Terceirização de processos digitais: 4 fatores de sucesso

Terceirização de processos digitais

Já há algum tempo as empresas vêm investindo na terceirização de processos digitais, processo mais conhecido como BPO, Business Process Outsourcing. Na era 4.0 em que vivemos, a agilidade e experiência do cliente são fatores essenciais para o sucesso de um negócio. E através da terceirização de processos isso se torna mais fácil.

As operações automatizadas e organizadas auxiliam não apenas no fluxo de trabalho diário, como também na estruturação e execução dos processos.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com os principais benefícios da terceirização de processos digitais e os principais fatores de impacto. Acompanhe a leitura!

Terceirização de processos digitais: quais os benefícios?

Não é nenhuma novidade que a terceirização de processos digitais auxilia no dia a dia das organizações. Imagine a seguinte situação: a equipe de TI é pequena e tem uma grande carga de trabalho. Com a implementação de serviços eficientes de BPO, seria possível fazer as entregas com muito mais qualidade e sem sobrecarregar a equipe, fazendo com que seus esforços se voltem para outras tarefas.

Também temos como outro exemplo a economia que a terceirização de processos pode significar para os bancos através de serviços como análises documentais e serviços operacionais de backoffice.

Dentre alguns dos principais benefícios da terceirização de processos digitais temos: otimização de tempo e recursos, qualidade das entregas e aumento da eficiência. Saiba mais sobre essas e demais vantagens a seguir.

Otimização do tempo

Ao repassar tarefas e serviços para outra empresa, os colaboradores e funcionários têm muito mais tempo para se dedicarem às atividades principais. Além disso, a qualidade do trabalho aumenta sem que ocorra uma sobrecarga.

Terceirização de processos: Maior economia

Você pode substituir os custos fixos com funcionários por custos variáveis de forma mensal, o que pode variar de acordo com a demanda de serviços.

Sendo assim, há economia tanto em benefícios e treinamentos, quanto em alguns demorados ou operacionais processos do dia a dia.

Aumento da eficiência

Como já vimos até aqui, a principal vantagem de contratar uma empresa de BPO é a eficiência que ela proporciona à empresa contratada.

Contar com profissionais com experiência e conhecimento específico na área da sua empresa é um fator muito positivo. 

Equipes que valorizam a inovação aplicam o que há de mais moderno no que diz respeito à gestão, o que envolve metodologias padronizadas e softwares que auxiliam na organização e otimização do trabalho.

Serviços baseados em nuvem

Os dados baseados em nuvem tornam os serviços terceirizados acessíveis de qualquer lugar do mundo! E isso se deve principalmente ao BPO. 

Alguns serviços e softwares oferecem plataformas e soluções de TI para atender às necessidades do sistema do cliente, assim como para ajudá-los a gerenciar todas as suas operações de back-office.

Leia também – Tecnologia no mercado financeiro: no que vale a pena investir?

Os fatores que impactam no sucesso da terceirização de processos

Para ter todos os benefícios oferecidos pela terceirização, é preciso estar atento a diversos fatores que impactam diretamente no sucesso e eficácia da empresa. Falaremos mais sobre eles a seguir.

Mapeamento da necessidade

Antes de tudo, o foco da sua escolha deve ser sempre voltado para um fornecedor que atenda às suas principais necessidades e objetivos do seu negócio.

Porque a sua empresa está em busca do BPO? É para uma melhoria de processos? É para tornar o dia a dia mais ágil, dinâmico e ágil? Essas são algumas perguntas que irão te ajudar a traçar o perfil de parceria que mais se alinha à sua cultura corporativa.

Confira nosso blog – Automação digital: amplie a produtividade na sua empresa

Escolha da solução

No mercado há diferentes soluções de BPO que podem ajudar as empresas de tecnologia. Diversas áreas podem corrigir erros, agilizar a execução das tarefas e otimizar os resultados da empresa.

Dentre as principais soluções de BPO temos: BPO financeiro e o BPO RH. Mas afinal, qual a diferença?

Enquanto o BPO financeiro é voltado para à gestão fiscal e contábil da empresa, o BPO RH é direcionado ao gerenciamento dos processos deste setor, desde a documentação até a gestão de recrutamento e seleção.

Terceirização de processos: Alinhamento de SLA

Esse é um dos pontos mais importantes na hora de escolher firmar uma parceria com uma empresa de BPO, isso pois assim como não apenas a qualidade nos serviços é importante, as responsabilidades e que se encaixam na rotina do negócio também são.

Avaliar questões como tempo de implementação da parceria e quais ferramentas serão implantadas fazem a diferença nessa escolha.

Comunicação entre as equipes

Casos em que os processos da empresa não estejam bem definidos, podem ocasionar em problemas de comunicação no BPO. Portanto, é essencial se atentar como está fluindo a comunicação entre as equipes.

Por se tratar de um serviço terceirizado é comum que muitas vezes a equipe do fornecedor não esteja alocada na mesma organização do contratante, podendo causar mau-entendidos ou desentendimentos na execução e denominação e repasse de tarefas.

Conheça a solução da Stoque para a terceirização de processos digitais

Além de tornar o relacionamento com o cliente mais fluido, a automação inteligente também permite que as tarefas manuais e repetitivas sejam realizadas de maneira mais fluida.

Seja você uma instituição que nasceu digital ou em processo de digitalização, é importante olhar para dentro e repensar processos.

Do front ao back office, é preciso eliminar tarefas manuais, trazendo automação inteligente para processamento e fluxo de dados, com parceiros que estejam preparados para promover uma disrupção nos modelos de atendimento tradicionais.

Você sabia que a Stoque conta uma solução específica para isso e para te ajudar a terceirizar os processos digitais?

Essa solução traz maior:

  • Agilidade e visibilidade aos processos;
  • Otimização de custos;
  • Rastreabilidade e segurança;
  • Escalabilidade e competitividade;
  • Eficiência operacional.

Quer saber como a Stoque pode ajudar a sua empresa? Conheça mais sobre a nossa solução e entre em contato