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Automação digital: amplie a produtividade na sua empresa
10 min para ler
Postado em 01/12/2022 - Atualizado em: 24/01/2023
Muito além de assegurar processos mais seguros e transparentes, a automação digital também auxilia na otimização de tarefas manuais, reduz custos operacionais, promove maior produtividade e bem-estar dos funcionários.
Não é à toa que além dos funcionários, os clientes também se sentem mais satisfeitos com os benefícios que a automação digital pode trazer, melhorando a visão e posicionamento da empresa no mercado.
Segundo um estudo realizado pela McKinsey, cerca de 50% de todo o trabalho atual pode ser automatizado nas próximas décadas, à medida que robôs se tornem mais inteligentes e capazes.
A partir disso, podemos afirmar que a automação digital traz uma maior facilidade em todas as etapas dos processos de uma empresa.
Acompanhe a leitura e saiba mais sobre como a automação digital pode ampliar a produtividade nas empresas!
Entenda a importância da automação na transformação digital
A automação anda lado a lado com a transformação digital, sendo parte essencial no que diz respeito às mudanças de processos corporativos e operacionais. Muitas empresas vêm utilizando os recursos da automação digital para impulsionar o seu crescimento, tendo como principal exemplo bancos e serviços financeiros.
Com a lógica de substituir metodologias de baixa eficiência organizacional, e muitas vezes burocráticas, por alternativas inovadoras, a automação digital possibilita gerenciar uma alta quantidade de dados e informações com rapidez.
A automação digital também integra tecnologias de RPA com Inteligência Artificial (IA), o que permite maior agilidade e produtividade nos processos e atividades, auxiliando na redução de custos e falhas e na eficiência das operações corporativas.
Tudo isso é possível tendo a Inteligência Artificial como aliada, afinal, ela é uma das principais ferramentas no que diz respeito à automatização segura e efetiva dos processos.
>> Leia também Tudo que você precisa saber sobre Robotic Process Automation – RPA
Como funciona uma tecnologia de automação?
A automação inteligente, também conhecida como automação como serviço (SaaS), vem com o intuito de simplificar as operações e processos-chave e impulsionar os resultados de uma empresa, tudo isso através da combinação das tecnologias de RPA com IA, reduzindo tarefas manuais e repetitivas.
Como alguns processos são muito similares entre as organizações, uma plataforma SaaS oferece soluções prontas para uso que podem automatizar atividades em questão de horas. Sendo as-a-service, plataforma que oferece uma infraestrutura de alta disponibilidade, que pode ser implementada na infraestrutura da organização ou em formato cloud. Com isso, não há necessidade de desenvolver uma infraestrutura interna desde o começo.
Aqui na Stoque temos como foco simplificar para evoluir, ou seja, apoiar os nossos clientes na sua jornada de transformação digital por meio da digitalização e da automação inteligente dos seus processos.
E afinal, como fazemos isso? A partir do direcionamento estratégico e da maturidade digital do seu negócio, incorporamos tecnologias para compor uma solução de automação inteligente de ponta a ponta, como serviço.
Saiba mais sobre as nossas etapas de automação inteligente a seguir!
Alinhamento e planejamento
- Entendimento do processo atual e identificação de oportunidades de melhoria;
- Seleção das tecnologias de automação inteligente e otimização dos fluxos de negócio.
Implementação e desenvolvimento
- Desenvolvimento e implantação da solução;
- Treinamento dos times;
- Go Live.
Gestão e Melhoria Contínua
- Monitoramento e sustentação da solução;
- Ciclos de evolução da tecnologia e eficiência dos processos.
Captura cognitiva
O sistema de automação inteligente da Stoque conta com um sistema de captura cognitiva. A partir dele é possível automatizar a captura, classificação e extração de dados de imagens e documentos.
Além disso, com esse sistema de inteligência artificial os dados são interpretados com maior facilidade e segurança, auxiliando em uma análise avançada desses dados para a tomada de decisões.
Entenda melhor como funciona esse processo no gráfico abaixo:
Nossa solução de automação inteligente de processos é adaptável e está pronta para absorver diversos processos em diferentes setores. Veja alguns exemplos a seguir:
Mercado Corporativo
Áreas de negócio
- RH (onboarding de colaboradores, registro e atualização de dados, entre outros);
- Financeiro – Contábil e Fiscal (automação da entrada de NFs, por exemplo);
- Compras (recebimento e cadastramento de contratos, NFs e documentos);
- Áreas diversas.
Instituições Financeiras
- Onboarding de clientes;
- Esteiras de crédito;
- Abertura de contas;
- Processamento de cheques.
Processos automatizados geram eficiência e uma melhor experiência aos usuários – clientes e colaboradores. O resultado não poderia ser outro: clientes mais satisfeitos e negócios mais competitivos e escaláveis.
Conheça as principais tecnologias utilizadas na automação digital
É fundamental que cada procedimento e fluxo de trabalho tenha seu processo de automação definido, baseado nos métodos internos que a sua empresa ou organização demanda.
Esses processos podem ser segmentados em áreas ou setores, segundo a atuação da empresa. Veja alguns exemplos a seguir:
- Automação de tarefas: para uma empresa que trabalha com alto volume de emissão de notas fiscais;
- Automação dos serviços financeiros: abertura de conta, processamento de cheques, concessão de crédito, entre outras possibilidades;
- Automação nos processos da indústria de alimentos: desde a emissão de pedidos até a gestão de estoque e matéria-prima;
- Automação de rotas de entregas: para organizações que atuam no setor de entregas ou logística;
- Automação nas instituições de ensino superior: este tipo de automação melhora a qualidade não só do atendimento direto com o cliente, como a agilidade nas matrículas, requerimentos, emissão de diplomas digitais, por exemplo.
Entender qual o melhor tipo de automação de processos digitais que a sua empresa precisa é um passo fundamental para buscar as melhores soluções e tecnologias para uma jornada de trabalho e de processos mais assertivos.
>> Confira também o nosso infográfico sobre as vantagens da automação de back office.
Benefícios da automação digital
Falhas constantes nos processos e até mesmo a demora muitas vezes ocasionada na realização de tarefas manuais e repetitivas podem representar custos altíssimos para uma organização.
Assim, é importante que os fluxos sejam gerenciados a fim de estarem em sua versão mais simples e flexível. Continue acompanhando a leitura e veja as principais vantagens da automação inteligente.
Eficiência operacional e produtividade
A consequência imediata da automatização de tarefas manuais e repetitivas é a produtividade. Com a escala de um robô, a velocidade de execução aumenta, as fricções logo diminuem.
Além disso, também há redução no número de falhas humanas associadas aos processos manuais. Automações inteligentes podem ainda aprender continuamente, melhorando a si mesmas ao longo do tempo.
Transparência e segurança
A automação proporciona visibilidade e, com isso, mais controle dos processos. Plataformas SaaS vêm com dashboards que reúnem informações sobre indicadores em tempo real, proporcionando análises precisas sobre o lead time de um processo. A rastreabilidade de um processo totalmente digital também é facilitada.
Melhor experiência do cliente e colaborador
Há um temor em relação aos robôs substituírem a força de trabalho humana. Mas tem outro lado dessa moeda: passar uma tarefa manual repetitiva de um ser humano para um robô gera bem-estar profissional.
Nesse sentido, ao ganhar tempo, os colaboradores podem se dedicar a tarefas mais estratégicas que realmente só um ser humano pode executar.
Escalabilidade
Se sua operação tem picos sazonais ou está em crescimento acelerado, escalar sua capacidade de processamento com automação não será um problema, como seria se ela fosse totalmente manual.
Como selecionar os processos certos para automação?
A automação dos processos digitais irá depender da área de atuação da empresa e seus principais objetivos a curto, médio e longo prazo. Além disso, um processo não exclui o outro, podendo muitas vezes, serem complementares.
Para isso, é necessário avaliar desde o custo da automação até as ferramentas e softwares disponíveis no mercado. Para mais, é importante que os processos sejam assertivos e obtenham resultados, como redução de custos e otimização de processos, por exemplo.
Confira cases de sucesso do sistema de automação inteligente da Stoque
A Stoque conta com 20 anos de experiência, liderando projetos de automação inteligente de processos para clientes de diversos portes e segmentos. Até hoje foram mais de 500 processos de negócios automatizados e mais de 3.5mm de documentos e imagens processados por mês.
Confira a seguir os principais cases de sucesso do sistema de automação inteligente da Stoque.
Intelligent Automation – Solutions & Services – Brasil 2021 Quadrant Report
A Stoque foi indicada como “Rising Star” no quadrante de Automação Inteligente da ISG de 2021, estudo independente que compara os provedores de serviços em suas soluções e serviços proprietários e os posiciona com base em seus portfólios e perspectivas.
O estudo também indica a Stoque, através do Ábaris, solução SaaS de gestão de conteúdo e automação de fluxos, como “Product Challenger” no quadrante de Processamento Inteligente de Documentos.
Automação Inteligente de Negócios: este quadrante analisa os provedores de serviços de terceirização de TI ou BPO que oferecem plataformas, soluções e estruturas de automação e de IA proprietárias, juntamente com serviços associados para ajudar as empresas a automatizarem as atividades comerciais e aumentar as capacidades de sua respectiva força de trabalho.
Os Rising Stars têm um portfólio promissor, incluindo o roadmap necessário e o foco adequado nas principais tendências do mercado e requisitos do cliente. Também possuem uma excelente gestão e compreensão do mercado local.
Processamento Inteligente de Documentos: este quadrante se concentra em provedores que oferecem produtos ou soluções de software exclusivo para a descoberta, análise e processamento automatizado de documentos em toda uma organização. Indo além do tradicional reconhecimento óptico de caracteres (OCR), o software de IDP utiliza tecnologias de IA, como NLP, aprendizado de máquina, visão computacional e aprendizagem profunda para filtrar e analisar grandes volumes de dados não estruturados de múltiplos formatos para processamento, armazenamento e uso posterior em outros aplicativos.
Product Challengers oferecem um portfólio de produtos e serviços que fornece uma cobertura acima da média dos requisitos corporativos.
>> Baixe o relatório completo e entenda porque a ISG coloca a Stoque como “Rising Star”.
Banco Digital – Automação de Fluxos Financeiros
A captura de documentos de um banco digital de cobertura nacional era feita por dispositivos móveis e apresentava falhas, impactando negativamente na efetividade do processamento dos dados e prejudicando a experiência do cliente.
Como solução, foi feito um processamento digital de cheques, com uso do SDK Stoque, integrado ao app do banco, para captura guiada, garantindo enquadramento e qualidade de imagem e legibilidade dos documentos.
Veja os resultados do projeto:
- Aumento de 300% na taxa de aprovação do processo de compensação de cheques;
- Mais 90% de precisão na captura dos documentos;
- Melhora na experiência do cliente.
Banco de financiamento veicular – Automação de Fluxos Financeiros
Informações e documentações dos clientes eram descentralizadas, fazendo com que a Instituição não tivesse uma visão única do cliente. Além disso, a experiência do cliente era prejudicada pelo elevado tempo de resposta entre cada etapa do processo executado.
Como solução foi feito uma automação dos fluxos e atividades que possuem interação e gestão de documentos, através de tecnologias de OCR, Facematch e assinatura digital.
Os resultados atuais são:
- Maior eficiência operacional;
- Mitigação de riscos e fraudes;
- Melhoria na jornada e experiência do cliente – mais rápida e satisfatória.
Banco Internacional – Automação e gestão dos processos financeiros para solicitação de compras e pagamento de fornecedores
Os processos de pagamento e reembolso de despesas tramitavam através de rotinas e cadastros manuais envolvendo os vários sistemas legados.
Como solução, foi implementada uma plataforma de automação digital, integrando tecnologias BPMS, ECM e RPA, permitindo que atividades automatizadas ou robóticas fossem gerenciadas e controladas sistematicamente.
Observe os resultados:
- Cálculo de taxas automatizado;
- Mais produtividade e redução de erros humanos;
- Mais agilidade nas demandas internas;
- Maior controle da situação de pagamento, gerando mais segurança e confiabilidade na operação.
Grande concessionária de rodovias – Portal de pagamentos a fornecedores
O setor financeiro processava as NFs de seus mais de 500 fornecedores diariamente de forma manual e descentralizada.
Como solução, foi implantada uma automação de esteira de pagamentos de NFs, através de uma plataforma digital que conecta fornecedores e o setor de contas a pagar em um único ambiente, já integrada ao ERP SAP.
Resultados:
- 100% das notas fiscais recebidas pela plataforma (+5.500/mês);
- Mais visibilidade aos fornecedores;
- Redução do consumo de papel;
- Ganho em produtividade, redução de erros humanos e mais agilidade nas demandas internas;
- Maior controle da situação de pagamento, gerando mais segurança e confiabilidade na operação.
Conclusão
Adotando as estratégias e ferramentas mais adequadas ao seu modelo de negócio, a automação digital pode ser a virada de chave que a sua empresa está precisando. Além de maior produtividade para a equipe e redução de custos, os clientes também sairão mais satisfeitos, trazendo resultados mais significativos e positivos para o seu negócio.
E você, já pensou ou ainda pensa em adotar a automação inteligente no seu negócio? Conte para a gente nos comentários!
Até a próxima.
Conheça a Stoque
No atual cenário corporativo, as empresas que se destacam são aquelas que utilizam ferramentas inovadoras para otimizar o fluxo de trabalho e entregar a melhor experiência ao cliente.
Oferecemos soluções tecnológicas customizadas de acordo com o seu segmento para automatizar processos complexos e garantir mais agilidade.
Nossa plataforma de serviços de conteúdo apoia as organizações que desejam acelerar seus processos, eliminando a necessidade de papel e reduzindo o trabalho manual. Com ela, você pode trabalhar mais rapidamente, gerenciando um volume crescente de informações sem a necessidade de contratar equipes.
Agora que você já sabe como é importante manter a automação dos processos digitais com alta tecnologia, lembre-se sempre de buscar uma empresa séria para atender às necessidades da sua equipe!
Converse com um especialista em automação de processos digitais. Basta clicar aqui e preencher o formulário, que entraremos em contato com você!
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