Blog

Como as empresas gráficas podem inovar no ambiente pós-crise? Veja dicas!

Ícone tempo leitura

5 min para ler

Postado em 06/04/2021 - Atualizado em: 25/07/2024

Como as empresas gráficas podem inovar no ambiente pós-crise? Veja dicas!

A pandemia do novo coronavírus mudou a rotina de organizações de diversos setores em todo o mundo. O segmento das gráficas no Brasil também não ficou imune. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), somente 13% das empresas do setor mantiveram normalmente a produção.

A demanda pelos serviços gráficos caiu em mais de 91% das companhias. Além disso, outro efeito registrado foi a redução parcial na operação, que atingiu 64% das empresas. 

O impacto também foi grande nas gráficas do setor editorial. Nessa área, as empresas registraram até 50% de diminuição da demanda no mês de março, comparado a fevereiro. 

As gráficas que se concentram na comunicação visual, por sua vez, computaram a queda de 70%. Os prejuízos causados pelo impacto da Covid-19 também foram sentidos nas empresas que atuam no segmento de material promocional, que registraram 60% de queda na produção.

Os números são preocupantes e reforçam a importância de que gestores gráficos se informem sobre os principais impactos da crise e busquem estratégias e soluções para minimizar os prejuízos e acelerar a retomada dos negócios.

Mas como se recuperar em momentos de pós-crise? Neste artigo iremos abordar como a  gestão estratégica e o auxílio da tecnologia podem, juntos, não só auxiliar as empresas no momento de retomada mas como também levá-las a uma posição de destaque no mercado.

Acompanhe!

Como se reinventar após momentos de crise?

Em um cenário de diminuição da demanda, muitos gestores se perguntam sobre como agir para contribuir com a retomada do setor. O que foi visto em diversas áreas e, principalmente, no mercado gráfico foi o uso inteligente de tecnologia e uma gestão preparada para os momentos de crise.

Desde o planejamento estratégico para definir as melhores ações visando a redução do impacto, até mesmo as novas formas de atuar de acordo com as demandas que surgiram durante a pandemia, um grande fator que vem contribuindo para a retomada no pós-crise é a gestão eficiente, ou também chamada gestão de riscos.

Gestão eficiente: por que ela pode salvar o seu negócio?

Além de pensar em soluções inovadoras, as gráficas que pretendem obter melhores resultados em situações de pós-crise, como a que estamos vivendo atualmente, precisam, antes de tudo, contar com uma boa gestão

Esse será um dos grandes diferenciais das empresas que conseguirão realizar uma retomada mais veloz, em comparação àquelas que estarão ainda paralisadas pelo atual cenário. 

Neste tipo de situação, uma boa comunicação interna passa a ser um grande trunfo. É fundamental  que  líderes e colaboradores estejam cientes das estratégias e mudanças que serão adotadas visando a redução de possíveis prejuízos. 

É recomendado ainda criar uma espécie de manual para o gerenciamento da crise e retomada, que abarque a gestão da informação, a fim de que as ações sejam comunicadas rapidamente neste momento de retomada e reaquecimento do mercado.

O planejamento de comunicação deve levar em conta a necessidade de clareza nas informações, para que os funcionários possam reagir mais rapidamente, conforme as novas especificações. 

Além da preocupação com o alinhamento das ações junto ao seu time, os gestores não podem deixar de fora a comunicação com clientes e com o mercado de um modo geral. 

O público externo também deve ser comunicado das inovações que serão implantadas pela empresa. Para isso, é importante definir e manter uma estratégia de comunicação voltada para que o consumidor possa sentir segurança a respeito das ações que serão realizadas. 

Dessa forma, as dificuldades também podem servir como uma oportunidade de aprendizado para as empresas do setor gráfico. Por isso, as lições que foram tiradas desse momento também devem balizar decisões futuras da sua organização, já que novas situações de crise podem ocorrer. 

Veja também: a importância das relações de parceria e confiança em meio à instabilidade e crise

O poder da tecnologia para inovar no ambiente gráfico

Além de uma boa gestão e da busca por soluções, destacamos a necessidade de inovação no ambiente gráfico, uma tendência que vem se fortalecendo ao longo dos últimos anos e que se tornou fator decisivo para sobrevivência na retomada econômica.

As empresas do setor gráfico já faziam o movimento de implantar tecnologias e equipamentos mais robustos para impressão em grandes formatos, por exemplo, ou novas aplicações, de forma que a pandemia apenas acelerou esse processo.

Não é difícil enxergar que, para conseguir contornar as dificuldades e retomar o crescimento, serão necessárias algumas mudanças. As gráficas precisam diversificar o portfólio e oferecer outros tipos de serviços, uma das apostas é a disponibilização de plataformas para recebimento de pedidos online, com a tecnologia web to print

Por meio de uma plataforma virtual, as empresas conseguem oferecer diversos produtos que os clientes podem orçar, editar e produzir, com base em gabaritos ou predefinições.

Durante a pandemia, esse movimento se intensificou, afinal, a possibilidade de solicitar serviços sem a necessidade de sair de casa é um grande diferencial, e a tendência é que esta atividade se popularize ainda mais no pós-crise.

Outro ponto que merece atenção é a necessidade de investimento em cursos de formação e de profissionalização. A capacitação é importante para que os colaboradores das organizações também se adaptem a essa transformação tecnológica e mantenham-se atualizados.

Além disso, a chamada Indústria 4.0, em que as máquinas têm mais recursos de informatização e operam com mais velocidade, também ganha destaque nesse cenário. As alterações no setor ocorrem de forma acelerada, com a transformação digital ganhando força no ambiente gráfico, e as empresas devem estar preparadas para acompanhá-la.

A relação com a sua carteira de clientes é tão importante quanto conseguir novas contas

Manter a carteira de clientes ativa é uma iniciativa importante para a sua gráfica não apenas em contextos de pós-crise. Para garantir melhores resultados, acompanhe se os seus clientes estão comprando menos e busque entender se eles também estão passando por dificuldades nesse momento. 

Muitas empresas já usam ferramentas digitais, a exemplo de planilhas eletrônicas e comunicação por meio de e-mail. No entanto, para que a gestão da carteira de clientes seja feita com mais eficácia, as companhias também podem lançar mão de recursos mais tecnológicos, como um software de gestão inteligente

É importante pensar que nesse momento os esforços devem ser tanto para a entrega de um serviço melhor quanto para uma experiência de compra mais assertiva.

Não esqueça: em momentos de crise e retomada econômica, o relacionamento com cada cliente se torna ainda mais importante!

Conheça a Stoque

Transformando negócios digitalmente.

Nossas soluções tecnológicas ajudam empresas a automatizarem seus processos para se tornarem mais eficientes.

Negócios digitais conseguem atuar de maneira otimizada e entregar a melhor experiência para o cliente. Com a Stoque, a transformação digital do seu negócio acontece do jeito que deveria ser: de dentro para fora.

Temos a tecnologia para automatizar a forma como você trabalha e fazer a sua empresa mais produtiva e competitiva em um mercado cada vez mais exigente. Simplifique processos, reduza erros, minimize custos e torne-se digital de verdade.

Fale com um especialistaF

Gostou do nosso conteúdo? Confira estes títulos sobre impressão digital que podem ajudar você a melhorar a qualidade nos seus produtos:

Esses e muitos outros assuntos você pode conferir no nosso blog!

Até a próxima!

Compartilhe nas redes sociais:

Posts relacionados

Impressão digital: o guia completo para sua gráfica

O impacto do fim da era analógica para o mercado gráfico não trouxe apenas novos recursos, mas também novas mentalidades. A prova disso […]

Leia mais

Impressão de dados variáveis na personalização do marketing: opção estratégica no mercado gráfico

Em um mercado cada vez mais competitivo, a diversificação da cartela de serviços é um caminho estratégico não apenas para garantir a sobrevivência […]

Leia mais

Conheça os benefícios da impressão digital para a sua gráfica

Apesar do grande avanço das tecnologias, a impressão digital ainda desempenha um papel importante para a comunicação. Seja nas empresas, nos ônibus ou […]

Leia mais

Inscreva-se em nosso blog

eBook

Tudo que você precisa saber sobre Robotic Process Automation

Baixe o guia digital exclusivo

Inscreva-se em nosso blog

E acesse, em primeira mão, nossos principais conteúdos diretamente do seu e-mail.