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Hiperautomação no mercado de crédito: conheça essa transformação

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Postado em 06/10/2022 - Atualizado em: 05/10/2022

Hiperautomação no mercado de crédito: conheça essa transformação

A automação está ajudando bancos e instituições financeiras a otimizar processos, aumentar a produtividade e eliminar erros, mas há uma inovação que já permite ir além. A hiperautomação no mercado de crédito é uma opção real para organizações que buscam maiores ganhos de eficiência e a transformação da experiência do cliente. Ao combinar diversas ferramentas inteligentes — como RPA (Robotic Process Automation) e IA (Inteligência Artificial), por exemplo —, essa tendência expande os recursos de automação e permite automatizar praticamente qualquer atividade repetitiva em negócios complexos.

 

Segundo a Gartner, o mercado mundial de softwares que habilitam a hiperautomação deve atingir quase US$ 600 bilhões até 2022. Fabrizio Biscotti, vice-presidente de pesquisa da empresa de consultoria norte-americana, afirma que essa inovação “passou de uma opção para uma condição de sobrevivência”, uma vez que o mercado pós-COVID-19 está exigindo maior velocidade das empresas em seus projetos de transformação digital.

 

Neste artigo, saiba quais soluções são usadas na hiperautomação, o seu funcionamento, aplicabilidade no mercado de crédito e vantagens.

 

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Tecnologias e ferramentas usadas para hiperautomação

 

A hiperautomação é uma abordagem disciplinada, voltada para a otimização de processos de negócio, que utiliza um conjunto avançado de soluções tecnológicas para identificar, avaliar e automatizar rapidamente o maior número possível de fluxos de trabalho. Sua grande diferença para a automação convencional, é o uso de inteligência para produzir resultados mais sólidos e contínuos. Os robôs ficam com o trabalho operacional, enquanto as pessoas se dedicam a atividades mais estratégicas.

 

Apesar da automação de processos robóticos (RPA) estar no centro da hiperautomação, outras tecnologias, ferramentas ou plataformas sofisticadas são utilizadas. 

 

Confira algumas das soluções incluídas:

  • RPA: automação que permite a configuração — com base em regras predefinidas — de robôs para executar processos digitais complexos de forma automatizada.

 

  • APIs: uma application programming interface (API) é uma interface de usuário para software, isto é, um pedaço de código que atua como intermediário entre dois softwares diferentes, permitindo a comunicação entre ambos.

  • Chatbots: software que simula e processa conversas humanas — em texto ou voz —, viabilizando a interação de humanos com dispositivos digitais como se estivessem se comunicando com uma pessoa real.


  • IA: tecnologia que simula a inteligência humana em máquinas programadas para realizar tarefas que dependem da inteligência cognitiva das pessoas.


  • Machine Learning: subcampo da IA que prevê o uso de modelos matemáticos de dados para ajudar um computador a aprender algo sem uma instrução direta e, a partir disso, executar ações.

 

Como funciona a hiperautomação

 

Diferentemente da automação convencional, a hiperautomação é centrada no processo e considera todas as possibilidades de automação para incluir os processos não documentados. Como já mencionado, a RPA tem papel fundamental na aplicação dessa inovação.

 

Veja como a hiperautomação funciona:

 

RPA

Para descobrir processos de negócios que podem ser automatizados por meio de ferramentas e bots de automação menores, a RPA executa o process discovery — um tipo de documentação processual —  para estruturar uma base. Análises integradas e IA também são utilizadas para criar um sistema intuitivo a partir de CRMs e ERP e atribuir mais inteligência à automação.

 

Orquestração

Todos os processos revelados são considerados para a criação de uma estrutura sincronizada que reúne as ferramentas de hiperautomação utilizadas. Todas elas podem funcionar em harmonia. A orquestração também leva em conta os impactos da automação de processos em valor e receita. Assim, processos autônomos são criados para evitar que prejudiquem a geração de receita. 

 

Monitoramento, otimização e mineração de processos

Ao monitorar processos com o objetivo de identificar informações críticas e padrões complexos, é possível analisá-los para aumentar a assertividade e confiança na tomada de decisões. A orquestração também é aperfeiçoada com validações e aprendizado contínuo, o que contribui para decidir se as soluções utilizadas devem ser implantadas individualmente ou em conjunto.

 

As vantagens da hiperautomação

 

Ao promover a hiperautomação em seus fluxos de trabalho, empresas de todas as áreas podem se tornar data driven, potencializar a produtividade, aumentar a escalabilidade, reduzir custos operacionais e melhorar a satisfação dos clientes.

 

Conheça as 6 principais vantagens da hiperautomação:

 

1. Consolidação da transformação paperless

Se a automação convencional já é um passo importante rumo a eliminação do uso de papel, a hiperautomação consolida a transformação paperless nas organizações. A tecnologia facilita a digitalização e a criação de documentos nato-digitais, proporcionando redução dos gastos relacionados às impressões e mais agilidade e segurança na gestão de dados e informações.

 

2. Agilidade no processamento de informações

As tecnologias e ferramentas utilizadas na hiperautomação transformam a maneira das pessoas trabalharem. O processamento de informações adquire outra velocidade, o que permite simplificar os fluxos de trabalho, reduzir a carga de trabalho das pessoas, que podem se concentrar em atividades mais estratégicas e permanecer engajadas com a organização.

 

3. Processos são otimizados

A orquestração das tecnologias conduz à otimização de todas as etapas dos processos de negócio, bem como o monitoramento contínuo. As ferramentas de RPA são escaláveis, ágeis e flexíveis em seu design — além de muito intuitivas —, o que facilita a melhoria dos fluxos de trabalho.

 

4. Facilidade em migrar dados e fazer backup

Quando seus processos de negócios estão no ambiente digital, fica muito mais fácil fazer backup de dados e migrá-los para onde você quiser. Você pode aproveitar as ferramentas de hiperautomação para transferir cargas de trabalho para a nuvem, restaurar dados de backups de arquivos e evitar paradas nas suas operações, garantindo a continuidade de suas atividades mesmo em eventuais violações de dados.

 

5. Conformidade com normas regulatórias

As organizações precisam atender às políticas de conformidade, tanto gerais — como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais —, quanto específicas, referentes ao seu setor de atuação. RPA, IA, ML e outras soluções de hiperautomação garantem que as empresas estejam em compliance. Seus recursos ajudam a evitar fraudes documentais e vazamento de dados.

 

6. Melhoria da satisfação dos clientes

Consumidores estão mais interessados em experiências online e esperam adquirir produtos ou serviços com agilidade e segurança, assim como entrar em contato sem grandes problemas. Com a hiperautomação você pode atender seus clientes com mais eficiência e, com isso, proporcionar uma ótima experiência com a sua marca.

 

Saiba tudo sobre hiperautomação no infográfico:

Hiperautomação: saiba o que é, como funciona e as vantagens

 

Aplicabilidade da hiperautomação no mercado de crédito

 

Pesquisas indicam alta no crescimento de crédito em 2022, por isso, bancos e instituições financeiras devem aproveitar e modernizar sua infraestrutura e fomentar projetos de transformação digital. Investir em tecnologias e ferramentas para hiperautomatizar a esteira de crédito é uma das estratégias mais interessantes neste contexto.

 

As organizações que investem na automação da esteira de crédito melhoram a satisfação dos clientes — hoje mais interessados em experiências digitais e fluidas — e obtêm vantagem competitiva no mercado. A automação contribui, ainda, para a redução dos custos operacionais, facilitando, assim, o aumento dos lucros. 

 

Portanto, garanta que a análise e resposta às solicitações de crédito sejam rápidas e seguras, para que sua empresa não corra o risco de fechar um acordo com uma organização ou pessoa inadimplente ou fraudulenta.

 

A automatização deve auxiliar na tomada de decisão para que custos operacionais sejam reduzidos, bem como as atividades manuais. Com isso, você também obtém uma visão mais completa de todo o processo de análise. 

 

Veja quais problemas você pode resolver na sua organização com a automação inteligente e o apoio de outras tecnologias exponenciais:

 

  • Demora na análise e resposta da solicitação de crédito;
  • Duplicidade de consultas;
  • Falta de padronização dos processos;
  • Repetição dos pedidos de dados e documentos do cliente;
  • Solicitação de informações irrelevantes ao processo;
  • Insegurança jurídica;
  • Riscos à segurança de dados.

 

Por outro lado, a automação dos processos da esteira de crédito conduz aos seguintes benefícios:

 

  • Maior eficiência nas transações bancárias;
  • Redução das fraudes e erros causados por falha humana;
  • Otimização dos recursos;
  • Personalização do atendimento ao cliente;
  • Aumento da produtividade dos colaboradores;
  • Melhor compreensão das demandas dos clientes;
  • Descoberta de oportunidade para novos serviços e produtos financeiros.

 

A Inteligência Artificial e RPA podem ser as maiores aliadas da sua organização: conheça os recursos de automação inteligente da Stoque

 

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