Blog
Concessão de hipotecas: IA como nova aliada das empresas
3 min para ler
Postado em 24/07/2023 - Atualizado em: 07/08/2023
Você sabia que a Inteligência Artificial (IA) é a nova aliada dos bancos, das cooperativas de crédito e das demais instituições financeiras que trabalham com concessão de hipotecas?
Então, se você é daqueles gestores que sofre algumas dores que o mercado hipotecário impõe, está na hora de aproveitar os benefícios que a automação de processos da IA oferece para o seu negócio.
Não perca boas oportunidades de negócio pelas dificuldades dos processos de análise de crédito. Conquiste mais clientes e torne o seu departamento de hipoteca mais eficiente e seguro.
Acompanhe este artigo, pois vamos mostrar para você o tanto que vale a pena investir e implantar um sistema de Inteligência Artificial no seu processo de concessão de hipotecas.
Vamos lá!
Inteligência Artificial na concessão de hipotecas: como está o cenário
De acordo com a consultoria norte-americana Gartner, empresas que adotaram a tecnologia da inteligência artificial cresceram de 4% para surpreendentes 14%. Um salto desses, nos dias atuais, sem dúvida é um grande impulso nos negócios de qualquer organização financeira.
Aqui no Brasil, conforme informações de instituições envolvidas no ramo imobiliário, a inteligência artificial avança cada vez mais nesse setor. Segundo eles, os algoritmos facilitam o encontro de quem quer vender com quem quer comprar.
E, quando isso acontece, certamente haverá a necessidade de empréstimos, financiamentos e a concessão de hipotecas. Logo, quem navegar a favor das ondas da Inteligência Artificial conseguirá obter vantagens no mercado e nas vendas. Tudo isso através de meios como:
- redução nos custos operacionais;
- Machine Learning (a máquina aprende e se adapta às suas preferências);
- diminuição do tempo de análise de dados;
- integração com outros sistemas;
- disponibilização do back office para estratégias de gestão e atendimento;
- maior segurança no uso de dados dos clientes;
- oferece melhor experiência para o cliente.
Como investir a IA na concessão de hipotecas
Alguns empreendedores e gestores do setor financeiro, por falta de conhecimento, podem acreditar que investir na IA para concessão de hipotecas é algo complicado. Mas, estão enganados. Essa tecnologia funciona basicamente da mesma maneira que as outras automações que muitos bancos já utilizam para outras esteiras de crédito.
Para auxiliar no investimento nessa tecnologia, conheça algumas dicas para aplicar a IA na concessão de hipotecas!
Escolha a ferramenta ideal
Um dos primeiros passos para investir na Inteligência Artificial para a concessão de hipotecas é a escolha correta da ferramenta. Para evitar se aventurar, faça uma pesquisa de mercado e verifique aquelas que já são reconhecidas pelo mercado.
No entanto, nem sempre as mais famosas e mais caras são as melhores. O ideal é que a solução não seja engessada, ou seja, que possibilite adequações conforme o seu modelo de negócio e os seus projetos. De preferência, solicite uma POC (Prova de Conceito) peça testes antes de contratar o serviço.
Treine e integre as equipes
Os treinamentos devem fazer parte da política da empresa. Além disso, nos momentos que adotamos novas ferramentas, devemos treinar todas as equipes envolvidas nos processos pertinentes às novidades e melhorias.
Integre, por exemplo, as equipes de TI, vendas, atendimento ao cliente e a de concessão de hipotecas. Faça com que elas se comuniquem e entendam as funções da Inteligência Artificial, para conseguirem falar a mesma língua, afinal estão interligadas e dependem umas das outras.
Peça feedbacks
Além dos dados obtidos em ferramentas que oferecem métricas de desempenho (KPIs), os retornos dos clientes e dos colaboradores são importantes para saber como anda a qualidade dos seus serviços. Para isso, faça, periodicamente, pesquisas de satisfação tanto externa como interna.
Exemplos de aplicação da IA no mercado imobiliário e de hipotecas
Assim como já demonstramos algumas das vantagens da IA, a sua aplicação provoca revoluções tanto no mercado imobiliário quanto na concessão de hipotecas. Confira exemplos de aplicações.
Mercado imobiliário
- reduz a possibilidade de fraudes documentais;
- reduz ciclo de validação documental e aprovação do financiamento
- os corretores conseguem adequar os imóveis com as condições financeiras dos clientes;
- menor desgaste para o cliente no envio de documentos e assinaturas.
>> Leia também: Automação de crédito imobiliário: como a tecnologia pode acelerar processos?
No mercado de concessão de hipotecas
- aumento da produtividade do setor de finanças;
- aumento da receita;
- facilidade de implantação e treinamento;
- personalização de taxas conforme o perfil do cliente.
>> Entenda o que é Hiperautomação no mercado de crédito
Com as nossas informações, você deve ter percebido que realmente vale a pena implantar a Inteligência Artificial nos seus processos de concessão de hipotecas. Não perca tempo para tornar a tecnologia sua aliada, afinal, não encontramos desvantagens nesse investimento para o seu setor financeiro.
Gostou do nosso artigo sobre o uso da IA na concessão de hipotecas? Continue se informando, aproveite e baixe agora o Infográfico sobre Automação inteligente e tecnologias relacionadas a IA e suas aplicações!
Posts relacionados
Motor de regras: entenda como esse sistema contribui para a automação do seu negócio
Regras são fundamentais para organizar e guiar nossa vida em sociedade. Elas oferecem previsibilidade e estruturam nossa forma de agir. O mesmo vale […]
Leia maisGestão de fornecedores: Como otimizar e simplificar esse processo
No mundo corporativo competitivo de hoje, a gestão de fornecedores desempenha um papel fundamental para empresas que buscam otimizar suas operações e garantir […]
Leia maisO que é o Ciclo PDCA? Entenda essa ferramenta estratégica para melhoria contínua
O Ciclo PDCA é uma ferramenta estratégica amplamente utilizada para promover a melhoria contínua de processos. Ela permite que empresas de todos os portes […]
Leia mais