Blog
Impressão digital: o guia completo para sua gráfica
9 min para ler
Postado em 13/04/2023 - Atualizado em: 01/09/2023
O impacto do fim da era analógica para o mercado gráfico não trouxe apenas novos recursos, mas também novas mentalidades. A prova disso vem sendo o exponencial crescimento da impressão digital em paralelo ao modelo tradicional de impressão offset.
As recentes tecnologias desse modelo de impressão ampliaram as possibilidades de atender a demandas em contextos mais velozes de comunicação dos clientes, assim como o crescente interesse por materiais impressos em dados variáveis alavancou boa parte dos processos automatizados nas gráficas.
Na prática, essa mudança de cenário gera consequências nas baixas tiragens impressas, porém, em contrapartida, dá fôlego para que as novas tecnologias em impressões abram novos mercados pautados na personalização sob demanda e na valorização da experiência do consumidor.
Neste post, entenda quais são as funcionalidades da impressão digital, suas vantagens frente às novas tendências do mercado gráfico e como implementá-la nas empresas.
Sumário
-
- O que é impressão digital
- A diferença entre impressão digital e impressão offset
- Principais benefícios da impressão digital para as gráficas
- O que é impressão sob demanda e qual a sua relação com a impressão digital
- O que é personalização de dados variáveis e por que usar
- Como oferecer o serviço de impressão digital
- Como a Stoque ajuda seu negócio a crescer
O que é impressão digital?
O formato digital é um dos métodos que podem ser utilizados pelas gráficas para impressão de materiais. Ele consiste no uso de equipamentos digitais para fazer a transferência de dados do computador para a impressora, passando diretamente para o material, que pode ser papel, adesivo, lona, entre outros.
Na prática, as impressoras recebem os dados do computador para aplicar a tinta em determinada superfície por meio de bits eletrônicos, que são equivalentes à menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida no meio digital.
Esse processo permite a reprodução de arquivos em excelente qualidade e durabilidade de forma ágil na secagem, além de apresentar maior flexibilidade nos prazos de produção.
Assim como a impressão offset, ela é capaz de entregar resultados eficientes com funcionalidades voltadas para produtos e demandas específicas em projetos de pequeno, médio e grande portes em gráficas, editoras e outros negócios, além de alavancar a transformação digital do mercado gráfico.
-
Impressão digital ou impressão offset: qual a melhor opção?
No mercado gráfico, ambas técnicas são complementares e atuam com finalidades distintas.
- Impressão offset: atua a partir do melhor custo-benefício com grandes tiragens e possibilita a utilização de uma gama variada de materiais, do papel ao plástico, embora atinja no máximo 300 pontos (DPI) de resolução.
- Impressão digital: suporta tiragens menores e permitem melhor custo-benefício, sendo ideal para personalização, além de não necessitar de reparo de cores e trabalhar com resoluções de até 2.400 DPI de resolução.
Na prática, a escolha dos tipos de impressão entra na variável sobre quais tipos de projetos a empresa atua com frequência, pois mesmo as gráficas consideradas digitais operam a aplicam ambas técnicas em seus projetos.
Por isso, o trabalho delas é complementação, e não de concorrentes na entrega de resultados eficientes, de acordo com as particularidades do projeto e das características do produto final.
Conheça 10 Tendências para o Mercado de Impressão Digital
Quais são os benefícios de ter impressão digital na sua gráfica?
Com a automatização de processos no mercado gráfico, os equipamentos de impressão digital, sejam eles jato de tinta ou offset, se tornaram mais sofisticados e passaram a atender demandas em projetos que exigem escala, flexibilidade de aplicações e customização, bem como maior velocidade de impressão.
Se com os processos tradicionais a inserção de dados variáveis na criação de produtos personalizados representava um processo com algumas limitações, a digitalização do mercado promoveu a otimização desse cenário.
Nesse sentido, a partir de um bom custo-benefício, a impressão digital passou a igualmente entregar um resultado satisfatório no atendimento a determinados nichos antes não explorados em relação à qualidade e confiabilidade, bem como modernizar serviços focados em soluções web to print.
Confira abaixo uma lista das principais vantagens desse modelo de impressão:
Melhor resolução de imagem
A alta qualidade das peças finais e do resultado de cores e resolução de imagens da impressão digital é um destaque para produtos da área editorial e de marketing, se comparados aos projetos produzidos por meio de outras tecnologias.
Isso ocorre em razão do avanço tecnológico em impressoras para reprodução por meio de diversas mídias, utilizando de substratos variados, processo que não compromete a qualidade nem mesmo com o uso de dados variáveis.
Impressão de qualidade em diferentes materiais
A possibilidade de impressão em diversos tipos de materiais é uma das grandes vantagens, bem como pela ampla variedade de gramaturas e substratos como papéis cintilantes, texturizados, lisos, foscos e PVC, especialmente no modelo de impressão em dados variáveis. O segmento têxtil também é beneficiado com os processos de impressão digital em tecidos.
Redução de custos
O desperdício de recursos financeiros e materiais pode ser mitigado por meio dessa tecnologia, em razão da operação em pequenas tiragens, que permite maior controle para correção de erros, processo difícil de ocorrer em impressões de larga escala. Menores custos de produção para tiragens reduzidas também estão na relação de economia desse formato.
Maior agilidade
O atendimento aos clientes em prazos mais curtos é reflexo da agilidade do processo gráfico mecânico deste tipo de impressão, que processa de forma mais rápida os arquivos digitais e reduz consideravelmente o tempo inicial de início dos equipamentos, sem que haja necessidade de mão de obra, ajustes e trocas de chapas. Essa tecnologia permite que as cores sejam impressas de uma vez na transferência de imagens virtuais para as máquinas.
Sustentabilidade
O desperdício de material pode ser reduzido, o que evita o descarte de matéria-prima no meio ambiente, o incentivo às boas práticas de ordem ambiental pode ser ampliado, além do processo de limpeza dos equipamentos ser mais simples. Como as tintas são posicionadas diretamente nas peças, o descarte desse material pode ser bastante reduzido. Além disso, o processo de limpeza após cada tiragem de impressão é mais simples, diminuindo o descarte de material no meio ambiente.
Integração com tecnologia
O modelo de impressão digital permite associar novas tecnologias ao processo, integrando as rotinas de desenvolvimento de projetos, operação e impressão a um software de gestão de documentos que atua na automatização do parque gráfico.
Na prática, a partir das plataformas integradas, os processos podem se tornar mais otimizados com o recebimento de pedidos online 24h, ambiente virtual customizado e conectado de forma remota em nuvem de forma intuitiva.
Flexibilidade de impressão
Baixos volumes podem ser impressos, diferente do offset, que costuma valer a pena em projetos com alta volumetria de tiragens. Além disso, a customização pode ser aplicada em diversos serviços oferecidos online, onde os clientes conseguem personalizar arquivos.
Os projetos também permitem maior flexibilidade na atuação com impressão sob demanda (POD), modelo em que é possível gerenciar dados variáveis ou enviar modelos editáveis e customizáveis diretamente da plataforma virtual para impressão.
O que é impressão sob demanda e qual a sua relação com impressão digital?
Se a personalização é uma tendência no contexto atual, na medida em que promove o cultivo de um vínculo por meio do valor agregado oferecido aos produtos, serviços e marcas, o impacto causado na experiência do cliente pode ser potencializado por meio de soluções criadas pela impressão sob demanda (POD).
O critério da exclusividade na criação de conteúdos de diversos formatos, desde o endereço em etiquetas e nomes em rótulos até uma cor ou imagem específicas nas embalagens, pode ser o motor para criar materiais mais direcionados a clientes específicos de forma acessível e sem a necessidade de produzir grandes tiragens idênticas.
Nesse sentido, a impressão sob demanda envolve o custo unitário da peça impressa, independente da tiragem. O acabamento e o grau de complexidade podem influenciar na forma de realizar o agrupamento da demanda do projeto.
Esse modelo se relaciona com a impressão digital na sua ligação com a impressão de projetos customizados, especialmente em baixas tiragens, grandes formatos e até mesmo uma cópia única na impressão em dados variáveis.
Por meio dessa solução, é possível ofertar a customização para mercados diversos, a exemplo das áreas têxtil, editorial, promocional, comunicação visual, entre outras. Entre as possibilidades de personalização da impressão sob demanda em apenas uma tiragem estão:
- Customizar nomes
- Personalizar códigos de acesso
- Ampliar a gama de imagens utilizadas
- Aplicar textos customizados
- Customizar rótulos e etiquetas
O que é personalização de dados variáveis e por que usar?
O processo de impressão sob demanda abriu caminho para a aplicação de novas tecnologias de automação no mercado gráfico, a exemplo da utilização de dados variáveis na impressão digital.A partir desse método, um arquivo de impressão único é usado como padrão para que sejam incluídos, de forma intercalada, alguns dados extraídos de uma base. Na prática, ela permite imprimir documentos diferentes com mensagens e imagens personalizadas para cada um deles.
Nesse processo, a gestão dos dados e a escolha de um bom software para automação e controle da produção podem influenciar na logística e no envio de informações para as impressoras.
A vantagem dessa solução está na integração do processamento da impressão inteligente em projetos que exigem produções em curta tiragem, o que fornece assertividade e agilidade nas rotinas de impressão, especialmente sob demanda personalizada.
Ela pode ser aplicada em diversas demandas, desde a confecção de peças de campanhas de marketing direto ou comunicação dirigida até a produção de documentos como faturas, etiquetas e outdoor.
Como oferecer o serviço de impressão digital?
Oferecer o serviço de impressão digital envolve a análise de alguns fatores e oportunidades que impactam nas vantagens de mercado e nas principais necessidades do cliente atendido pela empresa.
Esse processo de aplicação das soluções digitais, que estão cada dia mais integradas, pode auxiliar no entendimento de como as tecnologias podem atuar no escalonamento da produtividade e solucionar as demandas do nicho em que a empresa atua.
Analisar o que se deseja produzir e vender pode direcionar de forma mais assertiva os investimentos, assim como entender se há uma oportunidade competitiva em determinado serviço ofertado.
Entre algumas pontos que devem ser considerados na oferta do serviço de impressão digital estão:
- Realizar a implantação de forma gradual em demandas mais simples ou que necessitam de menor investimento.
- Antes de propor altos investimentos em equipamentos e soluções de modernização de softwares, avalie a possibilidade de promover parcerias para terceirização de soluções para gráficas e impressão digital.
- A depender dos projetos realizados na empresa, invista na qualificação da equipe para atuação com impressão de dados variáveis.
- Tendo em mente que o custo de impressão é apenas um item dentro da cadeia produtiva, é importante avaliar como a variação das outras etapas de produção impacta na compra de máquinas, contratações e gestão da segurança de impressão.
Como a Stoque ajuda seu negócio a crescer?
No processo de implementação de novas tecnologias para gestão da impressão digital, contatar com um bom parceiro atento às novidades no mercado de impressão permite às empresas implementar de forma segura e consistente as ações necessárias para essa transformação.A Stoque oferece soluções de impressão digital para projetos customizados e gestão completa da impressão, a partir da integração de equipamentos de alta performance, tecnologia e serviços especializados, a fim de otimizar custos operacionais e aumentar a rentabilidade das gráficas.
As soluções atendem tanto a produção em alto volume quanto menores tiragens em ambientes que atuam com demandas fracionadas e personalizadas. Elas pretendem atuar direcionadas a:
- Garantir a qualidade e continuidade da produção
- Otimizar custos operacionais com ganhos de eficiência e produtividade
- Desenvolver novas demandas e capturar mais projetos alinhados aos objetivos estratégicos
- Expandir negócios e entrar em novos mercados para ampliar o portfólio de produtos e serviços.
Quer saber mais sobre como a Stoque ajuda a sua gráfica a fazer impressão digital e automação para esse mercado? Fale com um de nossos especialistas.
Posts relacionados
Impressão de dados variáveis na personalização do marketing: opção estratégica no mercado gráfico
Em um mercado cada vez mais competitivo, a diversificação da cartela de serviços é um caminho estratégico não apenas para garantir a sobrevivência […]
Leia maisConheça os benefícios da impressão digital para a sua gráfica
Apesar do grande avanço das tecnologias, a impressão digital ainda desempenha um papel importante para a comunicação. Seja nas empresas, nos ônibus ou […]
Leia maisImpressão sob demanda: saiba o que é, quais são as vantagens e como escolher a melhor empresa para o seu negócio
Ainda que as publicações digitais estejam popularizadas, muita gente continua preferindo a experiência de visualizar uma boa impressão e ter contato mais próximo […]
Leia mais