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Como ampliar seu portfólio de produtos e serviços gráficos e conquistar novas fatias de mercado: 8 dicas certeiras

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Postado em 06/04/2021 - Atualizado em: 24/07/2024

Como ampliar seu portfólio de produtos e serviços gráficos e conquistar novas fatias de mercado: 8 dicas certeiras

Para se manter sempre competitivo, com estratégias inovadoras e com crescimento da carteira de clientes, o gestor gráfico precisa se apoiar em um planejamento de negócio. 

Assim, poderá contar com: análise de mercado, de público, de concorrência, de ambiente externo e interno e de possíveis parceiros para o negócio, visando o crescimento da empresa.

E quando o objetivo desse crescimento é se estabelecer em uma nova fatia de mercado por meio também de novos produtos ou serviços, alguns pontos precisam ser considerados.

Ao se preparar para a entrada em novos nichos, a empresa conseguirá por meio de um estudo tanto de mercado quanto do próprio público, enxergar as oportunidades e as eventuais necessidades de ajustes em relação aos seus produtos ou serviços.

Por isso, além de elaborar um plano de negócio que consiga identificar todos os pontos dessa jornada, listamos as 8 principais dicas para quem busca novos nichos dentro do setor gráfico

Desde a melhoria nos processos e equipamentos, listamos também dicas de marketing e diferenciais importantes para serem abordados com segurança e estratégia.

Acompanhe!

Como se preparar para as mudanças: transformações no mercado gráfico

O mercado gráfico vem sofrendo diversas transformações nos últimos anos e não é só pela questão financeira, mas também pela forma com que o público vem consumindo seus produtos. Como consequência novas oportunidades e desafios estão surgindo.

E para que essas empresas possam crescer e até mesmo entrar em novos mercados nos próximos anos são necessárias algumas mudanças para se adaptarem a essa nova realidade. Os principais fatores para esta mudança estão ligados a inovação, tecnologias e até mesmo equipamentos para impressão em grandes formatos voltados para comunicação visual.

O resultado de inovações contínuas na tecnologia jato de tinta, necessidade de baixas tiragens e às melhorias significativas na velocidade, substratos, qualidade e custo das impressoras digitais podem levar o ambiente gráfico a um crescimento importante para os próximos anos, pois os gastos com a produção passam a ser reduzidos de acordo com o investimento tecnológico que as empresas passaram a fazer. 

Por isso, cada vez mais as gráficas estão oferecendo outros serviços, diversificando, buscando alternativas de impressão e diferentes materiais, alcançando assim novos mercados. Um fator que reflete na mudança desse segmento é a chegada da Indústria 4.0, onde as máquinas estão cada vez mais informatizadas e com maior capacidade de velocidade e personalização.

Mas como a empresa gráfica pode se preparar para estas mudanças enquanto negócio? Adaptações ao modelo de negócio devem acontecer sempre que necessário. Em busca por crescimento, essas transformações no ambiente gráfico acontecem com alguma regularidade também por conta da demanda tecnológica. Elas podem ocorrer ainda em situações de crise ou de grandes transformações, como é o caso da entrada em novos mercados.

Quando os momentos de crise surgem, é fundamental que a empresa esteja preparada para identificá-lo, gerenciá-lo e minimizar ao máximo os possíveis impactos. 

8 dicas para entrar em novos nichos de mercado

Identifique a demanda do mercado

Por meio de uma pesquisa de mercado e de público-alvo, é possível não só destacar quais são as maiores necessidades como também entender onde o mercado está falhando e identificar as novas demandas. O estudo desses dados resultantes das duas pesquisas trará informações necessárias para elaborar uma estratégia mais assertiva.

Em momentos de crise, por exemplo, inovações tecnológicas e estratégicas são pensadas por diversos segmentos, visando estabelecer novas formas de solucionar novos problemas, diminuindo o impacto econômico e gerando um novo ciclo de vendas.

Para quem busca atuar no ambiente gráfico de maneira inteligente, estar atento ao mercado é sem dúvida, um dos fatores fundamentais. Somente com essa observação será possível entender quais são os passos necessários a serem tomados. 

Trace um plano de negócio

O ponto inicial para investir em um nicho gráfico diferente da atuação atual é elaborar um plano de negócio, onde seja possível entender como esse investimento será feito. Seja em relação às finanças, mas principalmente, para a análise de público, de parceiros,  da concorrência e avaliação criteriosa do ambiente interno.

Avalie seu ambiente interno

Analisar o ambiente interno da empresa é um passo fundamental para o crescimento. É preciso entender se a empresa está preparada para atender uma demanda maior e observar se está cometendo dois erros críticos:

  • Ambiente interno desorganizado: ter o ambiente interno bem organizado, afeta diretamente no desempenho da produção. Busque uma organização com base no fluxo de trabalho para otimizar as etapas dos processos;
  • Estrutura de equipamentos ineficientes: pode acontecer de empresas gráficas investirem em equipamentos que não cumprem o esperado para o tipo de produto que querem produzir, como o maior consumo de insumos ou quando o equipamento não suporta uma configuração de cor específica. Isto, além de aumentar o custo de impressão, pode dificultar o crescimento da empresa.

Por este motivo, é tão importante que a avaliação seja feita de forma criteriosa e honesta, pois o investimento que será feito para alcançar novos clientes no ambiente gráfico precisa ser feito com cautela e estratégia.

Analise seus concorrentes

Analisar o mercado é diferente de analisar o concorrente. O mercado gráfico é um campo amplo, e você pode buscar inspirações para reproduzir na sua região determinado tipo de serviço ou produto.

Já a análise do seu concorrente fala diretamente com a gráfica próxima, que muitas vezes é a segunda opção de compra do seu cliente. Por isso, é importante fazer uma análise criteriosa das estratégias do seu concorrente e entender onde existem pontos de melhorias, ou pontos chave de mudança que você pode aplicar em seu negócio.

Essa análise pode ser feita por meio das redes sociais, investigando as estratégias de comunicação com o público, o atendimento e o serviço disponível virtualmente, por exemplo. 

Outra forma de avaliar os concorrentes é como um cliente oculto, onde você entra em contato com a marca, solicita um determinado serviço e avalia o processo desde o contato inicial até a entrega do produto finalizado.

Tenha em mente que uma análise de concorrência serve não só para entender como o seu concorrente opera, mas compreender, principalmente, em que ponto o seu cliente deixa de comprar o seu serviço e escolhe o concorrente. Quando esse motivo está evidente, as mudanças necessárias do ambiente gráfico para atrair e fidelizar os clientes tornam-se claras e o resultado será mais eficaz.

Busque linhas de crédito ou bons parceiros para crescer junto

Geralmente, o investimento em um novo nicho de mercado requer aplicação de capital financeiro em equipamentos, tecnologia, treinamentos etc. Por isso, é fundamental que a empresa possa contar com linhas de crédito para subsidiar essa conquista sem prejudicar as finanças a longo prazo.

As linhas de crédito devem ser avaliadas de acordo com o plano de negócio, e levando em consideração também os riscos de um retorno financeiro de longo prazo, como uma crise econômica ou até mesmo como vimos recentemente, uma pandemia mundial.

Outro passo igualmente importante é buscar bons parceiros, com experiência no seu mercado de atuação, solidez e que possam fazer parte da sua jornada de crescimento, não só como fornecedores de serviços e tecnologia, mas como verdadeiros parceiros de negócios. 

Trace um plano para gerenciamento de crise

O gerenciamento de crise é um planejamento construído visando diminuir os impactos com uma possível adversidade no ambiente interno ou externo. Quando a empresa busca a entrada em um novo mercado, é preciso levar em conta todas as dificuldades que podem surgir com essa inserção e se preparar para ela.

Ter um plano de gerenciamento de crise irá facilitar a visão de novas possibilidades de recuperação, minimizando os danos que este conflito pode causar à empresa.

Conheça bem o seu público

Para investir em um novo mercado ou até mesmo em novos serviços, é preciso conhecer muito bem o seu público-alvo. Por meio de uma pesquisa bem estruturada, a empresa pode obter dados importantes como: 

  • Quais problemas o público deseja resolver e como sua empresa pode ajudar: se a mudança de mercado vem para suprir essa demanda, a empresa está no caminho certo;
  • Perceber as variações que pedem uma nova configuração no modo de consumir os mesmos produtos: uma gráfica que atua com atendimento e vendas via telefone, por exemplo, pode investir em web to print, mudando para o digital e ampliando suas possibilidades de atuação;
  • Buscar a humanização da marca, atendimento ou dos produtos de acordo com a real necessidade do público a qual se destina.

Quando empresas criam laços com as pessoas, o serviço se torna ainda mais completo. É o que os especialistas de marketing chamam de humanização da marca: o movimento de aproximar a marca de seu público com uma linguagem que converse com eles e fale sobre suas dores.

Dessa forma, é importante buscar entender o seu público, as necessidades e agir para resolução dos problemas de forma inteligente. Assim é possível conquistar, em um novo mercado, clientes que serão cada vez mais atraídos e fiéis aos seus produtos e soluções.

Invista em melhorias internas

Após fazer a avaliação interna, é hora de atuar nas melhorias necessárias com base no objetivo geral de crescimento. No ambiente gráfico, as melhorias giram em torno não somente de novos equipamentos, mas também em treinamento específico da equipe, em melhorias no espaço físico do parque gráfico, além da utilização de softwares e plataformas que suportem essa mudança da melhor maneira possível.

Dessa forma, as estratégias de crescimento da empresa gráfica, proporcionam um crescimento de forma eficaz expandindo negócios e aproveitando as possibilidades empresariais existentes por meio de recursos que a empresa já possui. 

Antes de iniciar o projeto, é fundamental fazer uma avaliação criteriosa para saber se a empresa está realmente preparada para crescer. Se este for o momento ideal, é importante contar com parceiros que possam colaborar positivamente para esse crescimento.

Parceiros que forneçam não só tecnologia, mas que possam, de forma muito personalizada, atuar dentro das particularidades da sua empresa, e que possam fornecer melhorias internas que perdurarão também a longo prazo.

Como a tecnologia pode fortalecer as mudanças: conheça a Stoque

As soluções tecnológicas da Stoque ajudam empresas a automatizarem seus processos para se tornarem mais eficientes. Nós atuamos nos mais diversos segmentos de mercado gráfico, com soluções que poderão auxiliar a sua empresa a crescer.

Negócios digitais conseguem atuar de maneira otimizada e entregar a melhor experiência ao cliente. Com a Stoque, a transformação digital do seu negócio acontece do jeito que deveria ser: de dentro para fora.

Somos especialistas em soluções de impressão digital para ambientes de produção e alto volume, nos quais qualidade, segurança, prazo e/ou volume são críticos para a operação.

Nossas soluções permitem que gráficas atendam tanto a produção em alto volume quanto menores tiragens, num novo ambiente de demandas fracionadas e personalizadas. Nosso foco é garantir a qualidade e continuidade da produção. Além disso, ajudamos nossos clientes a otimizarem seus custos operacionais, desenvolverem novos produtos e aplicações para conquistarem outros mercados.

Estamos presentes em cinco capitais: Belo Horizonte (matriz), Belém, Brasília, São Paulo e Vitória, atendendo a mais de mil clientes em todo o Brasil.

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Até a próxima.

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