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Terceirização de processos digitais: 4 fatores de sucesso

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Postado em 02/10/2023 - Atualizado em: 02/10/2023

Terceirização de processos digitais: 4 fatores de sucesso

Já há algum tempo as empresas vêm investindo na terceirização de processos digitais, processo mais conhecido como BPO, Business Process Outsourcing. Na era 4.0 em que vivemos, a agilidade e experiência do cliente são fatores essenciais para o sucesso de um negócio. E através da terceirização de processos isso se torna mais fácil.

As operações automatizadas e organizadas auxiliam não apenas no fluxo de trabalho diário, como também na estruturação e execução dos processos.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com os principais benefícios da terceirização de processos digitais e os principais fatores de impacto. Acompanhe a leitura!

Terceirização de processos digitais: quais os benefícios?

Não é nenhuma novidade que a terceirização de processos digitais auxilia no dia a dia das organizações. Imagine a seguinte situação: a equipe de TI é pequena e tem uma grande carga de trabalho. Com a implementação de serviços eficientes de BPO, seria possível fazer as entregas com muito mais qualidade e sem sobrecarregar a equipe, fazendo com que seus esforços se voltem para outras tarefas.

Também temos como outro exemplo a economia que a terceirização de processos pode significar para os bancos através de serviços como análises documentais e serviços operacionais de backoffice.

Dentre alguns dos principais benefícios da terceirização de processos digitais temos: otimização de tempo e recursos, qualidade das entregas e aumento da eficiência. Saiba mais sobre essas e demais vantagens a seguir.

Otimização do tempo

Ao repassar tarefas e serviços para outra empresa, os colaboradores e funcionários têm muito mais tempo para se dedicarem às atividades principais. Além disso, a qualidade do trabalho aumenta sem que ocorra uma sobrecarga.

Terceirização de processos: Maior economia

Você pode substituir os custos fixos com funcionários por custos variáveis de forma mensal, o que pode variar de acordo com a demanda de serviços.

Sendo assim, há economia tanto em benefícios e treinamentos, quanto em alguns demorados ou operacionais processos do dia a dia.

Aumento da eficiência

Como já vimos até aqui, a principal vantagem de contratar uma empresa de BPO é a eficiência que ela proporciona à empresa contratada.

Contar com profissionais com experiência e conhecimento específico na área da sua empresa é um fator muito positivo. 

Equipes que valorizam a inovação aplicam o que há de mais moderno no que diz respeito à gestão, o que envolve metodologias padronizadas e softwares que auxiliam na organização e otimização do trabalho.

Serviços baseados em nuvem

Os dados baseados em nuvem tornam os serviços terceirizados acessíveis de qualquer lugar do mundo! E isso se deve principalmente ao BPO. 

Alguns serviços e softwares oferecem plataformas e soluções de TI para atender às necessidades do sistema do cliente, assim como para ajudá-los a gerenciar todas as suas operações de back-office.

Leia também – Tecnologia no mercado financeiro: no que vale a pena investir?

Os fatores que impactam no sucesso da terceirização de processos

Para ter todos os benefícios oferecidos pela terceirização, é preciso estar atento a diversos fatores que impactam diretamente no sucesso e eficácia da empresa. Falaremos mais sobre eles a seguir.

Mapeamento da necessidade

Antes de tudo, o foco da sua escolha deve ser sempre voltado para um fornecedor que atenda às suas principais necessidades e objetivos do seu negócio.

Porque a sua empresa está em busca do BPO? É para uma melhoria de processos? É para tornar o dia a dia mais ágil, dinâmico e ágil? Essas são algumas perguntas que irão te ajudar a traçar o perfil de parceria que mais se alinha à sua cultura corporativa.

Confira nosso blog – Automação digital: amplie a produtividade na sua empresa

Escolha da solução

No mercado há diferentes soluções de BPO que podem ajudar as empresas de tecnologia. Diversas áreas podem corrigir erros, agilizar a execução das tarefas e otimizar os resultados da empresa.

Dentre as principais soluções de BPO temos: BPO financeiro e o BPO RH. Mas afinal, qual a diferença?

Enquanto o BPO financeiro é voltado para à gestão fiscal e contábil da empresa, o BPO RH é direcionado ao gerenciamento dos processos deste setor, desde a documentação até a gestão de recrutamento e seleção.

Terceirização de processos: Alinhamento de SLA

Esse é um dos pontos mais importantes na hora de escolher firmar uma parceria com uma empresa de BPO, isso pois assim como não apenas a qualidade nos serviços é importante, as responsabilidades e que se encaixam na rotina do negócio também são.

Avaliar questões como tempo de implementação da parceria e quais ferramentas serão implantadas fazem a diferença nessa escolha.

Comunicação entre as equipes

Casos em que os processos da empresa não estejam bem definidos, podem ocasionar em problemas de comunicação no BPO. Portanto, é essencial se atentar como está fluindo a comunicação entre as equipes.

Por se tratar de um serviço terceirizado é comum que muitas vezes a equipe do fornecedor não esteja alocada na mesma organização do contratante, podendo causar mau-entendidos ou desentendimentos na execução e denominação e repasse de tarefas.

Conheça a solução da Stoque para a terceirização de processos digitais

Além de tornar o relacionamento com o cliente mais fluido, a automação inteligente também permite que as tarefas manuais e repetitivas sejam realizadas de maneira mais fluida.

Seja você uma instituição que nasceu digital ou em processo de digitalização, é importante olhar para dentro e repensar processos.

Do front ao back office, é preciso eliminar tarefas manuais, trazendo automação inteligente para processamento e fluxo de dados, com parceiros que estejam preparados para promover uma disrupção nos modelos de atendimento tradicionais.

Você sabia que a Stoque conta uma solução específica para isso e para te ajudar a terceirizar os processos digitais?

Essa solução traz maior:

  • Agilidade e visibilidade aos processos;
  • Otimização de custos;
  • Rastreabilidade e segurança;
  • Escalabilidade e competitividade;
  • Eficiência operacional.

Quer saber como a Stoque pode ajudar a sua empresa? Conheça mais sobre a nossa solução e entre em contato

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