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Automação para bancos: como escolher o melhor fornecedor

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Postado em 11/08/2022 - Atualizado em: 10/08/2022

Automação para bancos: como escolher o melhor fornecedor

Não há dúvidas quanto aos benefícios da transformação digital para o setor bancário. A digitalização de processos rapidamente impacta no aumento da produtividade dos colaboradores e na redução de custos, principalmente devido à eliminação do uso de papel. A implementação de soluções inteligentes de automação para bancos também pode proporcionar vantagens como maior controle dos processos, facilidade em escalar a operação e otimização do relacionamento com clientes.

 

Mas para obter tantos ganhos é preciso avaliar de forma criteriosa os fornecedores para, assim, garantir o investimento em tecnologias robustas. Soluções com Inteligência Artificial (IA) e machine learning (ML), por exemplo, devem estar presentes em plataformas voltadas à automação e otimização de processos bancários.

 

Neste artigo, saiba o que levar em conta na hora de escolher um fornecedor de tecnologias para bancos e instituições financeiras.

 

O que considerar na hora de buscar tecnologias bancárias

 

Para executar processos com mais agilidade, menor custo e sem perder a qualidade, é fundamental implementar soluções de automação que realmente otimizem processos e eliminem a interferência humana nas suas etapas. O ideal é que colaboradores atuem apenas em tarefas estratégicas.

 

No onboarding digital, por exemplo, seus clientes precisam ter acesso a uma plataforma online que lhes permitam inserir todos os documentos necessários, enquanto seu back office deve dispor de tecnologias para extrair dados dos arquivos e inseri-los, automaticamente, em formulários.

 

Baixe nosso infográfico “As vantagens da automação do back office”

 

Lembre-se, portanto, que uma tecnologia de automação para bancos deve conduzir sua empresa à eficiência operacional, ao aumento de produtividade, redução de riscos — especialmente em relação aos dados pessoais mantidos pela sua organização e, também, à  prevenção de fraudes e inadimplência  — além de escalar a operação rapidamente, garantindo a satisfação do cliente.

 

Considere os seguintes pontos ao pesquisar sobre um fornecedor de tecnologia bancária:

 

Os recursos da solução conduzem a eficiência operacional e ao aumento da produtividade?

 

A eficiência operacional e o aumento da produtividade são os primeiros benefícios a serem percebidos após a implementação de uma solução bancária de qualidade. Quando processos deixam de ser responsabilidade de pessoas e passam a ser executados por robôs, a velocidade de operação se torna maior e as incongruências diminuem. A ocorrência de falhas humanas também reduzem, assim como a necessidade de repetições ou retrabalho. A automação inteligente — isto é, soluções com IA e ML — aprendem à medida que realizam tarefas, melhorando o desempenho ao longo do tempo.

 

A experiência dos seus colaboradores e clientes será melhor?

 

Ao contrário do que algumas pessoas ainda acreditam, a tecnologia pode melhorar a experiência de colaboradores e clientes de uma organização. Na verdade, soluções de automação para bancos devem ser capazes disso, já que irão realizar tarefas que antes eram feitas de forma manual. Com isso, seus colaboradores têm mais tempo para se dedicar a atividades mais estratégicas e seus clientes serão atendidos com mais agilidade, transparência e qualidade. Portanto, a tecnologia deve ajudá-lo na atração e fidelização de clientes.

 

Sua empresa terá maior controle e visibilidade dos processos?

 

Além de otimizar processos, soluções bancárias robustas devem proporcionar a visibilidade e o maior controle das atividades. Você deve ter acesso a dashboards onde informações e indicadores são apresentados em tempo real, servindo de base para análises e tomada de decisões mais certeiras. A tecnologia também simplifica a rastreabilidade de um processo digital, o que pode ser aproveitado para conferir se a sua execução está conforme o planejado e identificar pontos de melhoria, bem como informações relevantes para otimizar serviços, produtos ou o relacionamento com o cliente.

 

O nível de segurança de dados e processos será alto?

 

É preciso garantir a compliance com a LGPD para evitar perdas financeiras e de informações. Aqui, a rastreabilidade pode ajudá-lo a identificar ameaças de fraudes de forma rápida para que, assim, medidas de prevenção sejam aplicadas imediatamente. A plataforma de automação bancária também precisa ter recursos para evitar a inadimplência, impedindo a concessão de crédito para um cliente que não irá pagar a dívida. Portanto, ao mesmo tempo em que o sistema de análise de crédito precisa ser ágil, deve também cruzar e analisar informações sobre o cliente a fim de garantir a formalização de um acordo bom para todas as partes.

 

Saiba como a automatização de tarefas repetitivas pode ajudar sua equipe a ter mais tempo para atividades estratégicas:

[Infográfico] Automação inteligente e tecnologias relacionadas a IA e suas aplicações

 

Stoque: seu fornecedor de soluções digitais de automação para bancos

 

Há quase 20 anos a Stoque atua no desenvolvimento de plataformas de automação digital para processos e documentos. Oferecemos serviços e soluções de automação digital full service para operações de back office de crédito e processos bancários, e hoje somos parceiros de mais de 250 organizações que escolheram a disrupção com os modelos de atendimento tradicionais. Até empresas que optaram pelo embedded credit podem se beneficiar da nossa tecnologia.

 

Para instituições financeiras a Stoque oferece duas modalidades de serviço — Automação Inteligente e Business Process as a Service — e duas plataformas digitais — Plataforma de Automação de Crédito e Onboarding Digital. Ao implementá-los na sua organização, fica mais fácil obter:

 

  • Agilidade e visibilidade dos processos;
  • Eficiência operacional;
  • Previsibilidade;
  • Otimização de custos;
  • Rastreabilidade e segurança de processos;
  • Escalabilidade.

 

Veja como escalamos a operação de um grande banco varejista da noite para o dia:

Ganhar escala ou perder mercado? Como conduzir com sucesso a jornada de escalabilidade

 

Confira as principais recursos e benefícios de cada plataforma e serviço:

 

Onboarding Digital

 

Na plataforma de Onboarding Digital da Stoque, você realmente acelera a aquisição e a conversão de novos usuários e transações com rapidez e segurança. As validações são concluídas em poucos segundos através de tecnologias exponenciais que eliminam a necessidade do envolvimento humano nas validações.

 

Os clientes podem enviar selfies e documentos necessários de forma simples e segura, enquanto a extração de dados é feita com apoio da tecnologia OCR. Na etapa análise e validação, três inovações são aplicadas:

 

  • Facematch: para analisar a semelhança da selfie enviada pelo cliente com a foto do documento de identificação;

 

  • Computer Vision: tecnologia para executar classificações preditivas e identificar irregularidades ou situações de risco;

 

  • Motor de regras: analisa os dados e indica se o “kit” do cliente pode ser aceito ou se requer ajustes.

 

Benefícios do Onboarding Digital da Stoque:

 

  • Aumento dos lucros devido a redução do custo de aquisição do cliente;
  • Aumento da segurança e da prevenção a fraude documental;
  • Mais velocidade na execução de processos e capacidade de escalabilidade;
  • Melhora a experiência do cliente, tornando-a mais próxima e ágil.

 

Plataforma de Automação de Crédito

 

Uma Plataforma de Automação de Crédito de qualidade irá impulsionar a performance da esteira de crédito da sua instituição. A solução da Stoque é capaz de proporcionar mais transparência, eficiência e escalabilidade às suas operações de empréstimos, do onboarding do cliente à formalização.

 

Veja como funciona o processo em nossa plataforma:

 

1. Originação 

Seus clientes podem solicitar o crédito digitalmente por meio da sua plataforma.

 

2. Captura de documentos

Ao cliente é solicitado uma selfie e a cópia do documento de identidade. A plataforma da Stoque auxilia o cliente nesse processo para garantir a qualidade e legibilidade dos documentos.

 

3. Extração de dados

A ferramenta extrai dados dos documentos enviados e os insere automaticamente em formulários de cadastro.

 

Ao adotar nossa plataforma, fica mais fácil otimizar a experiência do seu cliente, aumentar a produtividade e potencializar os seus recursos.

 

Veja quais são os benefícios mais percebidos por nossos clientes:

 

  • Aumento de 15% a 25% em produtividade;
  • Mais de 20% de redução de custos operacionais:
  • Aumento das taxas de conversas de propostas;
  • Flexibilidade na resposta às variações do mercado;
  • Redução de fraudes e endenciamentos tardios;
  • Facilidade para rastrear e visualizar processos.

 

Saiba mais sobre a plataforma de automação de crédito, aqui.

 

Automação Inteligente

 

A Automação as a Service (AaaS) tem como principais propósitos a simplificação de operações e a otimização dos resultados de uma organização. Para promover tudo isso, a automação inteligente da Stoque combina tecnologias de automatização robótica de processos (RPA) e IA — como Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR) — para reduzir atividades manuais e repetitivas.

 

Os benefícios da automação inteligente incluem:

 

  • Eficiência operacional e aumento da produtividade: processos passam a ser executados com maior velocidade, com garantia de qualidade e custos reduzidos;

 

  • Melhoria da experiência de clientes e colaboradores: os processos automatizados resultam em experiências mais próximas e eficientes, inclusive proporcionando atendimentos personalizados;

 

  • Transparência e segurança: sua empresa passa a ter maior visibilidade e controle de processos e operações;

 

  • Facilidade para escalar processos e tomar decisões: a tecnologia automatiza análises em grandes volumes e com velocidade, permitindo elasticidade na operação para que sua empresa se adapte rapidamente às demandas.

 

Conheça mais sobre esse serviço da Stoque, aqui.

 

Business Process as a Service

 

Trata-se de uma versão de Business Process mais inteligente, que faz uso de automação e de tecnologias IA e inteligência cognitiva para transformar processos de negócios de modelos de operações do back office. 

 

Entre os aceleradores utilizados no Business Process as a Service, estão:

 

  • OCR: para captura inteligente e multicanal, classificação e extração de dados de imagens e documentos digitalizados;

 

  • Orquestração BPM: automação e gestão dos fluxos de trabalho, com acompanhamento de indicadores em tempo real;

 

  • Motor de regras: para automatizar validações e reduzir a intervenção humana;

 

  • Analytics: análise avançada de dados para subsidiar a tomada de decisão e melhoria contínua;

 

  • Gestão de conteúdo: plataforma digital para gestão completa das informações.

 

Em busca de uma automação bancária completa e eficiente? Entre em contato conosco! Podemos ajudá-lo a implantar as soluções mais adequadas a demanda da sua organização.

 

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