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Fintechzação: por que empresas de várias áreas estão ofertando serviços financeiros?
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Postado em 16/08/2022 - Atualizado em: 25/10/2022
Organizações de diversos segmentos estão investindo em serviços financeiros para otimizar a experiência do cliente e obter uma nova fonte de receita. Essa tendência, conhecida como fintechzação, está em alta em todo o mundo, inclusive aqui no Brasil. Um dos setores que mais aposta no movimento é o de varejo, onde empresas como Magazine Luiza e Casas Bahia estão oferecendo produtos financeiros aos seus clientes, como conta digital, transferência, saques, depósitos, empréstimos, pagamentos e gerenciamento de carnês com cashback.
Mas, será que realmente vale a pena — principalmente para empresas que não atuam no segmento financeiro — abrir um braço de finanças?
Continue acompanhando o texto para entender a fintechzação e seus benefícios para organizações de todos os setores.
Para otimizar recurso e aumentar a produtividade, a melhor estratégia é automatizar:
[Infográfico] Hiperautomação: saiba o que é, como funciona e as vantagens
A tendência da fintechzação
Cresce, no país, o número de empresas que estão ampliando a oferta de serviços financeiros aos seus clientes. Essa tendência, que beneficia tanto empresas quanto consumidores, é uma nova frente de faturamento para as organizações, e está sendo chamada de fintechzação, numa referência às fintechs — startups que integram tecnologias para solucionar questões financeiras.
O termo embedded fintech — ou embedded finance —, também vem ganhando destaque, mas em alusão à fintechzação de organizações não financeiras, como é o caso do Magazine Luiza e Casas Bahia.
Na prática, empresas que não atuam no setor financeiro — ou seja, que não estão qualificadas nem reguladas para ser um banco — podem incorporar serviços e produtos financeiros, como conta digital, empréstimos e transferências. O cliente de uma empresa que aderiu a fintechzação pode, portanto, ter um cartão de uma loja, por exemplo, e realizar operações financeiras online através do aplicativo da empresa. Isso é possível graças ao Banking as a Service — ou simplesmente BaaS.
O que é BaaS?
BaaS é um modelo as a service — bastante utilizado atualmente na oferta de diversas soluções que são pagas de acordo com o uso —, no qual bancos licenciados integram seus serviços bancários digitais aos produtos de organizações não bancárias. Dessa forma, uma empresa não licenciada pode disponibilizar a seus clientes produtos e serviços bancários digitais.
O MaguluPay, por exemplo, oferece serviços financeiros através de uma conta digital. Os clientes podem efetuar depósitos via Pix, transferências entre contas digitais da própria empresa e transferências via Banco do Brasil. O BanQi, das Casas Bahia, também oferece Pix, empréstimo pessoal, pagamento, cartão pré-pago, saques, depósitos — nas suas próprias lojas — e recargas de celular.
Como é feita a integração entre bancos e empresas não bancárias?
O sistema do banco e da empresa interessada na fintechzação se comunicam através de APIs (Application Programming Interface) e webhooks — ou retornos de chamada. Dessa forma, os clientes podem acessar serviços e produtos bancários diretamente pelo site ou aplicativo da organização. Esta não precisa cumprir nenhuma regulamentação bancária, porque nesse modelo de negócio ela irá atuar como intermediária da plataforma BaaS e dos seus clientes, ou seja, não irá realmente lidar com o dinheiro.
Assim, o BaaS permite que qualquer organização se torne um provedor bancário com relativa facilidade. Esse modelo também pode ser chamado de white-label banking, pois os serviços bancários são entregues por meio do produto de marca da empresa não bancária. Portanto, com o BaaS é possível flexibilizar a oferta de acordo com a demanda e ainda otimizar a relação com o cliente através de uma experiência mais personalizada e eficiente.
Vantagens de ofertar serviços financeiros
Podemos ver a fintechzação como uma tendência derivada da transformação digital e que está impulsionando o investimento em soluções na nuvem e em tecnologias de automação inteligente. Todas essas inovações contribuem para aumentar a satisfação dos clientes, a produtividade, a otimização de recursos e a competitividade no mercado.
Inteligência Artificial e Robotic Process Automation (RPA) podem ajudá-lo a eliminar as atividades repetitivas e aumentar a produtividade. Conheça os recursos e vantagens da automação inteligente como serviço.
Confira as principais vantagens em investir nessa tendência:
1. Aumento da fidelização
Quando uma empresa começa a oferecer seus próprios serviços bancários, os clientes se sentem mais motivados a permanecer no ecossistema da empresa para aproveitar as conveniências. Sabemos que um pequeno aumento de retenção de clientes pode resultar em lucros globais muito maiores.
2. Atração de consumidores com pouco acesso a bancos
Os jovens geralmente não têm acesso a bancos tradicionais e estão muito mais interessados em usufruir de serviços financeiros em tempo real por meio de aplicativos móveis. Uma grande parcela das pessoas das classes C e D também não tem contas bancárias. Com a fintechzação, empresas podem atrair grupos como esses.
3. Acesso a informações estratégicas sobre os clientes
Quando serviços de qualidade são disponibilizados aos clientes, o volume e a qualidade das interações também aumenta, especialmente em relacionamentos em ambiente digital. As empresas podem, assim, coletar informações valiosas sobre as tendências de gastos dos seus clientes para otimizar serviços e entregar produtos ainda mais alinhados às suas expectativas.
A automatização pode levar sua empresa à excelência:
[Infográfico] As vantagens da automação de back office
A fintechzacao está em alta e quem sabe seja essa uma boa escolha para sua empresa fortalecer os laços com seus clientes, aumentar a atração e encontrar novas oportunidades de negócio.
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