Blog

Open Insurance: entenda como funciona a carteira digital de seguros

Ícone tempo leitura

5 min para ler

Postado em 17/01/2023 - Atualizado em: 17/01/2023

Open Insurance: entenda como funciona a carteira digital de seguros

Que a tecnologia chegou para ficar no mercado financeiro não é nenhuma novidade. Recursos como Big Data e Inteligência Artificial têm dominado o mercado à medida que vêm possibilitando o surgimento de soluções mais modernas, ágeis e seguras. Quando falamos no setor de seguros, o Open Insurance surge como uma possibilidade de proporcionar um compartilhamento de informações mais amplo e integrado.

Indo de encontro ao Open Banking, o Open Insurance também promete trazer inovações e diferentes benefícios ao mercado segurador. Neste post, você irá entender os principais impactos do Open Insurance no mercado de seguros, seus principais desafios e benefícios. Acompanhe!

O que é Open Insurance?

Como o próprio nome já diz, o Open Insurance – traduzindo o termo para o português como “Sistema de Seguros Aberto” ou “Carteira Digital de Seguros” –, integra dados e serviços das empresas de seguros, através da tecnologia. Esse sistema viabiliza o acesso e compartilhamento desses dados.

O Open Insurance tem como base o Open Banking, um conceito que conquistou espaço no mercado financeiro recentemente, e que tem como objetivo permitir que os dados sejam compartilhados com outras empresas do setor. 

Além disso, o Open Insurance também integra o Open Finance, um sistema que reúne diversas instituições do mercado de seguros num ambiente padronizado de serviços e dados.

Há um ponto que é importante reforçar: como forma de manter a segurança nas operações, as instituições e APIs precisam seguir todas as diretrizes estabelecidas no Open Finance. A partir disso, um cliente pode solicitar o compartilhamento de seus dados com outras seguradoras.

O conceito de Open Insurance tem como base três fundamentos: 

  • Inovação aberta: é a disponibilização de dados e serviços de maneira padronizada, integrando e desenvolvendo novas soluções para as instituições de seguros;
  • Experiência digital: é a utilização de tecnologias que fazem parte da transformação digital no setor de seguros, tais como Big Data e IA, trazendo melhorias na experiência digital dos clientes, proporcionando maior agilidade no uso de serviços;
  • Novos modelos de negócios: nada mais são do que novos modelos que irão seguir no mercado segurador a partir da inovação aberta e da experiência digital. Assim, podemos dizer que o Open Insurance já é um exemplo disso.

Os principais impactos do Open Insurance no mercado de seguros

Além de permitir o compartilhamento e acesso de dados com maior agilidade e segurança, o Open Insurance também deve mudar os produtos ofertados através do desenvolvimento de soluções mais personalizadas e assertivas, assim como uma melhor precificação e produtos mais acessíveis.

O Open Insurance também irá permitir uma maior democratização do acesso a produtos de seguros e previdência, o que irá gerar um grande impacto no mercado. Afinal, isso é algo que impulsiona a concorrência, tendo em vista um setor tão tradicional, como o de seguros.

No Brasil, a primeira fase da agenda regulatória já começou, em dezembro de 2021. A partir disso, as novas fases se estenderão até a metade de 2023, etapa em que a agenda estará totalmente implementada e preparada para a inovação no mercado de seguros.

Parte dos temas debatidos sobre o assunto, levantam algumas dúvidas em comum: o mercado ficará mais acessível? Qual o grau de impacto nos produtos existentes? Quais novos produtos emergirão?

De fato, ainda há muitas incertezas. Segundo a McKinsey & Company, é necessário que as seguradoras e corretores se preparem o quanto antes para as mudanças que se aproximam. Dessa forma, pode-se dizer que os impactos serão relevantes e prometem cada vez mais mudanças no mercado de seguros. Ao longo do texto falaremos um pouco mais sobre os principais desafios e benefícios do Open Insurance.

>> Responda o nosso Quiz e confira se o back office do seu banco é realmente digital? 

Desafios da implantação do Open Insurance no Brasil

Antes de entendermos os principais desafios relacionados à implantação do Open Insurance no Brasil, é importante entender como ele atua em outras regiões. 

Ainda não há nenhum mercado internacional que tenha um ambiente de Open Insurance maduro, no entanto, é possível captar experiências e aprendizados importantes de outros locais a nível mundial.

No Reino Unido, por exemplo, devido ao fato de a regulação estar em um passo mais evoluído, nota-se que o Open Insurance trouxe um maior empoderamento, transparência, menores preços e produtos mais customizados. Isso se deve principalmente à criação de carteiras de seguros, as quais permitiram que os usuários acessem suas informações em uma só plataforma.

Já em Israel, os resultados foram diferentes. O sistema digital da carteira de seguros, proporcionou uma maior flexibilidade para os consumidores migrarem seus produtos de um segurador para outro, facilitando a portabilidade. Entretanto, o sistema também trouxe novas adaptações para as seguradoras, que tiveram que investir em soluções para evitar o churn de sua carteira e elaborar estratégias para a retenção de clientes, assim como a captura de novos.

E por fim, no que diz respeito ao Brasil, os desafios e impactos não devem ser tão severos a curto prazo, tendo em vista a experiência internacional até então. No entanto, é importante que as seguradoras estejam atentas às mudanças e novidades, para assim, estarem preparados para definir novas ações e estratégias, assim como proteger suas carteiras diante das transformações.

Além disso, os riscos irão variar conforme as linhas de negócio de seguros.

Benefícios do Open Insurance na carteira digital de seguros

No Open Insurance, são muitos os benefícios, tanto para as empresas, quanto para os clientes. No que diz respeito ao cliente/consumidor, há a possibilidade de comparar as condições e ofertas de diferentes seguradoras.

Já para as empresas, a agilidade na troca de informações e a facilidade no acesso de dados são as principais vantagens

Veja outros dos benefícios desse sistema a seguir:

Para as empresas

  • Maior volume de negócios;
  • Mais recursos de tecnologia para a construção de novas soluções;
  • Ampliação de parcerias para o fornecimento de soluções inovadoras e relevantes;
  • Maior especialização nos produtos e soluções do mercado de seguros.

Para os clientes

  • Maior controle e visibilidade sobre seus dados;
  • Facilidade na portabilidade entre seguradoras;
  • Democratização do serviço de seguros;
  • Aumento da oferta de produtos e serviços, por causa da concorrência entre as empresas.

Por que investir em Open Insurance?

A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das pessoas e empresas. Sendo assim, a transformação digital é uma realidade cada vez mais próxima, e o Open Insurance faz parte de todo esse processo tecnológico.

Pense em um único sistema capaz de integrar dados e serviços para todas as instituições de seguros. Esse investimento com certeza fará toda a diferença para as instituições e seguradoras, pois além de promover maior agilidade e integração à outros sistemas, a experiência dos clientes também é aprimorada.

Além disso, acoplar tecnologia a oferta de seguros pode transformar a experiência do cliente final a partir do momento em que tornamos os processos mais ágeis e fluidos. E são muitas as aplicações, como por exemplo, o Onboarding Digital que acelera a aquisição de novos usuários e, pode identificar automaticamente os tipos de documentos, atestar a validade dos mesmos, extrair as informações estratégicas e armazená-las de forma organizada em um ECM além de executar as regras de negócio. 

Com esse tipo de solução automatizada, a empresa consegue reduzir custos e melhorar a experiência do cliente final, no tempo de análise das propostas que fica muito menor, podendo ser aprovada em minutos.

E falando nos benefícios de investir em Open Insurance, que tal conhecer a solução de Automação como Serviço (AaaS) para Instituições Financeiras da Stoque?

Podemos ajudar a sua Instituição a enfrentar os seguintes desafios: 

  • Entrada de novos players;
  • Crescente expectativa do cliente por uma experiência mais ágil e digital;
  • Forte pressão por rentabilidade;
  • Aumento de fraudes.

Além disso, com a solução de automação inteligente da Stoque, é possível impulsionar ao máximo os serviços da empresa, oferecendo maior visibilidade e agilidade aos processos, uma maior otimização de custos, eficiência operacional e rastreabilidade e segurança.

>> Saiba mais sobre essa solução clicando aqui!

Compartilhe nas redes sociais:

Posts relacionados

Onboarding Digital para Bancos: entenda a importância e as vantagens

O onboarding digital para bancos tem transformado a maneira como as instituições financeiras interagem com […]

Leia mais

Como a Stoque ajuda a acelerar os processos da empresa com BPaaS

Acelerar os processos da empresa é uma tomada de decisão de extrema importância para expansão […]

Leia mais

Redução de custos na operação bancária: Como a Stoque pode ajudar

Cada vez mais vemos a crescente concorrência no setor bancário. E, para que as instituições […]

Leia mais

Inscreva-se em nosso blog

eBook

Tudo que você precisa saber sobre Robotic Process Automation

Baixe o guia digital exclusivo

Inscreva-se em nosso blog

E acesse, em primeira mão, nossos principais conteúdos diretamente do seu e-mail.