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Como a Stoque ajuda a acelerar os processos da empresa com BPaaS
7 min para ler
Postado em 13/11/2023 - Atualizado em: 22/11/2023
Acelerar os processos da empresa é uma tomada de decisão de extrema importância para expansão e crescimento do negócio. Chega um momento em que os gestores, Heads de inovação e empreendedores precisam definir como otimizar ainda mais os seus processos.
Na proporção que um negócio atinge um determinado nível de maturidade, a liderança precisa se dedicar cada vez mais aos processos estratégicos e aliviar atividades de rotinas, como as do backoffice. E, em alguns casos, até mesmo do front office.
Esse assunto lembra muito a terceirização dos anos 90, onde os empreendedores perceberam que ao terceirizar serviços eles poderiam reduzir custos, aumentar e produtividade.
Atualmente, com a inovação tecnológica, a terceirização, conforme era conhecida, recebeu novos contextos e conceitos, como o BPO e o BPaaS.
Os objetivos de crescimento, redução de custos, aumento da produtividade permanecem e, com a pitada de otimização de processos da inteligência artificial, se tornaram mais eficientes.
E, para ajudar você a definir a melhor ferramenta para acelerar os processos da empresa com essas tecnologias, nós da Stoque elaboramos este artigo. Confira no sumário abaixo os assuntos que trataremos neste conteúdo:
- O que é o Business Process as a Service?
- Quais são as tecnologias que a Stoque utiliza para acelerar os processos da empresa?
- Como a Stoque combina essas tecnologias para acelerar os processos da sua empresa?
O que é o Business Process as a Service? Como ele pode acelerar os processos da empresa?
O Business Process as a Service (BPaaS) é a mais recente tendência e uma alternativa para organizações que desejam terceirizar processos de negócio específicos.
Considerada uma evolução do tradicional BPO (Business Process Outsourcing). No entanto, o modelo tradicional de BPO é aquele que cobra do cliente por número de transações ou por número de assentos. Porém, é importante ir além, e pensar em como podemos moldar o modelo de negócio levando em consideração a experiência do cliente final.
O BPaaS fornece às empresas contratantes os profissionais, processos e tecnologia de que precisam para executar um serviço de maneira personalizada e alinhada. Por isso, na Stoque, o BPaaS leva em consideração três aspectos: alinhamento do modelo de negócios, mindset e colaboração.
No contexto de mindset, é importante desafiar o jeito de pensar, não focando apenas na eficiência de processos, mas, também, acoplando um olhar digital, utilizando melhores práticas de processos e tecnologia, promovendo uma melhoria contínua.
No ponto de vista da colaboração o desafio é ver a operação de ponta a ponta, onde a colaboração e a integração dos diversos participantes é fundamental para se ter uma visão de todo o ciclo de vida do cliente durante o relacionamento com a empresa.
E, com esses três parâmetros e a partir da ótica do cliente que desenvolvemos os processos e implantação de novas tecnologias para melhorar a experiência dele.
Quais são as tecnologias que a Stoque utiliza para acelerar os processos da empresa?
A Stoque utiliza várias tecnologias combinadas para garantir todos os benefícios que um BPaaS pode oferecer para a empresa, como redução de custos, agilidade, otimização de processos, aumento da produtividade, segurança, entre outros objetivos.
Conheça quais são essas tecnologias e como elas funcionam para trazer benefícios para o seu negócio e acelerar os processos da sua empresa.
RPA
Automação de processos robóticos — é uma tecnologia que permite a automação de tarefas repetitivas com base em regras. Assim como uma macro do Excel operando em uma planilha, o RPA pode registrar ações executadas em determinado dispositivo, acessar sistemas e executar tarefas específicas para usuários humanos.
Os benefícios do RPA incluem a redução de atritos nos processos, diminuição do tempo de resposta ao cliente, otimização de custos e SLAs, e maior visibilidade e controle das atividades e da operação.
No mercado financeiro, por exemplo, a abertura de contas digitais ou a concessão e formalização das propostas de crédito podem ser totalmente automatizadas. A intervenção humana só é necessária pontualmente, em casos de não conformidade.
Orquestração BPM para acelerar os processos da empresa
Quem pretende promover a orquestração de processos, precisa implantar algumas tecnologias para gerir e otimizar seus procedimentos e tarefas diárias. Entre as soluções, o Business Process Management (BPM).
Com a nossa experiência, podemos dizer que BPM é uma das que melhor pode contribuir para a correção de vulnerabilidades, otimização dos fluxos de trabalho e de processos, bem como para a integração de tecnologias.
O BPM refere-se à prática de modelagem, análise e otimização de processos de ponta a ponta com o objetivo de atingir as metas estratégicas de negócios, como a melhoria da experiência do cliente. Ao aplicá-la, sua empresa pode avaliar os processos existentes para encontrar maneiras de melhorar a eficiência, reduzir custos e erros e impulsionar a transformação digital.
Motor de Regras
O motor de regras é um software fundamental para o gerenciamento de regras de negócios. Um exemplo de regra seria na autenticação biométrica facial para a validação de determinada operação.
Logo, “Se a selfie enviada tiver mais de uma pessoa, recusar o envio” ou “Se o documento apresenta rasuras não é válido”. Declarações como essas determinam como uma instituição deve operar. Essa ação reprime e alerta para possível fraude documental.
As regras estabelecem, portanto, o que pode ou não ser feito. Assim, quando um software aplica regras a um conjunto de dados, ele fornece um resultado verdadeiro ou falso a depender da correspondência dos dados de entrada com tal regra.
Na ocorrência de dúvidas ou inconsistências, é possível que o motor de regras acione um analista para validar individualmente cada caso.
Entre os benefícios do motor de regras, destaca-se a eliminação de tarefas repetitivas e manuais, o aumento da qualidade da execução de processos, a facilidade em segmentar clientes e o atendimento às normas e legislações pertinentes.
Acelerar os processos da empresa: Analytics
Analytics é uma ciência que se dedica à produção de insights a partir de padrões em dados complexos, e baseia-se em estatísticas, modelagem preditiva e ciência da computação.
As empresas que lidam com dados, devem aproveitá-los para compreender melhor os clientes, identificar oportunidades de melhorias em processos, aperfeiçoar e criar produtos e serviços financeiros.
Dentro do ecossistema do Analytics, é importante investir em um data lake — um repositório centralizado onde dados estruturados e não estruturados podem ser armazenados. Com isso, é possível ampliar a exploração e a descoberta de dados e obter valiosos insights.
Uma solução para fortalecer mais ainda o Analytics, é agregá-lo à ferramenta Speech analytics. Com ela é possível extrair informações relevantes de arquivos de áudio. É bastante utilizada em centrais de atendimento, nos setores de vendas, de suporte e customer success.
Isso porque, nesses atendimentos e setores, tanto as chamadas gravadas quanto as de tempo real podem ser rapidamente analisadas com o intuito de verificar a performance de operadores e compreender as principais questões trazidas pelos clientes.
Gestão de Conteúdo (ECM)
A gestão de conteúdos empresariais ou ECM como é conhecida pelo termo da língua inglesa Enterprise Content Management é um conjunto de métodos, estratégias e ferramentas utilizados na gestão, coleta, medição e armazenamento do fluxo de informações de uma organização.
Com os recursos da ECM é possível gerenciar todos os fluxos e tipos de conteúdo que compõem uma empresa, tais como planilhas do Excel, documentos do Word, imagens e arquivos PDF. A ECM é a evolução do tradicional Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED).
OCR
Na era digital, é fundamental digitalizar processos e eliminar o uso de papel, e não há mais como delegar certas atividades aos colaboradores, pois diante do volume da demanda, isso acaba se tornando inviável. Logo precisamos de um assistente cognitivo para nos apoiar.
O Optical Character Recognition OCR é uma tecnologia que permite a conversão de textos identificados em um documento ou imagem digitalizada, em um texto legível para máquina. Isso significa que essas informações se tornam mais funcionais, já que podem ser pesquisadas, visualizadas, editadas e recuperadas com facilidade.
Na prática, se o seu cliente submeter um documento de identificação, como a CNH, sua instituição pode extrair as informações necessárias em formato de texto e rapidamente inseri-las nos formulários, sem qualquer intervenção humana.
Inteligência Artificial
Hoje, a inteligência artificial faz parte tanto das nossas vidas pessoais quanto das nossas empresas. A velocidade de processamento dessas tecnologias são exponenciais.
A IA pode processar e analisar um grande volume de dados complexos em processos críticos com agilidade, facilitando a identificação de ameaças e a tomada de ações corretivas sem prejuízo à experiência do cliente.
Conforme Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2022 – Vol. 1 Tendências em Tecnologia, 100% dos bancos participantes pretendiam expandir a implantação da Inteligência Artificial (IA) em 2022. Um dos motivos alegados é a capacidade dessa tecnologia em prevenir e combater crimes financeiros.
>> Falando em instituições financeiras, leia sobre: hiperautomação em bancos e instituições financeiras.
Como a Stoque combina essas tecnologias para acelerar os processos da empresa?
Para acelerar os processos da sua empresa, seja ela do mercado financeiro, educacional ou gráfico, a Stoque combina as tecnologias citadas neste artigo em seus serviços e plataformas.
Serviços da Stoque
- Automação as a Service (AaaS): Automação inteligente de processos de ponta a ponta, com uso de tecnologias de RPA e inteligência artificial, para reduzir atividades manuais e repetitivas e otimizar processos de negócio;
- Business Process as a Service (BPaaS): Uma nova abordagem para o BPO, integrando tecnologia, pessoas e processos para digitalizar operações de back office e trazer mais inteligência, eficiência e escalabilidade.
- Impressão digital: Soluções de impressão digital e processamento inteligente de documentos que integram equipamentos de alta performance, tecnologia e serviços para alcançar mais eficiência e rentabilidade.
Plataformas da Stoque
- Ábaris: Plataforma SaaS de gestão de conteúdo (ECM) e automação de fluxos (BPM) em nuvem.
- Plataforma de Automação de Crédito: Digitalização, automação e orquestração da esteira de crédito, de ponta a ponta, para um processo de análise e formalização digital mais ágil e transparente.
- Onboarding Digital: Aquisição e conversão de novos usuários com validações feitas em segundos.
Destacamos que tanto nos serviços quanto nas plataformas a Stoque preza a personalização e o uso da linguagem natural para aproximar das necessidades de cada empresa organização. Essa possibilidade de adequação ao seu negócio permite acelerar os processos da empresa com a abordagem BPaaS.
Quer saber como a Stoque pode atender as necessidades da sua empresa? Fale agora com um especialista e dê o primeiro passo para otimizar os resultados da sua empresa.
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