Blog
Automatize tarefas repetitivas e ganhe agilidade com o Ábaris
5 min para ler
Postado em 11/10/2022 - Atualizado em: 11/10/2022
Tarefas muito repetitivas no trabalho podem não apenas ser uma forma de frustrar o dia a dia, como também diminuir a motivação dos profissionais. É o que afirma uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review, a qual observou uma série de fatores: desde a relação entre trabalhos monótonos e saúde mental até estresse e burnout. Por isso, para que a empresa automatize tarefas repetitivas é fundamental rever os processos de forma a ganhar agilidade.
Além desses fatores, o excesso de tarefas repetitivas também pode sobrecarregar a equipe e fazer com que muitos talentos sejam perdidos. Dessa forma, é mais do que fundamental realizar a implementação da automatização de tarefas repetitivas e assim, otimizar a produtividade e agilidade da equipe.
Vale ressaltar ainda que além de atuar na motivação das equipes, a automação de tarefas repetitivas gera redução de custos operacionais, uma vez que diminui erros humanos e prejuízos, acelera as entregas e aumenta a produtividade.
Neste post, vamos te ajudar a entender como a automação dos workflows pode trazer mais agilidade e eficiência para as organizações e para a sua empresa. Acompanhe!
Tarefas repetitivas no trabalho: um estudo global
O conceito de tarefa repetitiva é simples: nada mais é do que uma ação que deve ser executada com frequência ao longo do tempo. Essas ações não costumam ser complexas, no entanto, demandam tempo devido ao seu caráter repetitivo.
Pensando nisso, a OnePoll realizou uma pesquisa na qual elencou as tarefas de escritório mais odiadas pelos profissionais, sendo as principais delas:
- Preenchimento de dados em fichas, planilhas ou relatórios;
- Gestão de e-mails;
- Organização de documentos, como arquivos, imagens, PDFs, etc;
- Montagem de relatórios de TI e sistemas de software;
- Gestão de faturas;
- Inserir dados manualmente em planilhas ou transferi-los de planilhas para fluxos de trabalho ou e-mails;
- Conferir manualmente tarefas atrasadas em um determinado processo.
Além disso, novos dados mostram que cerca de mais de 48% dos trabalhadores entrevistados revelaram que poderiam ser mais produtivos se tivessem menos tarefas administrativas para concluir.
Ábaris: automatize tarefas repetitivas através do BPM (automação de fluxos)
O Ábaris é uma solução SaaS de gestão de conteúdo (ECM) e automação de fluxos (BPM) em nuvem desenvolvida pela Stoque, com módulo de captura inteligente e assinatura digital nativos em uma única plataforma.
Através da automação de fluxos (BPM) do Ábaris é possível melhorar diversos fatores como: produtividade e eficiência, gestão e segurança. Saiba mais sobre cada um deles a seguir.
Produtividade e eficiência
- Desenho de processos utilizando BPMN 2.0;
- Integrações com APIs internas e externas, no-code ou low-code;
- Criação de formulários eletrônicos low-code para captura de informações do processo.
Gestão
Monitoramento de indicadores que acompanham a performance dos processos em dashboards de fácil consulta, atualizados em tempo real, para a tomada de decisão e elaboração de planos de melhoria contínua.
Segurança
Desenvolvimento em infraestrutura AWS, proporcionando mais segurança à aplicação
e aos seus dados.
Recursos do Ábaris que podem auxiliar na otimização de tarefas repetitivas
O Ábaris é uma excelente opção para que a sua empresa automatize tarefas repetitivas e agilize os processos. Veja a seguir alguns dos principais recursos da plataforma:
- Assinatura digital: permite a assinatura digital de documentos eletrônicos com validade jurídica; visualização do status das assinaturas e o uso de diferentes tipos de certificados digitais;
- Automação e gestão de processos: cria e monitora fluxos de trabalho e fornece visualizações de indicadores em tempo real em dashboards gerenciais;
- Gestão de documentos: digitalização, arquivamento, consulta, visualização e edição de documentos e gerenciamento de versões;
- Captura multicanal: captura e indexação de documentos com melhoria de imagem, através de scanners, multifuncionais e mobile.
Além disso, a plataforma apresenta uma série de benefícios como: redução de custos, menor tempo de resposta, melhor controle de informações, aumento de segurança e agilidade na tomada de decisões.
Conheça cases de sucesso da Ábaris
Brazil Hospitality Group (BHG)
Ao implantar o Ábaris, o BHG passou a ter mais segurança no arquivamento, distribuição e gestão de documentos. O grupo também automatizou dezenas de processos internos e mais de 30 mil fluxos de trabalho, aumentando a eficiência e a produtividade dos seus colaboradores.
Além disso, a solução organizou todo o fluxo da informação, promoveu a interface dos setores sem a necessidade de impressão de papéis, e trouxe mais transparência para os acionistas, com visibilidade de todos os passos dos processos.
O principal objetivo era encontrar uma ferramenta que possibilitasse um fluxo de informação e documentos eficiente entre as diversas áreas e escritórios da empresa, uma vez que a equipe se encontra distribuída em diferentes cidades do Brasil.
Além disso, os principais desafios enfrentados eram: a falta de um fluxo de documentos eficiente que circulasse entre as diversas áreas da empresa e das obras; uma análise mais certeira e transparente dos processos, com a geração de relatórios e indicadores de cada área; encontrar uma ferramenta de rápida implementação e de fácil manuseio para qualquer colaborador da organização.
Alguns dos principais resultados obtidos foram:
- Mais de 20 processos automatizados gerenciados, garantindo agilidade e eficiência na interface entre os setores, sem a necessidade de impressão de papéis;
- Mais de 38 mil fluxos abertos e performando dentro do Ábaris;
- Mais segurança e agilidade com o processo de assinatura digital de contratos;
- Mais transparência e visibilidade da operação aos gestores e acionistas, com acompanhamento de dashboards em tempo real;
- Decisões totalmente baseadas em dados.
Quer saber mais? Acesse o case e confira os resultados da parceria BHG e Stoque.
Rota Pichilau
Em webinar realizado pela Stoque, o Gerente de TI Corporativa (TIC) da Rota Pichilau, Luiz Alves, apresentou quais eram os desafios do grupo e os principais benefícios que foram obtidos com a contratação do Ábaris.
Uma das maiores dores identificadas no momento da implementação foi a quantidade de documentação em papel que as áreas financeira e fiscal precisavam manusear diariamente e as horas extras que eram acumuladas para completar o processo de entrada e aprovação de notas fiscais. Uma tarefa repetitiva, com alto potencial de ser aprimorada com a automatização. De fato, o problema foi resolvido, zerando as horas extras em ambos os setores.
Outra questão que precisava ser resolvida era o tempo de entrada de novos clientes. Ao prospectar, o comercial coleta a documentação da empresa interessada nos serviços do grupo e envia para o financeiro avaliar. Este, por sua vez, retorna a documentação ao comercial com a aprovação ou não do novo cliente. Hoje, tudo isso é feito pela plataforma, que também encaminha o contrato para as partes assinarem.
Alguns dos ganhos mencionados pelo Luiz no evento online foram:
- Mais agilidade na contratação de fornecedores e parceiros por meio da assinatura eletrônica de documentos e contratos;
- Melhora na agilidade dos processos fiscais (desde o recebimento da nota fiscal até a autorização do pagamento);
- Redução no uso de papel;
- Melhora na transparência e fluxo dos processos internos da empresa;
- Mais rapidez na ativação de novos clientes, com o uso do Ábaris para registrar a documentação da empresa e enviá-la para avaliação do financeiro. Com a aprovação do cliente, o contrato já é enviado para assinatura pelo mesmo sistema.
- Rastreabilidade dos documentos, sendo possível verificar, por exemplo, se há alguma informação ou autorização pendente.
A rede Pichilau conta com 11 postos de gasolina distribuídos nos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Além de possuir participação em diversas outras
empresas que atuam nos Estados do Amazonas, Rondônia, Acre e Pará.
Veja o depoimento na íntegra em: Webinar – Gestão Eletrônica de Documentos.
O Ábaris é a solução completa para reduzir seus custos , aumentar a produtividade, minimizar o trabalho manual, diminuir o risco de erros e otimizar processos importantes para o negócio.
Quer saber mais sobre essa solução? Fale com um de nossos especialistas.
Posts relacionados
Motor de regras: entenda como esse sistema contribui para a automação do seu negócio
Regras são fundamentais para organizar e guiar nossa vida em sociedade. Elas oferecem previsibilidade e estruturam nossa forma de agir. O mesmo vale […]
Leia maisHistórico escolar digitalizado: o que sua IES precisa?
O histórico escolar sempre fez parte do processo de registro do diploma. Com a introdução do diploma digital, contudo, ele havia permanecido como […]
Leia maisSecretaria Digital: O que é e como funciona?
Como o Ábaris SeAD, uma solução Stoque, auxilia sua IES na transformação digital.
Leia mais