Blog
Avance na automação de processos bancários com a Stoque
3 min para ler
Postado em 30/09/2021 - Atualizado em: 25/07/2024
Segundo a PwC , cerca de 81% dos CEOs de empresas do setor bancário estão preocupados com a velocidade dos avanços tecnológicos, mais do que qualquer outro setor.
A automação de processos bancários promete reduzir custos, melhorar a produtividade das equipes e promover agilidade para o negócio. A automação de processos digitais é uma solução que combina diversas tecnologias para automatizar fluxos de trabalho, reduzindo as atividades manuais e repetitivas e liberando a equipe para funções mais estratégicas.
Quer entender como a automação digital pode te apoiar na otimização de processos bancários? Acompanhe este artigo.
Riscos de não investir em automação de processos bancários
Segundo um levantamento realizado pelo banco digital BS2 com 400 pessoas (líderes de pequenas e médias empresas do Brasil) em 2021, 77% dos entrevistados acreditam que se os bancos não investirem em modernização de processos operacionais e administrativos terão dificuldades de manter a competitividade no mercado.
O setor financeiro tem sido um dos principais setores afetados pela inovação digital, levando tecnologia e automação para serviços como concessão de crédito, renegociação de dívidas e financiamento imobiliário.
Para os entrevistados no levantamento do BS2, os principais avanços das instituições financeiras nos últimos anos foram:
- aumento da velocidade nas transações financeiras (35%);
- apps e plataformas mais rápidas e completas (35%);
- melhora na automação dos processos e na experiência do usuário no atendimento nos meios digitais (29%).
Sendo assim, o momento atual pede mudanças e, com isso, há a necessidade de rever e renovar os procedimentos operacionais e o desenvolvimento tecnológico. Dessa forma, as instituições financeiras terão condições de manter uma relação de confiança e fidelidade com os clientes, mantendo-se competitivas e gerando novas fontes de receita.
Baixe o Infográfico: As vantagens da automação de back office
Benefícios da automação de processos bancários
A implementação da automação dos processos bancários promove diversos benefícios para a instituição financeira, que vão desde melhorias na interação e relação com os clientes até aumento na produtividade nas operações. Confira as principais vantagens a seguir:
- Maior eficiência nas tarefas: garante eficiência nas transações bancárias e reduz os possíveis erros gerados por humanos;
- Redução de gastos operacionais: a tecnologia digital permite diminuir custos, como a contratação e treinamento de funcionários para a realização de tarefas repetitivas ou que podem ser facilmente realizadas por um software, diminui os custos de refação de tarefas com erros, além dos custos com papéis. Segundo a Capegemini, mais de 50% da papelada associada a abertura de contas é rejeitada, levando a aumento dos custos associados ao tempo e recursos;
- Melhor atendimento ao cliente: a automação melhora a experiência do cliente, permitindo interações mais objetivas e agradáveis. Por exemplo, disponibilizando o processo de abertura da contas online ou liberando o crédito em minutos, o cliente encontra a solução para sua dor e resolve seu problema de forma rápida e eficiênte;
- Aumento na produtividade da equipe: a automação de processos digitais reduz a redundância das tarefas, o que permite que os colaboradores dediquem-se a atividades mais estratégicas e que exigem mais atenção;
- Diminuição de fraudes: a tecnologia torna os processos menos propensos a falhas e consegue identificar padrões e ameaças de fraudes de forma mais rápida, aplicando medidas de prevenção imediatamente;
Leia também: 5 benefícios que a automação inteligente pode trazer para o seu negócio
Como funciona a automação de processos bancários com a Stoque
A plataforma de automação digital da Stoque atua como um orquestrador de atividades, permitindo automatizar tarefas humanas, realizando integrações com outros sistemas e possibilitando o acompanhamento e rastreamento de todo o processo, de ponta a ponta.
Para simplificar e otimizar processos de front, middle e back office, combinamos:
- Captura cognitiva: utiliza OCR (reconhecimento óptico de caracteres) e inteligência artificial para automatizar a captura, classificação e integração de documentos;
- Mobilidade: possibilita a captura de documentos e imagens multi-canal;
- Orquestração de processos (BPM): melhora o desempenho dos processos do negócio, por meio da automação, com agilidade e eficiência;
- Software de gestão de conteúdo (ECM): para armazenamento, distribuição e gerenciamento de documentos, com assinatura digital;
- Automação de processos robóticos (RPA): automatiza tarefas repetitivas e manuais por meio de robôs, proporcionando mais produtividade e controle às operações;
- Analytics: por meio de análises avançadas de dados, a plataforma contribui para a tomada de decisões.
Leia também: 6 passos para ganhar mais eficiência com a automação bancária
Utilizando soluções tecnológicas, a automação de processos bancários otimiza o onboarding de clientes, processos de abertura de contas, concessão de crédito, registro e formalização de contratos, processamento de cheques, além de diversas operações de back office como entrada e processamento de NFs, contas a pagar, entre outros.
Portanto, podemos dizer que toda a instituição financeira é impactada com os benefícios da automação de processos bancários. A tecnologia, basicamente, aumenta a capacidade do negócio na entrega de valor aos clientes, aspecto fundamental em um ambiente cada vez mais competitivo.
Quer saber mais sobre como impulsionar a automação de processos na sua instituição financeira? Fale com um de nossos especialistas!
Posts relacionados
Motor de regras: entenda como esse sistema contribui para a automação do seu negócio
Regras são fundamentais para organizar e guiar nossa vida em sociedade. Elas oferecem previsibilidade e estruturam nossa forma de agir. O mesmo vale […]
Leia maisGestão de fornecedores: Como otimizar e simplificar esse processo
No mundo corporativo competitivo de hoje, a gestão de fornecedores desempenha um papel fundamental para empresas que buscam otimizar suas operações e garantir […]
Leia maisO que é o Ciclo PDCA? Entenda essa ferramenta estratégica para melhoria contínua
O Ciclo PDCA é uma ferramenta estratégica amplamente utilizada para promover a melhoria contínua de processos. Ela permite que empresas de todos os portes […]
Leia mais