Blog
Vantagens da automação para a compliance e governança corporativa
4 min para ler
Postado em 06/01/2022 - Atualizado em: 12/12/2022
Sua empresa está sendo cobrada por melhores práticas de compliance e governança corporativa? Então perceba quais as vantagens de contar com ferramentas de automação para atingir esse objetivo.
O compliance é o processo por meio do qual as empresas, corporações, instituições e organizações provam estar em conformidade com os requisitos, regulamentos e legislação pertinentes ao setor de atuação.
Por sua vez, a governança corporativa consiste em uma estrutura de procedimentos, regras e políticas, as quais são utilizadas para definir a direção de uma empresa.
Com a aplicação de tecnologias de automação é possível facilitar a gestão de dados e informações do negócio, bem como a prestação de contas aos órgãos de controle.
Para entender quais as vantagens que a automação promove para esses processos e quais as diferenças entre os conceitos, leia o texto até o final.
Diferença entre compliance e governança corporativa
Compliance e governança corporativa são dois conceitos diferentes que costumam andar juntos para o crescimento de uma empresa.
O compliance consiste no comprimento das leis e normas que regem o negócio, o que inclui o monitoramento de atividades e a prevenção de conflitos de interesses, isto é, o processo de agir de acordo com instruções e regras pré-estabelecidas. Portanto, esse conceito é fundamental para a integridade e a reputação da organização.
Já a governança corporativa permite que os objetivos dos líderes estejam alinhados com o negócio, ou seja, tem como objetivo manter uma gestão eficiente, ética e impessoal, também voltada para a boa imagem da empresa.
Negócios que contam com um processo adequado de compliance e governança corporativa conseguem identificar, analisar e responder melhor aos desafios. Um exemplo prático foi observado na crise econômica provocada pela pandemia de Covid-19. Empresas que contavam com estruturas como canais de denúncias, mecanismos de segurança da informação, entre outros dispositivos, responderam de forma mais ágil aos desafios.
Melhores práticas de compliance e governança corporativa
A implantação e o investimento em práticas de compliance e governança corporativa fazem toda a diferença para o sucesso do negócio.
Conheça algumas das melhores práticas que podem ser adotadas pelas empresas:
- As decisões devem ser tomadas de acordo com a missão, visão e valores da empresa, mantendo os interesses de longo prazo;
- Para validar as deliberações e atitudes é preciso levar em conta a ética como um fator determinante;
- Os líderes são os principais lapidadores da cultura interna, valores e identidade da organização. São eles que protegem os atributos mais valiosos para o crescimento da empresa;
- A transparência deve ser a base para todas as decisões e iniciativas de compliance e governança corporativa, tanto aquelas informações exigidas por lei quanto aquelas do interesse para a empresa;
- Para ter uma boa governança corporativa é fundamental o desenvolvimento de um bom sistema de compliance do negócio;
- Para reduzir riscos na empresa, é preciso identificar, analisar e gerenciá-los por meio de sistemas de controles internos, a fim de manter a reputação e a imagem da empresa;
- É preciso eliminar os procedimentos manuais, por meio do RPA, o que envolve tarefas como o background check e consulta de dados cadastrais a diversas fontes, algumas das etapas consideradas cruciais para o compliance. Afinal, a ineficiência resulta em multas pelo fisco e na denegação de NFs, resultando em retrabalho;
- Para manter os níveis de governança e compliance apropriados, os gestores devem ter o suporte de softwares especializados e uma plataforma digital robusta e completa para realizar a automação de tarefas repetitivas para ter uma rotina corporativa mais ágil, eficiente e segura.
Leia também: O que as principais ferramentas de automação oferecem: e qual a melhor para sua empresa
4 vantagens da automação para a compliance e governança corporativa
1. Processos mais ágeis e padronizados
Com a implantação de plataformas de automação de processos, o tempo gasto pelos colaboradores para fins de compliance e governança corporativa é reduzido consideravelmente.
Por exemplo, a geração de relatórios contábeis com rapidez e assertividade tendem a elevar o nível de credibilidade, transparência e evidência da empresa. Para um contexto corporativo globalizado, há diversas decisões e interesses que precisam de um acordo conjunto.
Contudo, também deve ser considerado as exigências contábeis, normas e alterações na legislação. Por isso, é importante alinhar e integrar as informações de compliance e governança ao setor de contabilidade.
Leia também: Gestão eletrônica de documentos: entenda o que é e como economizar com esta solução
2. Melhora na gestão de riscos e compliance
Os processos automatizados permitem que o negócio esteja em conformidade com compliance da empresa. As ações executadas em RPA são rastreáveis, ou seja, ficam registradas no sistema, o que gera um histórico importante.
Isso facilita processos de auditoria e compliance, aspecto vital para negócios que priorizam estar em conformidade com a Lei de Proteção de Dados (LGPD), além de tornar o processo de gestão mais seguro, econômico e eficiente.
3. Governança de informações
O acesso às informações representa um dos maiores desafios para as empresas atualmente. Com a automação de processos, é possível ter todos os dados reunidos em uma única plataforma, o que permite o acesso a qualquer momento e de qualquer lugar.
Dessa maneira, erros por conta de falta de comunicação, sobrecarga com demandas urgentes de agrupamento de dados e interdependência de setores são reduzidos.
4. Diminuição de gastos
A automação de processos de compliance e governança corporativa permite a redução de uso com papel, armazenamento físico e digital de arquivos, possibilidade de erros nas tarefas e aumenta a agilidade nas atividades sem diminuir os padrões da empresa. Além disso, podemos listar o aumento dos lucros do negócio.
Automação como solução para compliance e governança corporativa
A automação é uma solução para que a organização se mantenha em conformidade com as suas obrigações legais e proteja a reputação do negócio com mais eficiência.
Para isso, é fundamental que as tecnologias de informação e de gestão andem em conjunto. A partir da automação é possível monitorar o tracking de auditoria, criar fluxos de trabalhos, gerar relatórios, aprovar e validar informações, entre outras funções.
A Stoque, por meio da sua solução Ábaris combinada com outras tecnologias, como IA e RPA, pode aumentar substancialmente a produtividade nos processos, trazendo otimização de atividades manuais e, como consequência, a identificação prévia de riscos de compliance.
Quer melhorar sua governança corporativa e compliance com tecnologia? Converse com nossos especialistas!
Posts relacionados
Motor de regras: entenda como esse sistema contribui para a automação do seu negócio
Regras são fundamentais para organizar e guiar nossa vida em sociedade. Elas oferecem previsibilidade e estruturam nossa forma de agir. O mesmo vale […]
Leia maisHistórico escolar digitalizado: o que sua IES precisa?
O histórico escolar sempre fez parte do processo de registro do diploma. Com a introdução do diploma digital, contudo, ele havia permanecido como […]
Leia maisSecretaria Digital: O que é e como funciona?
Como o Ábaris SeAD, uma solução Stoque, auxilia sua IES na transformação digital.
Leia mais