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Automação da esteira de crédito: o que sua instituição financeira tem a ganhar com isso?

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Postado em 12/07/2022 - Atualizado em: 11/07/2022

Automação da esteira de crédito: o que sua instituição financeira tem a ganhar com isso?

Com o crescimento da demanda por crédito, bancos e instituições financeiras — bem como empresas especializadas na concessão de crédito consignado —, precisaram impulsionar projetos de transformação digital para obter eficiência operacional em seus processos e melhorar a experiência do cliente, garantindo, assim, a competitividade no mercado. Uma das inovações mais importantes é a automação da esteira de crédito, medida que contribui para aumentar a agilidade na formalização e concessão dos contratos de empréstimo.

 

Mas apesar do atendimento ao cliente ser importante para 70% dos líderes de empresas de diferentes setores, 40% destes afirmam que isso não é prioridade para sua equipe executiva

 

Ora, se a modernização de processos operacionais e administrativos é fundamental para a maioria dos gestores, o que falta para soluções de automação inteligente e orquestração digital serem amplamente adotadas em organizações que atuam na concessão de crédito?

 

Neste post, saiba o que a sua instituição financeira pode ganhar com a automação da esteira de crédito. Acompanhe!

 

Saiba como a automação inteligente e nova tecnologias aceleram a transformação digital de bancos e instituições financeiras:

[INFOGRÁFICO]Automação inteligente e tecnologias relacionadas a IA e suas aplicações

 

A tecnologia que otimiza processos também atrai mais clientes

 

A tecnologia que otimiza processos também pode facilitar a atração de clientes — e talvez seja exatamente isso que alguns gestores ainda precisam saber para incentivar a adoção de soluções de automação inteligente. Ao tornar um processo digital, como o onboarding, você também melhora o relacionamento com clientes, o que é essencial para garantir a competitividade no mercado.

 

Segundo o Relatório Zendesk de Experiência do Consumidor 2022, a maioria das pessoas irá gastar mais com empresas que prezam pela qualidade no atendimento, o que significa, em boa parte dos casos, obter uma experiência online personalizada, sendo possível resolver pendências à distância.

 

  • 98% dos consumidores irão gastar mais com empresas que oferecem sua opção preferencial de atendimento ao cliente, como chatbot;

 

  • 97% irão gastar mais com empresas que personalizam o atendimento ao cliente;

 

  • 96%  irão gastar mais com organizações que garantem que não precisarão repetir as informações;


  • 96% gastarão mais com empresas que permitem encontrar respostas online.

 

Inteligência Artificial e Automação Robótica de Processos: as soluções que sua empresa deve adotar para atrair mais clientes

 

Para proporcionar experiências online mais eficientes e personalizadas, sua empresa deve adotar ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e Automação Robótica de Processos (RPA), soluções que constituem o conceito de hiperautomação, uma das principais tendências em tecnologia.

 

Quando atuam em harmonia, IA e RPA facilitam a otimização de processos tanto mais simples, como mais complexos. A hiperautomação pressupõe a integração entre soluções de análise de dados, permitindo a tomada de decisões de maneira mais ágil e certeira. Diferentes sistemas podem ser integrados e interagir mutuamente através de APIs (Interfaces de Programação de Aplicações). 

 

Chatbots, por exemplo, são importantes não só para resolver problemas dos seus clientes sem qualquer intervenção humana. Essas ferramentas atuam 24/7 e facilitam o aumento do potencial do ROI, assim como a busca por informações e a geração de insights que podem ser decisivos para o seu negócio.

 

Automação de esteira de crédito: vantagens para organizações concessoras

 

Ao promover a automação da esteira de crédito, sua organização irá eliminar problemas recorrentes dos processos manuais. Tarefas poderão ser feitas automaticamente e sem interferência humana — o que diminui a ocorrência de erros de preenchimento de informações, por exemplo —, reduzindo o tempo necessário para finalizá-las, sem perder a qualidade do atendimento, nem elevar os gastos.

 

Uma plataforma de automação para concessão de crédito oferece recursos a execução de todas as etapas de solicitação de crédito pela internet:

 

  • Onboarding digital: recursos de IA permitem a captação e coleta de dados de documentos (OCR), viabilizando o cadastro do cliente, assinatura de documentos, e verificação anti-fraude (validação do documento e selfie);


  • Formalização: nessa etapa é feita a checagem dos dados de todos os documentos submetidos pelo cliente;


  • Validações adicionais: histórico de crédito do cliente, cadastro em outras instituições e qualquer outra informação adicional necessária, é verificada automaticamente.

 

Em casos de exceção, a empresa pode contar também com um time de especialistas, que validam (ou pendenciam) as solicitações que os robôs não conseguiram aprovar. 

 

Analisar automaticamente as informações referentes ao histórico financeiro de um cliente é uma das vantagens mais importantes da automação da esteira de crédito. A inadimplência faz parte da realidade de muitas instituições concessoras e uma plataforma de automação pode ajudá-las a qualificar clientes.

 

A velocidade na análise dos pedidos de empréstimos é outro benefício relevante, especialmente para empresas do crédito consignado. Nesse mercado, os pedidos de empréstimos geralmente são feitos por organizações parceiras, que costumam fazer cotações com diferentes instituições. Aquela que primeiro aprovou o crédito, na maioria das vezes é contratada.

 

Confira outras vantagens da automação de processos da esteira de crédito:

 

  • Eficiência nas transações bancárias e redução dos erros ocasionados por falha humana;
  • Redução de gastos operacionais;
  • Personalização do atendimento ao cliente, o que melhora a experiência com a instituição;
  • Aumento da produtividade dos colaboradores, que podem atuar em atividades mais estratégicas;
  • Redução das fraudes.

 

A automação da esteira de crédito consignado é uma oportunidade para empresas escalonarem seus negócios:

Ganhar escala ou perder mercado? Como conduzir com sucesso a jornada de escalabilidade

 

Stoque: especialista em soluções de automação e digitalização

 

Se você deseja automatizar a esteira de crédito da sua empresa, conheça a plataforma de automação de crédito da Stoque. A solução digitaliza e automatiza as principais etapas do processo de concessão de empréstimo, desde o onboarding até a formalização. 

 

No processo de captura de documentos, as aceleradoras guiam o cliente para garantir enquadramento, qualidade da imagem e legibilidade dos documentos. A plataforma também conta com ferramentas inteligentes, como Optical Character Recognition (OCR), para extrair, e inserir automaticamente em formulários de cadastro, os dados dos documentos e imagens recebidas.

 

Clientes Stoque já estão relatando aumento de produtividade entre 15 a 25%, redução de custos operacionais (20%), aumento de conversão de propostas e maior rastreabilidade e visibilidade de processos.

 

Fale com um dos nossos consultores e veja como podemos ajudar sua empresa a crescer!

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