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Fraude documental: saiba como blindar seu negócio
4 min para ler
Postado em 14/06/2022 - Atualizado em: 14/06/2022
A fraude documental é um dos maiores crimes do mundo e custa bilhões de dólares à economia global a cada ano. Trata-se de um delito praticado por inúmeras razões, como permanência em um país de forma ilegal, fugir de prisões, obter lucros, produtos ou serviços em nome de outra pessoa ou empresa.
Com o avanço da transformação digital, a fraude de documentos no meio eletrônico aumentou. Segundo a PwC’s Global Economic Crime and Fraud Survey 2022, 48% das organizações sofreram com fraude, corrupção ou outro crime financeiro nos últimos 24 meses. Portanto, se por um lado a internet e o onboarding digital tornaram mais eficientes a operação e a gestão de bancos e instituições financeiras, por outro também podem facilitar ações criminosas.
As organizações estão utilizando técnicas de segurança para combater a fraude de identidade para proteger seus negócios das práticas sofisticadas dos fraudadores. Neste post, conheça os principais problemas causados pela fraude documental e saiba o que fazer para blindar a sua empresa.
O que é fraude documental e quais suas consequências para as organizações
Uma fraude documental ocorre quando o documento original é alterado com o intuito de enganar terceiros e obter benefícios ilícitos ou indevidos, como dinheiro em nome de outra pessoa ou empresa.
Em bancos e instituições financeiras, esse tipo de fraude envolve, geralmente, o roubo ou a falsificação do documento de identidade. As alterações podem ser simples — como a mudança da data de nascimento ou data de validade — ou mais complexas, como a produção de um documento em branco a partir do documento original.
Empresas de outros segmentos também são alvo de ações semelhantes. Companhias aéreas, por exemplo, precisam lidar com as tentativas de fraude na oferta do staff travel — benefício que permite a compra de passagens aéreas com desconto por familiares de colaboradores. Os operadores da esteira nos aeroportos são assediados para que cadastrem outras pessoas como beneficiárias do programa. Identificar a fraude manualmente é mais difícil, salvo quando ocorrem erros grosseiros como o cadastro de “filhos” mais velhos que os pais.
São crimes que ocorrem todos os dias, e que resultam não apenas em prejuízos financeiros para os ludibriados, mas também em danos morais. Mesmo sendo um delito severamente punido por lei, sua ocorrência está se tornando frequente.
A fraude de documentos também é prejudicial para as organizações e governos, que precisam gastar significativas quantias para recuperar os danos causados pelos criminosos. Por isso, cresce a implantação de tecnologias para oferecer maior segurança às operações financeiras online, especialmente na etapa de identificação remota, como Facematch (Reconhecimento Facial), Visual Recognition e Optical Character Recognition (OCR).
Problemas causados pela fraude documental
Além de perdas financeiras, os problemas causados pela fraude de documentos envolvem a perda de credibilidade no mercado e até mesmo multas e punições do governo, tais como:
- Sanções administrativas: ao não verificar a identidade e elegibilidade de um cliente (ou de um colaborador), sua organização pode ser alvo de multas, condenações ou cancelamento do credenciamento.
- Prejuízos financeiros: os materiais, contratos ou serviços disponibilizados a alguém que agiu de forma ilícita, impedem a recuperação dos lucros cessantes em termos de volume de negócios.
- Perda de credibilidade: a ocorrência de fraude documental implica, ainda, em prejuízos à imagem e reputação de qualquer grande empresa, o que pode dificultar a fidelização de clientes.
O que fazer para proteger seu negócio e seus clientes
Muitas falsificações são de baixa qualidade e simples de detectar. No entanto, os criminosos estão desenvolvendo suas técnicas e melhorando a qualidade dos documentos fraudados. Quando uma identidade original é apresentada por uma pessoa que não é a legítima titular, o desafio pode ser ainda maior.
Por isso, a verificação da identidade de seus clientes deve prever o cruzamento de diferentes informações, tais como Facematch e Computer Vision. O Facematch é uma aplicação para verificação de semelhança — com uso de IA — e detecção de irregularidades. A tecnologia compara a selfie do solicitante com a foto do documento, comprovando a identidade. O computer vision, consegue analisar a validade da selfie e do documento com base em uma série de premissas, detectando irregularidades tais como um olhar desviado ou até mesmo uma terceira pessoa numa foto.
Veja o que fazer para blindar sua organização e seus clientes:
1. Observe as características do documento
Os fraudadores estão cada vez mais eficientes na fraude documental, e conseguem apresentar documentos falsos muito similares aos originais. Por isso, seus colaboradores devem conhecer características específicas de cada documento para identificar qualquer pequena irregularidade.
É preciso atentar para:
- Qualidade e tipo do papel/plástico do documento;
- Posição e tamanho de brasões, símbolos e campos de texto;
- Data de nascimento, assinatura, sexo e fotografia do titular;
- Numeração e órgão de expedição do documento;
- Cores, marcas d’água, hologramas, adesivos metalizados e impressos em relevo.
A utilização de um sistema de verificação com a tecnologia Computer Vision — ou Visual Recognition — pode otimizar esse trabalho. A solução de Inteligência Artificial (IA) identifica automaticamente irregularidades em documentos, como CNH e RG.
2. Solicite mais documentos
Para verificar a legitimidade de um documento de identificação, você precisa cruzar dados. Sua equipe deve, então, solicitar outros documentos para criar o maior conjunto de informações possível que permita confirmar sua identidade. Se tiver alguma dúvida sobre a veracidade dos dados, questione o cliente .
Para otimizar esse processo, você pode contar com a tecnologia Optical Character Recognition (OCR). A solução permite a extração de informações capturadas de uma imagem — como o número do RG —, e sua conversão em um conteúdo legível e editável, facilitando, assim, a consulta às informações.
3. Verifique a validação
Quando um cliente faz a solicitação de um serviço online, certifique-se de que não existam fraudes na validação da identidade. No acesso à sua plataforma, verifique a autenticação da chave de segurança dos documentos online, assim como a integridade de assinaturas digitais e selfies.
O Facematch é ideal para detectar irregularidades na selfie do cliente. A aplicação compara diversos pontos da selfie com a foto de documentos para, dessa forma, confirmar a identidade.
Preparado para proteger seu negócio da fraude documental? O onboarding digital ajuda empresas de diversos setores a evitar esse problema.
Empresas de diversos setores podem se beneficiar dessa solução. Na área da saúde, a autorização de exames, o cadastro de pacientes e as solicitações de planos de saúde se tornam mais seguras e ágeis. Já as seguradoras podem garantir a integridade de processos, como o cadastro para compra de moeda, cadastro do tomador e corretora e a solicitação de sinistro.
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