Blog

Decreto 10278: Como digitalizar seus documentos com segurança?

Ícone tempo leitura

4 min para ler

Postado em 31/01/2023 - Atualizado em: 03/10/2023

Decreto 10278: Como digitalizar seus documentos com segurança?

Digitalização de documentos e segurança são fatores que devem caminhar lado a lado. Hoje, a privacidade de dados é algo que tem se tornado uma preocupação constante, tanto para empresas, quanto para clientes e funcionários. A boa notícia é que desde março de 2020, a digitalização de documentos é um processo assegurado pela Legislação Brasileira, com o Decreto nº 10.278/2020, publicado no Diário Oficial da União pelo Governo Federal.

Quais documentos podem ser digitalizados? Quais são as regras e normas a serem cumpridas? Essas e mais dúvidas estão reunidas neste post. Continue acompanhando e saiba como digitalizar seus documentos com segurança e dentro do Decreto 10278!

Decreto 10278: entenda a lei de digitalização de documentos

O Decreto nº 10.278 estabelece que os documentos digitalizados que seguirem todas as diretrizes passam a ter o mesmo valor jurídico que os físicos. É válido para documentos produzidos por pessoas jurídicas (PJ) de:

  • Direito público interno (União, Distrito Federal, os estados, municípios e demais autarquias e entidades de caráter público);
  • Direito privado (fundações, associações e sociedades);
  • Pessoas naturais para comprovação perante pessoas públicas jurídicas de direito público interno.

Requisitos para a digitalização de documentos

O Decreto nº 10.278 dispõe de cinco regras estabelecidas para a digitalização de documentos:

  • Integridade e confiabilidade do documento digitalizado: é necessário que o documento digitalizado esteja exatamente igual ao documento físico. Além disso, precisa ter um meio de comprovação de identidade e autoria.
  • Rastreabilidade e audibilidade dos procedimentos: os procedimentos executados e o histórico dos materiais digitalizados no sistema utilizado devem ser informados.
  • Qualidade da imagem, da legibilidade e do uso do documento: as ferramentas e sistemas utilizados para a digitalização de documentos devem seguir as normas técnicas estabelecidas no decreto, as quais incluem resolução mínima, cor, tipo original e formato do arquivo.*
  • Confidencialidade do documento (quando aplicável): é necessário que a ferramenta ou sistema utilizado na digitalização dos documentos conceda níveis distintos de acesso, conforme os parâmetros de confidencialidade.
  • Interoperabilidade entre sistemas informatizados: a interoperabilidade refere-se à capacidade que dois sistemas informatizados têm de se comunicar de maneira transparente e eficaz. Assim, é necessário que ambos os sistemas atuem de maneira integrada e que os arquivos sejam salvos em formato aberto. O Decreto 10.278 estabelece o padrão no formato PDF/A, pois este modelo de arquivo permite que o documento seja sempre reproduzido da mesma maneira que foi salvo.

Banner FAQ 2.0

>> Assista também  a nossa live sobre digitalização de processos e documentos.

*Confira essas informações no anexo I do Decreto, abaixo:

Quais os documentos que não estão cobertos e que não se aplicam pelo decreto da digitalização?

Assim como há critérios que estabelecem quais documentos podem ser digitalizados, o Decreto 10.278 também dispõe de algumas exceções, tais como:

  • Documentos produzidos originalmente em formato digital: neste caso, aplica-se a Lei Medida Provisória nº 2.200-2/2001, responsável pela integridade, autenticidade e validade jurídica de aplicações que utilizem certificados digitais e transações e documentos em forma eletrônica;
  • Operações e transações realizadas no sistema financeiro nacional: aplica-se a Resolução nº 4.474;
  • Audiovisuais: pois há inúmeras leis referentes à direitos autorais;
  • Documentos de identificação: carteira de identidade, carteira de trabalho, certificado militar, Previdência Social (CTPS) , entre outros;
  • Documentos de porte obrigatório: como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por exemplo.

Como é realizado a manutenção e descarte dos documentos digitalizados

Agora que você já conhece os principais critérios e exceções dos documentos digitalizados, chegou a hora de entender como funciona também a manutenção e descarte desses documentos.

No que se refere ao armazenamento, segundo o Art.10 do Decreto, é necessário que sejam cumpridos dois fatores. O primeiro é sobre a proteção do documento digitalizado contra possíveis destruições, alterações ou até mesmo acessos e reproduções não autorizadas. 

O outro ponto diz respeito à indexação de metadados com o intuito de localizar o documento digitalizado e conferir qual foi o processo utilizado.

Confira os metadados mínimos exigidos, conforme consta o Decreto:

Hoje, há diferentes opções e formas de armazenar os documentos digitalizados. No entanto, para atender aos critérios estabelecidos no decreto, utilizar uma solução digital segura e que armazene os arquivos em nuvem segue sendo a melhor opção.

Quanto ao descarte dos documentos, ele é sim possível. Porém, para isso, é necessário que o processo de digitalização tenha sido realizado conforme os critérios necessários – com exceção de documentos que apresentem conteúdo de valor histórico.

Para que ocorra o descarte desses materiais, os procedimentos e as tecnologias utilizadas em sua digitalização devem assegurar os critérios que já citamos anteriormente, como:

  • Rastreabilidade e a auditabilidade dos procedimentos;
  • Confidencialidade do documento, quando aplicável;
  • Integridade e a confiabilidade do documento digitalizado;
  • Qualidade da imagem, da legibilidade e do uso do documento.

Assim, o descarte do documento digitalizado só poderá ser realizado após o cumprimento desses critérios. 

O que fazer com seu arquivo físico depois de digitalizá-lo?

Digitalizei minha IES

Conte com o Ábaris para digitalizar o seu negócio!

Até aqui, você certamente já percebeu o quanto é importante que a digitalização de documentos siga com atenção à todas as normas técnicas e de segurança, afinal, em um mundo cada vez mais digital e automatizado, migrar os documentos físicos para o meio eletrônico, preserva as informações de maneira mais segura e ainda garante a validade jurídica.

Para isso, é fundamental implantar soluções eficientes. Com um sistema em nuvem como o Ábaris é possível criar e rastrear versões, permissões e níveis de acesso e acompanhar o histórico do documento e registro de visualizações (check-in e check-out) em um repositório seguro.

Conheça todos os recursos do Ábaris e converse com um de nossos especialistas!

Compartilhe nas redes sociais:

Posts relacionados

Processos Educacionais: o que é e como otimizar?

Os processos educacionais representam o coração das instituições de ensino, abrangendo desde a administração do […]

Leia mais

Educação 5.0: O que é e como aplicar nas IES?

A Educação 5.0 representa a nova era do ensino, onde a integração de tecnologias avançadas […]

Leia mais

Gestão Educacional: Integrando Tecnologia para o Sucesso da Instituição

A gestão educacional é um componente vital para o sucesso de qualquer instituição de ensino. […]

Leia mais

Inscreva-se em nosso blog

eBook

Tudo que você precisa saber sobre Robotic Process Automation

Baixe o guia digital exclusivo

Inscreva-se em nosso blog

E acesse, em primeira mão, nossos principais conteúdos diretamente do seu e-mail.