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ECM: saiba o que é, como funciona e por que a sua empresa deve usar
9 min para ler
Postado em 26/01/2023 - Atualizado em: 25/07/2024
Muito além de apenas uma tecnologia ou metodologia, o ECM (Enterprise Content Management), traduzido como gestão de conteúdos empresariais, combina uma série de estratégias, ferramentas e métodos fundamentais no que diz respeito aos processos que compõem uma organização, como gerenciamento, captura e armazenamento de documentos.
Talvez você esteja se perguntando: mas não é exatamente a mesma coisa que gestão eletrônica de documentos (GED)? Na verdade, o ECM é uma evolução do sistema GED, fazendo com que os processos se movimentem de maneira mais ágil.
Apenas converter esses documentos para o formato digital não é o suficiente, sendo assim, é necessário contar com uma ferramenta mais completa e que organize e armazene informações importantes para o bom funcionamento dos processos de uma empresa.
Neste post, abordaremos os principais benefícios, etapas e como escolher um modelo de ECM mais adequado para a sua empresa. Acompanhe!
O que é e como funciona o ECM?
O ECM (Enterprise Content Management), caracteriza-se como o conjunto de métodos, estratégias e ferramentas utilizados na gestão, coleta, medição e armazenamento do fluxo de informações de uma empresa. Ou seja, é o gerenciamento de todos os fluxos e tipos de conteúdo que compõem uma empresa, tais como planilhas do Excel, documentos do Word, imagens e arquivos PDF.
Hoje, as soluções de ECM estão cada vez mais completas, indo muito além da digitalização, armazenamento e recuperação de arquivos. Assim, o ECM é um sistema muito amplo, auxiliando desde a otimização dos processos de uma organização até a potencialização de ações e tomadas de decisões.
Com essa metodologia, é possível reduzir possíveis falhas e garantir maior produtividade nos processos organizacionais.
Agora que você já sabe o que é o sistema ECM, entenda como ele funciona na prática, a seguir.
5 etapas do ECM
O ECM funciona baseado em 5 etapas: capturar, gerenciar, armazenar, preservar e entregar conteúdos e informações.
Com o uso desse sistema, toda a gestão de documentos pode ser realizada de maneira segura e dinâmica. Acompanhe como funciona cada uma das 5 etapas implementadas no ECM:
1 – Captura de informações
Esse primeiro elemento do ECM está relacionado à captura de informações em diferentes formas, tais como:
- Notas fiscais;
- Relatórios;
- Faturas;
- Estatísticas;
- Prontuários;
- Contratos;
- Planilhas;
- Formulários;
- Arquivos digitalizados;
- Conteúdos online;
- Dados de aplicativos.
2 – Gestão de conteúdos
No ECM, o gerenciamento de informações tem três tipos de classificação:
- Conectar;
- Modificar;
- Empregar informações.
Nesta etapa do ECM, o uso de um software é fundamental, principalmente em casos de acesso à informações de maneira remota, em tempo real e de qualquer local.
3 – Armazenar
A forma como os arquivos e documentos são armazenados em uma empresa podem variar conforme o tipo de empresa. No entanto, no ECM é importante que os dados sejam armazenados em uma única fonte, padronizando os processos e evitando duplicidade.
Esse armazenamento garante a segurança das informações, além de minimizar o risco de perdas e permitir que um usuário acesse sempre a versão mais recente de um documento.
Pastas com diferentes tipos de acesso e hierarquias de documentos e informações auxiliam no armazenamento.
4 – Preservar
É de extrema importância garantir que as informações estejam protegidas e sejam armazenadas com segurança.
Para assegurar que isso seja possível, é importante que os dados tenham senhas de acesso, assim como criptografias e autenticação de dois fatores e demais etapas de segurança.
5 – Controlar
No controle de dados é o momento de administrar quem deve ter acesso aos dados e quais usuários podem fazer modificações nos arquivos da organização. Nesse período, os gestores também precisam controlar de que forma os dados podem ser compartilhados e alterados.
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Softwares de ECM
Os softwares de ECM podem ser usados para integração a outros sistemas e facilitar a localização de informações na sua empresa. Os programas são capazes de gerenciar o ciclo de vida dos conteúdos e dos documentos do seu negócio. As ferramentas ainda possibilitam o gerenciamento das informações com segurança.
Uma gestão eficaz e segura associada à plataformas de Business Intelligence, BPM e Data Analytics auxilia na troca correta e segura de informações.
Além disso, vale ressaltar que um fator importante é que o software ECM reduz a dependência das empresas dos arquivos em papel. Isso impacta diretamente na produtividade e eficiência dos funcionários, já que o acesso aos documentos pode ser feito de maneira imediata e de qualquer lugar do mundo.
Qual a diferença entre ECM e GED?
Quando se fala em ECM é muito comum associá-lo ao GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos. No entanto, há diferenças.
O GED é responsável por um conjunto de sistemas tecnológicos responsáveis por capturar, armazenar, processar, indexar, compartilhar e realizar o backup de documentos corporativos. Além disso, traz maior segurança aos documentos e facilita seu acesso.
Mas afinal, qual a diferença dessa tecnologia para o ECM? Vamos lá!
Como já citamos no início deste post, o ECM é uma evolução do sistema GED, fazendo com que os processos se movimentem de maneira mais ágil.
Enquanto o foco do GED está na gestão de documentos, o ECM atua em conjunto com outras ferramentas, otimizando o gerenciamento dos processos da empresa como um todo. Vale ressaltar, também, que enquanto o GED tem como base a organização de acordo com cada departamento, o ECM tem uma organização global.
Veja a seguir mais diferenças entre ambos:
- O ECM permite o gerenciamento de diferentes tipos de conteúdo e suporte (imagens, vídeos, entre outros tipos de arquivo);
- O ECM permite a captura e leitura do arquivo por reconhecimento óptico de caracteres.
Sendo assim, o ECM é uma evolução do GED, atuando de forma mais ampla no que diz respeito às funções de uma empresa.
A importância do ECM para as organizações
O ECM é fundamental no que se refere à importância de uma boa gestão, armazenamento e compartilhamento de informações em uma empresa, além das vantagens de ter o arquivo de forma digital.
Além disso, esse sistema serve para aprimorar a produtividade de uma empresa, tornando os processos mais eficientes e ágeis no dia a dia.
O ECM centraliza todas as informações importantes de armazenamento, acesso, edição e compartilhamento de documentos, informações e dados em diferentes formatos.
Através do ECM, os usuários da sua empresa podem:
- Encontrar documentos de maneira rápida;
- Analisar com precisão e detalhes as informações;
- Vincular os documentos em seus próprios fluxos de trabalho.
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Dados importantes sobre ECM
Caso a sua empresa ainda não tenha implementado uma ferramenta ECM, vale a pena se informar sobre alguns dados importantes de como está sendo o impacto e importância dessa plataforma no mercado.
Um estudo da Association for Information and Image Management, em parceria com o CENADEM-IPC, observou que 72% das empresas avaliam como importante o uso de tecnologias para gestão de documentos, só no Brasil. Já a nível global, a taxa é de 89%.
Outro dado importante diz respeito à economia de recursos. Segundo um estudo realizado pela World Commerce & Contracting Associations, uma má gestão de contratos pode gerar mais de 9% da receita. E com uma gestão eficiente de documentos, é possível reduzir os custos em torno de 2%.
Esses dados mostram o quanto uma boa gestão de documentos pode facilitar os processos internos de uma empresa, assim como melhorar a otimização do tempo e produtividade da equipe.
Vantagens de um software de ECM
O ECM possibilita inúmeras melhorias e benefícios no dia a dia das empresas. Acesso fácil e rápido às informações, auxílio na eficiência e conclusão dos projetos são algumas das vantagens da implementação do ECM na sua empresa.
Veja a seguir mais vantagens de implementar esse sistema no seu negócio.
Centralização de informações
Através do ECM é possível armazenar uma quantidade significativa de documentos, informações e dados, facilitando o acesso e centralização de informações, além de permitir uma estrutura mais organizada no dia a dia da empresa.
Há ferramentas de controle e mecanismos de segurança que permitem que pessoas autorizadas possam acessar os documentos sem dificuldade.
Organização de processos
A automação proporcionada pelo sistema de ECM auxilia a eliminar tarefas manuais e repetitivas, como por exemplo cópias, escaneamentos e compartilhamento de documentos físicos.
Facilidade na migração de documentos
Com o uso da ECM, é possível que a empresa realize a tramitação de documentos de maneira simples e rastreável. É possível identificar a localização e usuários no arquivo.
Redução de custos
Todas as vantagens citadas acima, como otimização do tempo e maior eficiência, associadas à redução do uso de papel, garantem também mais economia para o seu negócio.
Melhoria dos processos empresariais
O ECM ajuda a identificar possíveis falhas, gargalos e melhora os processos de armazenamento e segurança dos documentos, fazendo com que os mesmos fiquem mais organizados e padronizados.
Legislação
O Enterprise Content Management facilita ainda o atendimento às normas legislativas, principalmente no que diz respeito à LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados.
A boa gestão de documentos fornece mais transparência e segurança no manuseio e controle das informações, seguindo as melhores práticas de legislação.
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Como saber se o ECM pode ser aplicado em sua empresa?
Agora que você já conhece todas as vantagens, funcionalidades e etapas do ECM, chegou a hora de entender se essa ferramenta é adequada para a sua empresa. Sendo assim, fica o questionamento: será que uma plataforma ECM é realmente o que meu negócio precisa?
A resposta é sim! Adotar essa plataforma pode ser a virada de chave que sua empresa está precisando. Além de tornar a documentação da sua empresa mais organizada e fácil de acessar, é possível automatizar uma série de tarefas manuais e repetitivas.
Economia de tempo, de papel e ainda uma maior otimização dos processos é o que faz a diferença na hora de escolher aplicar uma plataforma ECM na sua empresa.
Como escolher um ECM para o seu negócio?
Antes de escolher uma plataforma ECM é importante atentar-se a alguns pontos importantes:
- Qual o nível de controle de acesso?
- Como é a centralização de informações?
- Qual o nível de autonomia e mobilidade?
- Quais funcionalidades estão disponíveis?
- A plataforma é segura?
- Possui assinatura digital?
- É possível integrar a outros sistemas?
Além disso, há outras funcionalidades a serem levadas em conta, tais como:
- Visualização de documentos sem a necessidade de download do arquivo;
- Leitura dos principais tipos de arquivos do mercado, como MS Office, PDF, arquivos gráficos, TXT e RTF;
- Cache inteligente e suporte para streaming;
- Buscador para localizar documentos a partir da identificação das citações e termos relacionados;
- Controle das versões para registro de mudanças aplicadas nos documentos, como data de alterações de usuários.
Conclusão
Escolhendo o software ECM mais adequado ao seu modelo de negócio, fica mais fácil obter uma melhor definição dos processos e resultados mais efetivos. Além de maior produtividade para a equipe e redução de custos, os clientes também sairão mais satisfeitos, trazendo resultados mais significativos e positivos para o seu negócio.
E você, já pensou ou ainda pensa em adotar a tecnologia ECM no seu negócio? Conte para a gente nos comentários!
Até a próxima.
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O Ábaris é uma solução SaaS de gestão de conteúdo (ECM) e automação de fluxos (BPM) em nuvem desenvolvida pela Stoque, com módulo de captura inteligente e assinatura digital nativos em uma única plataforma.
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- Produtividade e eficiência;
- Desenho de processos utilizando BPMN 2.0;
- Integrações com APIs internas e externas, no-code ou low-code;
- Criação de formulários eletrônicos low-code para captura de informações do processo;
- Interface intuitiva e no-code.
Gestão
Monitoramento de indicadores que acompanham a performance dos processos em dashboards de fácil consulta, atualizados em tempo real, para a tomada de decisão e elaboração de planos de melhoria contínua.
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Desenvolvimento em infraestrutura AWS, proporcionando mais segurança à aplicação e aos seus dados.
No atual cenário corporativo, as empresas que se destacam são aquelas que utilizam ferramentas inovadoras para otimizar o fluxo de trabalho e entregar a melhor experiência ao cliente.
Agora que você já sabe como o ECM pode fazer a diferença na automação dos processos digitais da sua empresa, lembre-se sempre de buscar uma empresa séria para atender às necessidades da sua equipe!
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