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IA generativa para bancos (re)conquistarem seus clientes
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Postado em 30/05/2023 - Atualizado em: 01/06/2023
Entenda como a IA generativa facilita a reconquista do cliente e como bancos e instituições financeiras podem tirar proveito disto.
O Febraban Tech 2023, maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro, já tem data marcada: o evento acontece de 27 a 29 de junho no Transamerica Expo Center, sem São Paulo, e a Stoque estará presente.
Tendo este ano como tema principal “A bioeconomia e as oportunidades em uma sociedade digital”, o evento perpassará por trilhas importantes para o mercado financeiro do país, sendo uma delas: IA generativa e a (re)conquista do cliente.
Quer entender um pouco mais sobre como esta tecnologia pode se aplicar ao setor financeiro e se preparar para o evento?
Confira o artigo sobre a trilha!
O que é IA generativa?
O desenvolvimento e implementação de máquinas para realizarem atividades humanas de maneira autônoma, a chamada inteligência artificial, revolucionou os modelos de trabalho e, cada vez mais, permite que as atividades humanas sejam direcionadas às demandas mais estratégicas.
A inteligência artificial, mais precisamente a IA generativa, refere-se a uma técnica de aprendizado de máquina que utiliza algoritmos para criar de conteúdos originais de forma autônoma, sem intervenção humana, utilizando base de dados preexistentes. Isso significa que a IA generativa é capaz de gerar textos, imagens, músicas e outros tipos de conteúdo com base em um conjunto inicial de parâmetros fornecidos por um programador ou usuário.
As possibilidades de uso desta tecnologia são exponenciais, potencializando operações de negócios, para instituições financeiras destacamos aquelas relacionadas a tarefas administrativas e de atendimento. Em relação à (re)conquista do cliente, a IA generativa pode ser usada para bancos personalizarem a experiência. Conteúdos exclusivos e adaptados são criados para cada indivíduo. Por exemplo, uma empresa pode usar a IA generativa para criar anúncios personalizados com base nas preferências de cada cliente e seu histórico de compras.
Um exemplo de IA generativa é o ChatGPT, considerado por especialistas como uma das tecnologias mais disruptivas já criadas. Ele é capaz de emular a inteligência humana em diferentes contextos, como o atendimento ao cliente e assistência virtual.
>> ChatGPT aplicado em bancos: como utilizar a inteligência artificial, na prática
A IA generativa pode ser usada para melhorar a interação com o cliente em tempo real. A ferramenta pode ser utilizada para criar a chatbots que respondam às perguntas dos clientes de forma precisa, coerente e personalizada, com textos de alta qualidade e que parecem de fato terem sido escritos por uma pessoa. Isso pode ajudar a melhorar a satisfação do cliente e, por sua vez, aumentar a fidelidade e a rentabilidade do mesmo.
Personalização e segurança: Desafios da IA generativa no setor bancário
A personalização das interações intensifica o relacionamento entre empresas e clientes. No caso dos bancos, por exemplo, a personalização com uso de IA pode ser feita em uma via de mão dupla, onde a Instituição Financeira processa automaticamente os dados do cliente, facilitando as liberações de crédito de acordo com o perfil, e o cliente recebe um atendimento dedicado, com mais segurança e agilidade.
No entanto, é importante ressaltar que, para garantir a satisfação do cliente, a personalização e digitalização do atendimento deve ser feita com cuidado e responsabilidade. É preciso levar em consideração a privacidade e a segurança dos dados.
Ainda, é importante garantir que as informações dos clientes sejam tratadas seguindo as diretrizes da LGPD, onde eles tenham o controle sobre o acesso e uso de seus dados pessoais.
>>Tendências da inteligência artificial para bancos
IA generativa e a automação da concessão de crédito bancário
Através da utilização de plataforma de automação de crédito bancário eficiente, onde a IA generativa esteja incorporada para bancos, é possível perceber enormes ganhos de eficiência na concessão de crédito e, consequentemente, na experiência do cliente.
A Inteligência Artificial pode ser usada para criar modelos de análise de crédito mais precisos e personalizados, levando em consideração não apenas as informações tradicionais de crédito, mas também outras fontes de dados, como o histórico de navegação do cliente na web, suas interações com as redes sociais, entre outras.
Com base nesses dados, a plataforma de automação de crédito bancário pode gerar automaticamente propostas de crédito personalizadas, oferecendo ao cliente opções mais adequadas às suas necessidades e perfil financeiro. Além disso, a plataforma também pode usar a IA generativa para gerar respostas personalizadas aos clientes em tempo real, durante o processo de análise e formalização, melhorando a interação e a experiência do usuário.
Com uso de aprendizagem de máquina e análises preditivas, é possível ainda gerar insights sobre tendências de consumo de crédito considerando aspectos demográficos e comportamentais da base de clientes. Isto permite ao banco reestabelecer conexões com clientes antigos e oferecer novas propostas de crédito, que estejam alinhadas à sua situação atual.
Entretanto, seja na conquista ou reconquista do cliente, é importante garantir que o uso da IA generativa para bancos seja feito de forma responsável e transparente. Questões de privacidade e segurança dos dados do cliente devem ser levadas em consideração. É necessário seguir as regulamentações aplicáveis e garantir que os dados do cliente sejam tratados com o devido cuidado e respeito.
Plataforma de automação de crédito: mais eficiência e melhor experiência do cliente
Cuidado e respeito com os clientes dos nossos parceiros é um dos pontos primordiais do atendimento na Stoque. Nossas soluções integram tecnologia, pessoas e processos para trazer mais transparência, eficiência e escalabilidade às suas operações de análise e formalização de crédito.
Com base em tecnologias de inteligência artificial e motor de regras, a Plataforma de automação de crédito da Stoque digitaliza e automatiza as principais etapas do processo de concessão do crédito. Do onboarding do cliente à formalização.
Como resultado, a automação traz mais eficiência à sua esteira e uma melhor experiência ao cliente final: fluida, ágil e digital.
- 15 a 25% de aumento em produtividade;
- + 20% de redução de custos operacionais;
- Melhora na experiência do cliente e aumento nas taxas de conversão de propostas através da personalização alinhada experiência do cliente;
- Flexibilidade para responder com velocidade às variações do mercado;
- Redução de fraudes e de pendenciamentos tardios;
- Mais rastreabilidade e visibilidade dos processos.
A Plataforma de Automação de Crédito da Stoque digitaliza e automatiza as principais etapas do processo de concessão do crédito, do onboarding do cliente à formalização.
- Originação (momento em que recebemos a solicitação de crédito);
- Captura de documentos;
- Extração de dados;
- Reconhecimento facial;
- Validações;
- Gestão de documento;
- Fechamento (aprovação, pedido de ajustes ou negação do crédito);
- Melhoria contínua.
Quer debater sobre essa trilha em nosso estande na Febraban Tech 2023? Nosso time de especialistas em automação de crédito e mercado financeiro estará pronto para ajudar você a dar um salto no seu negócio. Não deixe de nos visitar no stand D136, próximo à área de happy hour.
Se preferir, agende agora mesmo um horário com um dos nossos consultores aqui.
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