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Acelere sua instituição financeira com BPO Digital

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Postado em 03/01/2023 - Atualizado em: 11/01/2023

Acelere sua instituição financeira com BPO Digital

Otimização de tempo, economia de recursos e produtividade em alta. Essas são algumas vantagens do BPO digital, uma solução que vem se consolidando em empresas de todos os portes e segmentos. O BPO, sigla para Business Process Outsourcing, nada mais é do que um serviço especializado responsável pela execução de determinadas demandas do empreendimento.

Falando de maneira simples, é um tipo de solução em que se utilizam a expertise e as ferramentas integradas de um parceiro para que ele se responsabilize pela organização, planejamento e execução de processos que não fazem parte da atividade-fim do negócio. Sendo assim, o fornecedor fica responsável pela operação daquele determinado escopo, seguindo as políticas, SLAs e compliance do cliente. 

Terceirizando serviços que não estão relacionados à sua atividade-fim, as empresas ganham tempo para focarem no core business do negócio, que é o que realmente importa. Com a cultura da transformação digital, esse modelo de trabalho se tornou uma tendência no universo corporativo, operando por meio de ferramentas de automação.  

 

Continue a leitura e entenda como esse investimento pode ser extremamente rentável para o seu negócio. 

 

Como funciona o BPO digital? 

A contratação de um BPO, na verdade, é muito mais que terceirização ou repasse de serviços. É como construir uma área importante para a empresa, com recursos de um parceiro, no intuito de profissionalizar ou especializar o serviço e reduzir custo. O BPO digital por sua vez é uma evolução desse modelo pois agrega tecnologia e eficiência de processos, automação e integração de dados. 

Nas operações bancárias, por exemplo, é muito comum contratar o serviço de BPO para fazer a análise de documentos e concessão de crédito, seja através de pessoas ou por meio de soluções de automação especializadas. 

O objetivo de terceirizar uma operação pode ser a redução de custos, otimização de processos ou até mesmo, a possibilidade de escalar com velocidade. No entanto, antes de se decidir pela terceirização, é preciso se certificar de que o processo opera com tecnologias eficientes e com profissionais especializados que vão aliar qualidade e agilidade às operações. 

Contando com bons parceiros, as vantagens do BPO digital estarão garantidas.  

 

Quais são os usos do BPO digital? 

O que vai determinar a adoção de um projeto de BPO são as necessidades de cada negócio. De maneira geral, a terceirização geralmente aborda tanto as funções de back office quanto de front office. 

Nas instituições financeiras, estamos falando daquelas funções internas que não necessariamente condizem com a atividade-fim da empresa, mas precisam ser desempenhadas, como análise de documentos, análise de perfil de crédito, gestão de contratos serviços de TI. Já em relação ao front office, a terceirização costuma envolver suporte com Marketing e Relacionamento. 

Uma das principais concepções do BPO digital é justamente contribuir para integração das tarefas de front office e back office por meio da automação de processos. Nesse sentido, podemos dizer que o BPO se difere da terceirização convencional porque envolve uma análise detalhada dos procedimentos internos e da estrutura organizacional da empresa. É uma forma de incorporar experiência, tecnologia e automação operacional em muito menos tempo, com investimentos mais diluídos. 

Assim sendo, os serviços contratados vão operar com tecnologias específicas para desempenhar melhor aquele desenho de funções, permitindo uma realização mais assertiva das atividades. Tudo isso, é claro, se reflete nos resultados da empresa, tanto em termos de economia de recursos e efetividade de processos, quanto em termos de produtividade das equipes. 

 

Vantagens do BPO digital 

Resumimos a seguir as principais vantagens do BPO (Business Process Outsourcing). 

 

Otimização de tempo 

Sabemos o quanto a sobrecarga de tarefas é algo exaustivo para o colaborador. Além de atrapalhar o rendimento, esse fator gera muita frustração e desmotivação. Quando a empresa conta com BPO digital, esses problemas são resolvidos de imediato, pois os funcionários diretos terão mais tempo para executarem as tarefas específicas de seus departamentos sem se preocuparem em dar conta das funções que foram direcionadas ao BPO estratégico. 

 

Economia de recursos 

Em momentos de crise ou retração da economia, muitas empresas cometem equívocos ao cortar custos em setores estratégicos do negócio e investem equivocadamente em áreas em que poderiam reduzir.  Investimentos em tecnologia, por exemplo, como automatizações, assustam pelo investimento alto inicial, mas rapidamente recuperam o investimento e trazem economias de recursos significativas em médio e longo prazo. Além de vantagens competitivas.  

Quem recorre a um BPO coloca dentro da operação da empresa um time de especialistas do mercado. E se isenta da necessidade de gastar tempo e dinheiro em contratações, administrar o turnover desses funcionários, bem como não precisa fazer a gestão das pessoas nem se preocupar com gastos com equipamentos específicos e suas devidas manutenções. Tudo o que ela precisa acompanhar são as entregas e o resultado.  

 

Produtividade em alta 

A produtividade está bastante relacionada à otimização do tempo operacional das equipes. Quando não estão sobrecarregadas, é natural que produzam mais e em menos tempo, sem renunciar à qualidade e eficiência dos processos. Em longo prazo, isso estimula também a motivação e o engajamento do grupo, pois os colaboradores vão conseguir enxergar os próprios resultados e bater as metas sem se esgotarem. 

Além disso, o negócio como um todo fica mais produtivo ao contratar um projeto de BPO pois, o mesmo pode acelerar a digitalização de áreas transacionais ou de apoio ao negócio usando tecnologias exponenciais que viabilizam a escalabilidade e flexibilidade ao desenvolvimento do core business da empresa. 

 

Custo-benefício garantido 

Um bom projeto de BPO não só otimiza os processos operacionais, como também proporciona uma melhor estrutura para que a instituição ofereça uma ótima experiência ao cliente final. Ou seja, o investimento tem retorno garantido, aliando alta performance, equipes produtivas e clientes satisfeitos. 

 

Aplicando o BPO nas Instituições Financeiras 

Como você entendeu durante todo o texto, o BPO é a possibilidade de encarregar atividades crucias e burocráticas à terceiros que são especialistas na área. Nas instituições financeiras, seja ela um banco, seguradora, corretora ou agência de investimento, o BPO pode representar uma vantagem competitiva importante ao seu negócio. 

Empresas desse ramo lidam com um número muito alto de documentos e contratos com dados relevantes dos seus clientes, ou seja, a responsabilidade é enorme.  

Um projeto de BPO poderia ser desenhado para assumir a operação de digitalização, rastreamento e guarda física e digital de documentos, controlando, rastreando e localizando todos os dados essenciais para os seus processos.  

Para operações como crédito consignado, crédito imobiliário e financiamento de veículos, o processamento da documentação, análise e formalização de crédito também podem ser delegados a cargo de uma empresa de BPO. Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDC), por exemplo, podem terceirizar a custódia, análise e verificação de lastro físico e digital. 

 

Leia também: Análise e formalização de crédito com a Stoque: conheça as vantagens da plataforma de automação digital 

BPO Digital – uma decisão estratégica 

O BPO representa um dos recursos mais estratégicos quando se fala em transformação digital nas empresas. Hoje em dia, a automação de processos está diretamente relacionada à experiência do colaborador na empresa e, claro, do cliente final na sua experiência com a instituição. 

Além de os recursos tecnológicos como o BPO digital permitirem que as empresas operem em alta performance, essas inovações favorecem uma cultura corporativa mais saudável. Isso também se reflete no posicionamento da marca e no seu destaque frente à concorrência. 

Tanto é que as empresas que não aderirem ao BPO digital tendem a estagnar seus processos e perderem lugar para os concorrentes – mesmo que seja uma concorrência recém-chegada ao mercado. Afinal, quando as operações estão fluidas, automatizadas e dinâmicas, as empresas conseguem oferecer serviços com mais qualidade, mitigando riscos, melhorando a previsibilidade e tornando-se mais competitivas. 

 

Transformação digital e BPO digital 

Como falamos no tópico anterior, a cultura da transformação digital vem remodelando processos operacionais em empresas de todos os portes e segmentos. Até mesmo muitas instituições que operam em modelos convencionais já se convenceram da importância das novas tecnologias para acelerar os negócios. 

Nesse sentido, podemos dizer que a transformação digital impulsiona os usos do BPO digital, sobretudo em suas interações com a computação em nuvem, softwares de análise de negócios e outras ferramentas de automação que são fundamentais para trabalhar de forma assertiva e sem desperdício de tempo. 

É claro que, para alcançar esses resultados, o BPO digital precisa contar com um time de experts por trás de cada solução implementada. Como estamos falando de tecnologias inovadoras, as soluções demandam exímio conhecimento técnico para serem implementadas conforme as necessidades de cada negócio. 

 

Como escolher uma empresa de BPO digital?

Vimos que o BPO digital traz um aparato importante de soluções tecnológicas à empresa. Com esse recurso, diversas tarefas que antes eram feitas de forma manual e burocrática passam a ser automatizadas. Assim, a rotina corporativa fica mais fluida, eficiente e menos custosa. Afinal, não será necessário arcar com departamentos extras para certas atividades. 

No entanto, vimos também que a implementação de soluções tecnológicas requer bons fornecedores. Somente assim, é possível garantir a efetividade das operações e a assertividade nos processos, sobretudo se estivermos falando de demandas complexas, como de contabilidade e financeiro. 

O mercado tech é bastante competitivo, por isso é preciso avaliar com cuidado se as soluções oferecidas apresentam custo-benefício atrativo. Portanto, conte com fornecedores que entregam serviços customizados para o seu segmento de atuação. Lembre-se de que o BPO digital serve para facilitar o dia a dia da sua empresa, não o contrário. 

A verdadeira transformação digital só acontece quando a gestão tecnológica está nas mãos de especialistas. Assim, além de alcançar a excelência operacional, sua empresa estará sempre pronta para oferecer a melhor experiência aos clientes. 

Nós podemos ajudar você nessa missão. Fale com um de nossos especialistas e invista em processos inteligentes! 

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