Blog
Ferramentas de BPM na gestão de processos e documentos
4 min para ler
Postado em 31/08/2021 - Atualizado em: 23/09/2024
O mercado global de BPM deverá crescer de $8.766 milhões em 2020 para $14.440 milhões em 2025, segundo a Reserch and Marketing. Isso se deve ao cenário digitalizado e globalizado que vem crescendo durante os anos e intensificou com a pandemia da Covid-19.
Segundo a HSF Reserch, 54% das empresas entrevistadas estão aumentando os investimentos em automação de processos. Mas, como isso se relaciona ao BPM? O Business Process Management (BPM) é uma abordagem prática para conhecer com detalhes o fluxo dos processos na empresa, o qual une gestão de negócios e tecnologia.
Desse modo, as ferramentas de BPM fazem uma interpretação completa dos procedimentos e identificam problemas com a finalidade de otimizar os resultados do negócio. Sua principal vantagem é a adaptabilidade e flexibilidade diante das necessidades de cada empresa.
Pensando nisso, separamos as principais informações sobre ferramentas de BPM e como elas aumentam a produtividade de uma empresa.
O que são ferramentas de BPM
O BPM é conhecido como um sistema intuitivo e uma ferramenta com alto poder de gerenciamento. Sua principal função é produzir um modelo padrão de interação entre etapas de processo, diminuindo erros, falhas na comunicação e ineficiências.
Saiba mais: Business process management: o que é e como funciona
As ferramentas de BPM, portanto, são utilizadas para medir, otimizar e automatizar os procedimentos de empresas, de forma que o gerenciamento dos processos seja feito com mais praticidade, segurança e precisão, melhorando o desempenho corporativo.
O mercado oferece uma variedade de softwares de BPM com funções que fazem simulações de processos até documentação. Sendo assim, é necessário entender bem as especificidades da sua operação e prioridades do negócio para identificar qual a solução mais aderente às necessidades.
Veja também: 5 ferramentas de workflow que você precisa conhecer!
Benefícios das ferramentas de BPM
As ferramentas de BPM ajudam o negócio a desenhar os seus processos de forma mais detalhada e a produzir com mais eficiência, produtividade e organização. Com isso, é possível alcançar resultados melhores e entregar serviços/produtos com mais qualidade, deixando os clientes mais satisfeitos e contribuindo para o crescimento da empresa.
Conheça mais benefícios que as ferramentas de BPM oferecem para o seu negócio:
- Detecção de problemas e redução de erros: os diagramas das ferramentas de BPM mostram quando uma etapa das tarefas está atrasando demais, assim como as soluções que podem ser aplicadas, o que evita possíveis falhas;
- Acompanhamento dos processos: as ferramentas de BPM, no geral, realizam a coleta de dados de produção, entre outras atividades do negócio. Com isso, é possível gerar relatórios e acompanhar essas informações, garantindo a melhoria nos procedimentos da empresa;
- Redução de gastos e desperdícios: o sistema permite realizar análises detalhadas sobre os processos e oferece meios para diminuir perdas e custos;
- Aumento na segurança: os softwares de BPM avançaram significativamente para promover mais segurança aos dados dos negócios. Dessa forma, é possível garantir proteção extra aos documento e informações da empresa;
- Automação de processos: a análise do fluxograma da empresa contribui para a melhoria dos procedimentos ao indicar funções que podem ser automatizadas, como emissão de NF, atualização de estoques, tarefas de marketing e vendas, etc.;
- Produtividade e eficiência: um modelo padronizado dos processos de uma empresa evita possíveis gargalos e ajuda a equipe a aplicar melhorias, aumentando a produtividade e a eficiência, à medida que as atividades passam a ser mais ágeis.
Como as ferramentas de BPM impactam na produtividade
As ferramentas de BPM se diferenciam principalmente por:
- funcionalidades;
- robustez;
- capacidade de automatização de processos, customizações e integrações;
- usabilidade;
- custo;
- suporte; entre outros.
As aplicações variam desde simples modelos de fluxo de trabalho até comandos e automatização de processos mais complexos, com a geração de dashboards de acompanhamento em tempo real. Além disso, é possível integrar a plataforma com outros sistemas da empresa para a produção e análise de dados estratégicos para o negócio. Talvez seja do seu interesse ler também: 5 maneiras de como um BPMS agrega valos ao negócio!
Por permitir uma maior padronização dos processos e a automação de fluxos de trabalho, além do maior controle de status e gestão, as ferramentas de BPM são ótimas aliadas na produtividade das equipes, trazendo mais eficiência aos negócios.
Leia também: BPM, ECM e digitalização de processos
Abaris: ferramenta de BPM para IES
Ábaris
O Ábaris é uma solução SaaS (Software as a Service) da Stoque com foco na gestão da secretaria acadêmica. O software de BPM, junto ao ECM (Enterprise Content Management), permite a gestão do conteúdo corporativo e a automação de processos, com a geração de dashboards de acompanhamento em tempo real.
Conheça alguns dos benefícios:
- Gestão de documentos ágil, prática e segura: todo o processo de emissão, cobrança, aceitação, prospecção e renovação de contratos pode ser feita de forma digital;
- Integração com outros softwares e equipamentos: a ferramenta permite a atualização em tempo real de informações ao integrar com outros softwares da empresa, como o ERP;
- Plataforma totalmente digital: toda a equipe pode acessar a ferramenta de qualquer lugar do mundo apenas inserindo as informações de acesso. Isso garante praticidade e comodidade na realização das tarefas;
- Controle das informações: a limitação de acesso de algumas funções na plataforma apenas por pessoas autorizadas permite mais segurança nos dados e controle do compartilhamento de informações.
Zeev: ferramenta de BPM para grandes e pequenas empresas
Zeev
O Zeev by Stoque é também é uma solução SaaS (Software as a Service) do tipo BPMS. O Zeev BPMS é uma plataforma de automatização de processos empresariais que permite criar fluxos de trabalho personalizados de maneira rápida e eficiente. Com tecnologia low-code e inteligência artificial, ele empodera equipes a modelarem processos sem a necessidade de codificação, simplificando rotinas e aumentando a produtividade.
A ferramenta integra-se facilmente a outros sistemas e oferece painéis para monitoramento de desempenho, além de modelos prontos no marketplace, facilitando a automação. A flexibilidade do Zeev permite criar processos adaptados às necessidades do negócio, centralizando informações e eliminando tarefas manuais.
Agora que você já conhece um pouco sobre as ferramentas de BPM e a relação com a produtividade, acompanhe mais novidades sobre transformação digital em nosso blog!
Posts relacionados
Motor de regras: entenda como esse sistema contribui para a automação do seu negócio
Regras são fundamentais para organizar e guiar nossa vida em sociedade. Elas oferecem previsibilidade e estruturam nossa forma de agir. O mesmo vale […]
Leia maisHistórico escolar digitalizado: o que sua IES precisa?
O histórico escolar sempre fez parte do processo de registro do diploma. Com a introdução do diploma digital, contudo, ele havia permanecido como […]
Leia maisSecretaria Digital: O que é e como funciona?
Como o Ábaris SeAD, uma solução Stoque, auxilia sua IES na transformação digital.
Leia mais