Blog
Equipamentos jato de tinta ou offset? Um guia completo para você escolher a melhor opção para seu negócio
6 min para ler
Postado em 10/09/2020 - Atualizado em: 18/07/2022
Muitos gestores gráficos acreditam que, com tanto avanço tecnológico, a impressão digital e os equipamentos jato de tinta, poderão substituir a impressão offset.
Mesmo sabendo que a impressão offset passou a ser um sinônimo de produção gráfica mais econômica, muitas gráficas migraram seus serviços para a impressão digital. Por se destacar como uma maior qualidade de impressão, equipamentos jato de tinta conseguem alcançar uma qualidade superior a offset.
Apesar disso, é comum ter dúvidas no que diz respeito ao tipo de equipamentos. Jato de Tinta? Digital? Ou offset?
Preparamos este artigo, pensando em auxiliar você, gráfico, que ainda tem alguma dúvida sobre em qual solução se aplica melhor ao tipo de trabalho que sua gráfica imprime, que tipo de impressão produz melhor relação custo-benefício para o seu negócio, e como conciliar melhor essas duas técnicas de impressão aumentando seu leque de serviços.
Nele vamos detalhar os dois processos de impressão, vantagens e desvantagens e você poderá avaliar melhor as opções para a produção de sua demanda gráfica.
O que são equipamentos digitais a jato de tinta
As impressoras jato de tinta utilizam um sistema de cabeças de impressão ou cabeçotes, que contém centenas de micro aberturas, em um processo que leva cerca de 20 milionésimos de segundo por gota.
Elas são comandadas por um software que determina o número de gotas e o local exato onde elas devem cair para que possam criar a imagem a ser impressa. Os equipamentos jato de tinta que utilizam tecnologia piezoelétrica e operam como uma bomba microscópica, borrifando a tinta sobre o papel. A cabeça de impressão consiste em uma pequena canalização, com um cristal piezoelétrico próximo da ponta.
Quando recebe eletricidade, este cristal vibra, fazendo com que gotículas de tinta sejam expelidas para fora do cartucho. Esta tecnologia traz como vantagem uma maior precisão, que permite uma impressão com uma resolução muito maior.
Conhecendo melhor a tecnologia dos equipamentos a jato de tinta, torna-se mais fácil escolher a impressora ideal na hora de usar esse tipo de impressão. Uma questão que deve vir antes de qualquer início de projeto é o custo da impressão. Ter em mente quanto custa cada folha impressa é o fator decisivo no momento de definir se o equipamento utilizado será jato de tinta ou offset.
Com o custo de impressão definido, vamos entender quando usar um equipamento jato de tinta e um equipamento offset. Veja abaixo os tipos de materiais que podem ser impressos em uma impressora digital a jato de tinta:
- impressão em lona;
- impressão de adesivo;
- Impressão de papel, especialmente projetos de engenharia e arquitetura, e reprodução de fine art.
Quando usar jato de tinta
Antes de escolher qual tipo de impressão a ser usada, é preciso estar atento se o equipamento está de acordo com a demanda da sua gráfica. Para isso, alguns pontos precisam ser analisados no momento de escolher o seu equipamento:
- Volume de impressão;
- Formatos suportados;
- Gramatura suportadas;
- Resolução;
- Velocidade (Cor e PB);
- Tecnologia de impressão.
Isso avaliado, fica mais fácil entender quando é válido operar com equipamentos jato de tinta.
O ponto chave para a impressão a jato de tinta também é referente à cor da impressão. Para atingir uma determinada coloração, o técnico pode efetuar testes de cores, e calibrar a máquina para a configuração que melhor resulte na cor desejada.
A impressão digital é sem dúvida a melhor proposta para volumes menores, uma vez que o offset tem um custo reduzido para produções de alto volume e um custo muito alto para pequenas demandas.
Dessa forma, impressos que não demandem tal fidelidade de cor ou, que precisem de uma maior tiragem, é recomendado o uso da impressão offset, como explicaremos a seguir.
Offset: conheça mais sobre esse tipo de impressão
A impressão offset consiste em um processo planográfico para imprimir. Por ser uma opção onde o custo-benefício é vantajoso, é uma técnica muito utilizada em diversas gráficas ao redor do mundo.
Na prática, a impressão offset acontece por meio de repulsão entre tinta gordurosa e água, com uso de cilindros intermediários. Esse sistema funciona com uma chapa metálica fotossensível onde uma de suas partes atrai a gordura (com a tinta), enquanto as outras partes atraem a água, fazendo com que o papel não fique molhado.
Depois disso, esta chapa é colocada juntamente a um cilindro, que acaba rolando por outro menor contendo tinta.
Assim, essa tinta acaba aderindo à superfície da imagem e, após este processo, um outro cilindro de borracha passa por cima de tudo de modo a fornecer uma melhor fricção com o papel. Por fim, o papel passa pelos cilindros e a imagem é finalmente impressa no suporte desejado.
No mercado gráfico, os processos de impressão do tipo digital ou rotativo são parecidos com o processo do offset, entretanto, apesar das semelhanças, cada método serve a um objetivo de impressão diferente.
No que diz respeito ao digital, por exemplo, além da possibilidade de imprimir conteúdos personalizados, a impressão digital traz diversos benefícios para gráficas, editoras e outros negócios. Confira agora algumas das vantagens desse método.
Vantagens da Impressão Digital x Impressão Offset
Quando falamos de impressão digital, existem dois diferenciais principais:
- A diminuição do custo para tiragens, já que as impressoras digitais imprimem até mesmo uma única cópia e em diversos materiais além do papel, na mesma qualidade da impressão offset.
- A otimização dos processos gráficos, tornando-o mais ágil e com menos necessidade de mão de obra, o que contribui diretamente para a redução de custo.
Já em relação a impressão offset, as vantagens são basicamente para impressão de grandes tiragens, já que nesse tipo de impressão é possível contar com curto prazo de entrega para grandes volumes de impressão e na mesma definição de cor padrão para todas as folhas. O que evita a redefinição por etapas e os testes de cores no papel por alterações próprias das máquinas.
Dessa forma, a impressora offset precisa ser preparada para imprimir um único documento, com uma configuração de cor específica, enquanto equipamentos digitais podem fazer várias produções sem necessidade de reconfigurar o equipamento.
Saiba quando usar a impressão offset
Como vimos até aqui, o uso de equipamentos jato de tinta se aplicam em sua maioria as impressões de menores tiragens. Já a impressão offset é recomendada quando:
- a tiragem é superior ao suportado por uma impressão do tipo digital ou rotativo;
- a impressão será feita em papel;
- a coloração não exige uma tabela específica, podendo ser utilizadas as quatro cores base de impressão CMYK (Cyan, Magenta, Yellow e blacK respectivamente).
Por isso, na hora de investir em um equipamento de impressão, busque também um parceiro que possa te oferecer as melhores opções levando em consideração a necessidade da sua gráfica.
Vai investir? Conte com um especialista!
Negócios digitais quando otimizados, conseguem entregar a melhor experiência ao cliente. Com a Stoque, a transformação digital do seu negócio acontece do jeito que deveria ser: de dentro para fora.
As soluções tecnológicas da Stoque ajudam empresas a automatizar seus processos para se tornar mais eficientes.
Com atuação em duas unidades de negócios diferentes, mas complementares – IIM (Intelligent Information Management) e MPS (Managed Print Services), trabalhamos todo o ciclo da gestão de documentos, do papel ao digital.
Somos especialistas em soluções de impressão digital para ambientes de produção e alto volume, nos quais qualidade, segurança, prazo e/ou volume são críticos para a operação.
Nossas soluções permitem que gráficas atendam tanto a produção em alto volume quanto menores tiragens, num novo ambiente de demandas fracionadas e personalizadas. Nosso foco é garantir a qualidade e continuidade da produção. Além disso, ajudamos nossos clientes a otimizarem seus custos operacionais, desenvolverem novos produtos e aplicações para conquistarem outros mercados.
Estamos presentes em cinco capitais: Belo Horizonte (matriz), Belém, Brasília, São Paulo e Vitória, atendendo a mais de mil clientes em todo o Brasil.
Gostou do nosso conteúdo? Confira estes títulos sobre impressão digital que podem ajudar você a melhorar a qualidade nos seus produtos:
- Como a transformação digital está desafiando o mercado gráfico: soluções inteligentes
- Equipamentos Digitais de Impressão: como fazer uma boa escolha
Esses e muitos outros assuntos você pode conferir no nosso blog!
Até a próxima.
Posts relacionados
Impressão digital: o guia completo para sua gráfica
O impacto do fim da era analógica para o mercado gráfico não trouxe apenas novos recursos, mas também novas mentalidades. A prova disso […]
Leia maisImpressão de dados variáveis na personalização do marketing: opção estratégica no mercado gráfico
Em um mercado cada vez mais competitivo, a diversificação da cartela de serviços é um caminho estratégico não apenas para garantir a sobrevivência […]
Leia maisConheça os benefícios da impressão digital para a sua gráfica
Apesar do grande avanço das tecnologias, a impressão digital ainda desempenha um papel importante para a comunicação. Seja nas empresas, nos ônibus ou […]
Leia mais