactos e benefícios da hiperautomação no back office
Um dos principais benefícios em adotar a hiperautomação no back office é a possibilidade de fazer os processos mais adaptáveis e escaláveis. É uma forma de adotar diferentes tipos de modelos operacionais que fazem mais sentido para o momento da sua empresa.
Com ela, é possível garantir que os processos internos da sua organização sejam mais benéficos, eficazes e escaláveis.
A automação inteligente traz diversos benefícios, entre eles:
- Eficiência: a automação de processos pode reduzir o tempo e o custo de execução de tarefas, melhorando a eficiência operacional do back office. Isso pode ajudar a reduzir erros e aprimorar a qualidade dos serviços prestados.
- Maior produtividade e redução de custos: ao automatizar tarefas manuais e repetitivas, como entrada de dados, classificação de documentos e triagem de e-mails, isso pode ajudar a reduzir o tempo de processamento, aumentar a precisão e liberar recursos humanos para tarefas mais complexas e de alto valor agregado. Por exemplo, a automação de fluxos de trabalho pode permitir que as equipes de contabilidade processem contas a pagar e a receber com mais rapidez e precisão, eliminando a necessidade de inserir dados manualmente em sistemas diferentes. A automação de processos de gerenciamento de documentos pode ajudar a digitalizar e indexar documentos com mais eficiência, reduzindo o tempo gasto em tarefas de arquivamento e busca.
- Flexibilidade de operações: por fazer uma orquestração entre diversos tipos de tecnologias diferentes, as empresas conseguem ampliar a sua escalabilidade e tornar as operações mais flexíveis;
- Melhoria na tomada de decisão: a hiperautomação pode fornecer informações mais precisas e atualizadas sobre a operação, além da capacidade de avaliar os riscos e encontrar a melhor solução para um problema. Com o aprendizado de máquina (IA) cada vez mais desenvolvido, quanto mais processos rodam automatizados, mais o robô aprende a fazer mais e melhor.
- Melhor experiência para o cliente: com processos mais ágeis e eficientes, a experiência do cliente final também se torna mais fluida e prazerosa.
Qual a vantagem de associar a hiperautomação ao BPaaS??
Como vimos até aqui, a hiperautomação orquestra diversas tecnologias avançadas, como a inteligência artificial e a automação de processos robóticos, para automatizar e otimizar processos de negócios. Quando essa abordagem é combinada com serviços de BPaaS (pessoas, processos e tecnologia), a empresa pode contar com a expertise de uma equipe especializada para gerenciar processos de negócios críticos e complexos, enquanto a hiperautomação permite que esses processos sejam executados de forma mais eficiente e precisa.
Além disso, a adoção de tecnologia e a terceirização de processos de negócios pode permitir que a empresa seja mais flexível e responsiva às mudanças do mercado. Por exemplo, uma empresa pode terceirizar processos de negócios específicos para uma empresa de BPO que pode escalar rapidamente os serviços, de acordo com as necessidades da empresa.
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Outra vantagem é que as empresas de BPO geralmente têm experiência em processos de negócios específicos e podem fornecer insights valiosos para ajudar a empresa a otimizar seus processos e aumentar a eficiência. Além disso, a terceirização pode permitir que a empresa acesse conhecimentos especializados que, de outra forma, seriam difíceis ou caros de adquirir.
Para implementar a hiperautomação em associação ao BPaaS, siga estas etapas:
- Avalie qual é o segmento de atuação da sua empresa, seus valores, objetivos e especificidades de maneira abrangente para conseguir entender qual é a melhor solução para o momento atual.
- Descubra onde sua equipe perde mais tempo, quais são os principais obstáculos enfrentados, quais os setores que precisam de melhorias e, a partir daí, você irá conseguir tomar uma decisão mais sábia na escolha do processo.
- Depois, você deve estudar quais as tecnologias que melhor se encaixam naquilo que sua empresa pretende fazer e quais fazem mais sentido para o negócio.
- Selecione um provedor BPaaS confiável que ofereça as tecnologias necessárias para implementar a hiperautomação, como RPA, aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural, além de um time de especialistas para impulsionar ainda mais os resultados da operação e tratar as pendências em que se faz necessária a intervenção humana;
- Trabalhe em estreita colaboração com o provedor BPaaS para entender como a hiperautomação pode ser integrada aos processos de negócios existentes e implementada de forma eficaz. Discuta as metas de negócios, expectativas e requisitos de conformidade e segurança.
- Crie um plano detalhado de implementação que inclua as etapas para testar, implantar e monitorar a hiperautomação em seus processos de negócios.
Lembre-se que, apesar de a hiperautomação ser uma junção de diversos tipos de tecnologias, ela se torna parte da cultura da sua empresa. Por isso mesmo, é importante garantir que a implementação seja feita com cuidado e que todos os requisitos de segurança e conformidade sejam atendidos.
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