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Banking as a Service (BaaS): o que é e quais são as oportunidades

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Postado em 03/03/2022 - Atualizado em: 25/10/2022

Banking as a Service (BaaS): o que é e quais são as oportunidades

Banking as a Service (BaaS) é uma estrutura digital que está transformando a cadeia de valor financeira e criando novas oportunidades de lucro para empresas B2C e B2B de diversos setores. Com a implantação dessa modalidade, as organizações podem oferecer soluções financeiras digitais aos seus clientes, aumentando o portfólio de serviços e as fontes de receita.

A estrutura é mais uma das inovações que contribui para as empresas facilitarem processos, reduzir custos e, principalmente, melhorar a experiência dos clientes, a exemplo das soluções de automação digital.

Neste artigo, entenda melhor o que é Banking as a Service, suas vantagens e oportunidades para os negócios. 

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O que é e como funciona o Banking as a Service (BaaS)

Banking as a Service (BaaS) refere-se a um conjunto de soluções tecnológicas que permite a empresas não bancárias oferecer produtos e serviços financeiros digitais para seus clientes — contas digitais, cartões de crédito e débito, empréstimos e serviços de pagamento, por exemplo —, sem necessidade de adquirir uma licença bancária própria. No modelo “as a service”, a companhia é cobrada de acordo com o uso do serviço ou deve pagar uma taxa mensal pelo acesso à plataforma.

Na prática, uma empresa que implementa BaaS está criando a sua própria fintech, associada à sua marca e modelo de negócios. Assim, a intermediação das operações financeiras entre cliente e empresa não precisa necessariamente mais passar pelos grandes bancos.

Como funciona o BaaS

A estrutura BaaS funciona conectando empresas que desejam oferecer serviços financeiros digitais àquelas que já o fazem. O sistema do banco digital desenvolvedor é integrado, por meio de uma API (Interface de Programação de Aplicações, em português), ao sistema da organização que irá disponibilizar serviços e produtos bancários. Os clientes podem então acessá-los diretamente pelo site ou aplicativo da empresa.

A licença bancária é dispensada nesses casos porque a empresa atua como uma intermediária, ou seja, não lida realmente com o dinheiro do cliente. Dessa forma, não há razão para ser onerada por nenhuma das obrigações regulatórias que um banco deve atender.

Com a plataforma BaaS, empresas inovadoras podem ampliar sua atuação digital e diversificar seus serviços. Por essa razão, BaaS também é chamado de “white-label banking” — ou banco de marca branca —, pois os serviços financeiros são fornecidos pela empresa não bancária, com a tecnologia de seu fornecedor.

É fundamental, portanto, contar com fornecedores de confiança, que desenvolvem APIs robustas, seguras e de fácil implementação.

 

A “fintechzação” está em alta

O crescimento da adoção do BaaS acompanha a tendência de “fintechzação” das empresas, isto é, das organizações que usam tecnologia para oferecer serviços financeiros. O iFood, por exemplo, lançou uma conta digital gratuita para os restaurantes cadastrados na plataforma. Medidas como essa são uma estratégia para encontrar novas oportunidades de receita, diversificar a oferta de serviços à mesma base de clientes e obter informações valiosas sobre cada usuário.

Vantagens e oportunidades do BaaS

O BaaS pode ajudar sua empresa a multiplicar suas opções de receita e aumentar a satisfação dos clientes, cada vez mais interessados em experiências online. De acordo com o último Relatório Zendesk da Experiência do Cliente, 65% das pessoas querem comprar de empresas que oferecem transações online rápidas e fáceis.

Confiras as vantagens do Banking as a Service:

Economia de custos

Ao utilizar uma plataforma de terceiros, não há necessidade de investir recursos em desenvolvimento tecnológico. Portanto, instituições não financeiras podem se beneficiar do acesso a soluções prontas – e em constante desenvolvimento -, encontrando novas oportunidades para investimentos.

Insights valiosos dos clientes

As empresas podem conhecer melhor seus clientes através de insights sobre as suas preferências. Por exemplo, seus hábitos de compra e necessidades financeiras. A partir dessas informações, as organizações podem criar ofertas personalizadas e aperfeiçoar as soluções entregues para atrair e fidelizar clientes.

Maior flexibilização na oferta de produtos e serviços

A integração via API ao sistema de um terceiro permite que sua empresa desenvolva os produtos e serviços mais adequados ao seu negócio. Não há, então, necessidade de ter o mesmo portfólio de um banco tradicional. Assim, você pode atender melhor às demandas dos seus clientes.

Segurança das operações

Ao contar com um parceiro eficiente, não há por que se preocupar com a manutenção e proteção da infraestrutura da plataforma BaaS. A equipe de TI do seu fornecedor é a responsável por isso. Aumentar a capacidade de armazenamento e processamento de dados  também é muito mais rápido e fácil, o que evita a sobrecarga do sistema e garante a continuidade das operações. 

Novas fontes de receita

Ao oferecer um ecossistema de serviços financeiros alinhado às necessidades dos seus clientes, é possível aumentar os lucros mesmo sem converter leads. Se sua empresa começar a disponibilizar transferências digitais, você pode ter mais ganhos ao definir taxas para a conclusão da operação. 

BaaS: sua empresa ainda mais próxima dos clientes

Investir em Banking as a Service é investir na transformação digital da sua organização, e isso é fundamental em um contexto de aumento do interesse por experiências online. Mas para ter acesso no atendimento a essa demanda, é preciso implementar ferramentas digitais eficientes.

A Stoque pode ajudá-lo na inovação da sua empresa. Oferecemos soluções para automatizar diversas operações como a concessão de crédito a varejistas, tornando esse processo mais rápido e seguro.

Análise e formalização de crédito com a Stoque: conheça as vantagens da plataforma de automação digital

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