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6 passos para ganhar mais eficiência com a automação bancária
5 min para ler
Postado em 02/07/2021 - Atualizado em: 10/05/2022
Tarefas repetitivas, processos manuais, falta de agilidade na operação. Isso soa familiar? Apesar da evolução tecnológica, são desafios comuns que tiram o sono dos executivos de instituições financeiras. Afinal, o que falta para o seu negócio avançar em automação bancária?
É uma reflexão importante, uma vez que o comportamento do consumidor mudou e essa tendência é irreversível. Entre a nova geração de adultos há quem nunca tenha pisado em uma agência bancária e consiga resolver tudo pelo smartphone.
Argumentos não faltam para priorizar a automação de processos em operações financeiras.
Com a adoção de soluções tecnológicas para bancos, toda a cadeia é beneficiada. Soluções de automação resolvem gargalos desde os processos internos até o relacionamento com o cliente final.
Leia até o final e entenda como a tecnologia pode ter um papel estratégico no setor financeiro e quais outras vantagens pode-se esperar dessa transformação digital.
O que é automação bancária
Basicamente, a automação bancária consiste na utilização de ferramentas que permitem realizar os processos internos de uma instituição financeira de maneira automatizada, dispensando ou reduzindo a operação manual.
Com a expansão dos bancos digitais, o setor se viu obrigado a acompanhar e se aprofundar em soluções tecnológicas para atrair e manter seus clientes. Porém, muito mais do que oferecer serviços digitais, o mercado financeiro deve buscar atualizar seus processos da porta para dentro, ganhando mais competitividade e inteligência em todas as áreas de atuação.
O cliente final já está familiarizado com esse tipo de tecnologia, sendo as duas soluções mais populares de automação bancária o mobile banking e o internet banking, segundo pesquisa realizada pela FEBRABAN.
Para que a automação bancária se torne uma realidade de ponta a ponta, é necessária a implementação de softwares específicos para que as tarefas sejam concluídas de forma ágil e otimizada. Dessa forma, os resultados internos são impactados positivamente, assim como a percepção externa, contribuindo para atendimentos cada vez mais completos e eficientes também para o cliente final.
Como funciona a automação bancária?
Com clientes mais exigentes e familiarizados com a agilidade digital, a automação bancária tem se tornado assunto frequente entre gestores da área.
Utilizando soluções tecnológicas, como sistemas de automação de fluxo de trabalho, ou até mesmo para agilizar a interação com o cliente, respondendo a questões básicas e realizando atividades repetitivas, as soluções de automação bancária podem atuar com tarefas de alto volume em um intervalo de tempo muito inferior comparado a uma atividade manual.
O fluxo de funcionamento para a implantação de soluções de automação bancária pode variar de acordo com o objetivo e com o grau de complexidade, já que é possível automatizar inúmeros processos de back office como também de atendimento ao cliente.
A escolha da ferramenta pode ser influenciada pelo momento em que a instituição se encontra, bem como sua cultura organizacional, e também, de acordo com seu planejamento e maturidade tecnológica para substituir significativamente as operações manuais e sua maneira de atuação.
Veja quais benefícios a automação bancária pode proporcionar para uma instituição financeira.
Quais são as vantagens de investir na automação bancária
Quando uma organização financeira decide implementar tecnologias de automação bancária, pode-se esperar diversos benefícios quantitativos e qualitativos, desde melhorias significativas na interação com cliente até ganho de produtividade na operação.
Considere a automação bancária se você precisa de:
- Maior controle na gestão de processos,
- Redução de erros operacionais,
- Diminuição de custos,
- Rastreio de informações,
- Melhor gerenciamento de recursos,
- Diminuição do tempo de resposta às demandas do cliente,
- Maior escalabilidade do negócio,
- Identificação de fraudes,
- Melhorar a experiência do cliente,
- Agilidade nos processos internos e externos,
- Ganho de produtividade,
- Suporte às tomadas de decisão.
Assinalou quase todos os itens? Então ao ler este texto você está no caminho certo para dar uma guinada na operação da sua instituição financeira.
Ficou claro até aqui que a automação bancária é uma grande aliada, tanto para a operação quanto para a gestão e, também, para o cliente. Com esse tipo de tecnologia, torna-se possível padronizar processos em todos os níveis e potencializar a experiência final dos clientes. Não há como negar que uma instituição financeira que investe em automação terá ganhos significativos em diferentes níveis.
Agora a dúvida é: como começar? Siga o passo a passo.
Baixe o Infográfico: As vantagens da automação do back office
6 passos de ter uma operação mais eficiente com a automação bancária
Agora que você já sabe o que é automação bancária e quais são as vantagens, é importante entender o que deve ser feito para que a implementação seja de fato favorável.
Listamos 6 passos que vão favorecer seu negócio e tornar mais eficiente a sua operação.
1. Defina as prioridades
Otimizar processos irrelevantes não vai resultar em ganho de eficiência. Por isso, antes de qualquer coisa, defina quais processos devem ser otimizados e como a automação bancária poderá contribuir para alcançar esse objetivo.
2. Mapeie todos os processos
Antes de implementar um sistema de automação bancária, é fundamental que todos os processos que passarão pela migração sejam mapeados. Documentar cada etapa trará clareza do que será preciso para tornar o trabalho mais eficiente, ágil e produtivo.
3. Busque soluções integradas
O processo de implementação de novas tecnologias, na maioria das vezes, pode ser complexo. Diante disso, estude soluções que ofereçam a possibilidade de integração de sistemas para que não haja perda de informação, retrabalho e custos extras.
4. Conte com especialistas em tecnologia
Se a ideia é tirar a transformação digital do papel, é importante ter uma equipe de tecnologia responsável para administrar as etapas de implantação e manutenção. Assim, há garantia de que a migração ocorrerá com maior fluidez.
5. Acompanhe e atualize os processos
Com a adoção de recursos que permitem que a automação bancária aconteça, é natural que seja necessário um tempo de adaptação. Porém, ao contrário do que pode parecer, após a implantação o processo não chega ao fim. Esse é o momento ideal para monitorar os novos processos, treinar a equipe, estar atualizado com o novo sistema e entender se as necessidades estão sendo atendidas. Dessa forma, é possível evitar falhas iniciais, evitar retrabalho e obter resultados de produtividade desde o início das operações automatizadas.
6. Esteja atualizado com o mercado
Novas tecnologias surgem a todo momento e, não é porque a automação bancária será colocada em prática na sua empresa que acompanhar o movimento do mercado perderá relevância. Muito pelo contrário.
As tendências mostram que tecnologias como blockchain, big data, internet das coisas, inteligência artificial e RPA para processos de back office podem ser integradas a automação bancária para proporcionar ainda mais eficiência, aumentando a velocidade das transações, processando um volume ainda maior de informações e reduzindo os custos com operações defasadas.
A automação bancária é um caminho importante para manter o negócio atualizado e competitivo, e potencializar seus serviços, seja diretamente com o cliente ou para tornar os processos internos ainda mais eficientes, ágeis e produtivos.
De acordo com a pesquisa realizada pela Febraban sobre Tecnologia Bancária 2020, o open banking vai forçar a indústria bancária a desenvolver uma estratégia de negócio baseada em ecossistema. Dessa forma, as tecnologias forçam os bancos a olhar um modelo de negócio que, hoje, é tratado como marginal ao seu core business.
A Stoque integra tecnologia e serviços para apoiar seus clientes em sua jornada de transformação digital, para que sejam mais eficientes e competitivos, sendo referência na automação de processos de back office de bancos e instituições financeiras. Nossas unidades de negócios atendem a todas as etapas do ciclo de informação corporativa, aprimorando o fluxo de trabalho e a produtividade do negócio.
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