Blog

A importância das relações de parceria e confiança em meio à instabilidade e crise

Ícone tempo leitura

3 min para ler

Postado em 08/06/2020 - Atualizado em: 27/06/2022

A importância das relações de parceria e confiança em meio à instabilidade e crise

Em meados de março de 2020, as empresas brasileiras começaram a se preparar para enfrentar uma grande crise global devido à pandemia do novo coronavírus, que vem assolando países no mundo todo com números gigantescos de contaminação e causando impacto tanto em vidas humanas como na economia mundial.

Buscando manter a segurança e a saúde dos colaboradores, para que não sejam afetados pela Covid-19, empresas priorizam o cuidado com o seu capital humano, trabalhando com gerenciamento de riscos que visa atenuar a crise de alguma maneira.

Mas essas empresas também se perguntam como manter a saúde financeira do negócio assegurada, pois, com a incerteza da duração dessa pandemia, ao final da contenção viral ainda existirão problemas difíceis de serem gerenciados.

Nesse contexto, as empresas precisam se mover e, em alguns casos se reinventar, rapidamente. Seja adaptando ou criando planos, é preciso buscar ações emergenciais, não só para lidar com esse momento, mas para já se preparar para o pós-crise.

Neste artigo, falamos um pouco sobre a importância das relações de parceria e visão de longo prazo para que empresas possam enfrentar esse momento complexo e sem precedentes.

Importância das relações de parceria e confiança

Em momentos de instabilidade, empresas que mantém relações comerciais sólidas e de confiança com seus fornecedores e clientes certamente estão melhor preparadas para o enfrentamento da crise e resolução de problemas. É necessário ir além das relações comerciais tradicionais e enxergar clientes e fornecedores como parceiros do negócio. 

Praticamente todo o mercado está sofrendo os impactos da crise. Rever estratégias e planos é necessário e fazer isso de forma transparente com colaboradores, fornecedores e clientes, é fundamental.

Além dos relacionamentos comerciais já existentes, esse pode ser um bom momento para estabelecer novas parcerias que podem inclusive ampliar o seu potencial competitivo. Afinal, em um mercado altamente acirrado, sobretudo em tempos de crise, ter o apoio de parceiros de forma estratégica pode ser um bom meio de sair na frente.

A crise revela novas oportunidades e a possibilidade de empresas se apoiarem, fazendo com que negócios complementares sobrevivam e cresçam juntos, o que torna a relação de confiança e parceria um elo estratégico e indispensável.

Otimize processos

Nesse momento, investir em tecnologia para otimizar e automatizar processos internos e, principalmente, de comunicação com colaboradores, clientes e parceiros é importante.

Esse movimento em busca da digitalização, principalmente num momento como o que estamos passando, com equipe atuando remotamente, traz mais eficiência para os fluxos de trabalho com ganhos significativos em produtividade e reflexos importantes nos resultados do negócio. 

Plataformas que facilitam a troca e armazenamento de documentos em nuvem, assim como o uso de assinatura digital para formalizar contratos e outros documentos, têm sido aliados tecnológicos importantes das empresas. Dessa forma, ainda que o distanciamento social seja uma barreira, a otimização de processos por meio de soluções tecnológicas inteligentes é capaz de contribuir e garantir mais agilidade e segurança nos negócios.

Como posicionar sua empresa para o futuro?

Além das medidas de prevenção e correção de rota durante a crise, é fundamental pensar e se preparar para quando tudo isso passar. Então, como é possível posicionar sua empresa para uma situação pós-pandemia de forma estratégica e assertiva?

Nesse contexto, inovação e qualidade são palavras-chave. Muitas coisas jamais serão como antes e é importante se questionar se o que fazemos e como fazemos, está aderente à nova realidade. O trabalho remoto e a “digitalização” das relações comerciais, trazem brechas importantes para o atendimento virtual, a gestão de marketing digital, entre outras abordagens que podem ser fundamentais e determinantes para a existência e sucesso das empresas após a crise.

Criatividade para salvar os negócios

Para inovar é fundamental alimentar a criatividade. Em um momento de imensa pressão, saber utilizar o potencial criativo dos times internos e dos parceiros, visando o desenvolvimento de processos e soluções que atendam às novas demandas de mercado, fará toda a diferença.

Nesse processo, apesar do distanciamento social, é fundamental que a empresa não perca a sua capacidade de trabalho colaborativo e em equipe. Diante de um momento sem muitas respostas, o pensamento colaborativo parece ser a grande chave para sobreviver à crise e ser bem sucedido no “pós”.

Conte com a Stoque: como podemos ajudar sua empresa a se preparar para o pós-crise

Nossas soluções de gestão de documentos e impressão, e automação de processos certamente podem apoiá-lo, trazendo mais eficiência, segurança e produtividade à sua operação. 

É preciso entender e endereçar seus principais gargalos operacionais e de gestão e identificar quais são as oportunidades de mercado a serem exploradas. 

A importância da tecnologia e de processos mais automatizados e digitais, ficou ainda mais evidente nesse momento de trabalho remoto e novas relações. 

Se ficou com alguma dúvida sobre este assunto, entre em contato conosco, podemos ajudar você a preparar melhor a sua empresa!

Gostou do nosso artigo? Separamos mais três textos que também podem ajudar você:

Esses e muitos outros assuntos você pode conferir no nosso blog!

Compartilhe nas redes sociais:

Posts relacionados

Onboarding Digital para Bancos: entenda a importância e as vantagens

O onboarding digital para bancos tem transformado a maneira como as instituições financeiras interagem com […]

Leia mais

Como a Stoque ajuda a acelerar os processos da empresa com BPaaS

Acelerar os processos da empresa é uma tomada de decisão de extrema importância para expansão […]

Leia mais

Redução de custos na operação bancária: Como a Stoque pode ajudar

Cada vez mais vemos a crescente concorrência no setor bancário. E, para que as instituições […]

Leia mais

Inscreva-se em nosso blog

eBook

Tudo que você precisa saber sobre Robotic Process Automation

Baixe o guia digital exclusivo

Inscreva-se em nosso blog

E acesse, em primeira mão, nossos principais conteúdos diretamente do seu e-mail.