Blog
Como a tecnologia de verificação de documentos de IA pode ajudar a combater a fraude de documentos
5 min para ler
Postado em 17/03/2023 - Atualizado em: 17/03/2023
Utilizar documentos falsos é crime, previsto no artigo 299 do Código Penal, que descreve a conduta criminosa como sendo o ato de omitir a verdade ou inserir declaração falsa, em documentos públicos ou particulares, com o objetivo de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante.
A pena para esse tipo de crime é de reclusão por um a cinco anos e multa — se o documento for particular. Ainda assim, esse tipo de fraude é recorrente, fazendo com que Instituições Financeiras, principalmente as que concedem crédito, precisem se precaver.
Segundo um estudo divulgado pelo Serasa, o número de tentativas de fraudes de documentos aumentou significativamente no último ano — incluindo tanto o uso em locais públicos quanto na internet.
De acordo com a Febraban, são investidos cerca de R$3 bilhões por ano em sistemas de TI, voltados para segurança nos bancos — aproximadamente 10% dos gastos totais do setor com tecnologia para garantir segurança nas transações financeiras dos clientes.
Nesse cenário, você que trabalha com operações que lidam com gestão de documentos, não deve abrir mão da tecnologia IA, pois no momento, ela é a sua fiel aliada para evitar a fraude documental nos seus processos.
O que é considerado uma fraude de documentos?
É considerado uma fraude de documentos, conforme o entendimento do Código Penal Brasileiro, citado acima, a omissão da verdade ou a inserção de declaração falsa em documentos tanto no âmbito público quanto no particular.
De modo geral, o objetivo desse crime contra a fé pública é, na sua maioria, é obter alguma vantagem econômica e sair impune. Por isso, é importante que a sua empresa certifique-se de que está oferecendo um serviço para uma pessoal real.
Alguns dos principais tipos de crimes onde são utilizados documentos fraudulentos são:
- documentos de identificação (passaportes são os mais falsificados);
- boletos falsos (físicos ou digitais);
- roubo de informações;
- solicitações de empréstimo.
A evolução das fraudes em documentos e como a tecnologia está presente no combate
Com o número crescente de fraudes de documentos, foi necessário criar ainda mais barreiras para ajudar as empresas a descobrirem a fraude e conseguirem escapar das atividades criminosas.
O roubo de identidade e a uso de documentos falsificados passou a ser um crime tão recorrente que apenas uma validação de acesso comum, com nome de usuário e senha, já não eram mais suficientes para proteção de dados e nem para a confirmação de que a pessoa que estava acessando a informação era realmente quem dizia ser.
Além disso, o gerenciamento de dados por pessoas, conferência de documentos e uma validação simples já não eram mais suficientes. Dessa forma, foram criadas ferramentas que garantem a identidade real da pessoa através da tecnologia e gerenciamento de dados, tornando o processo um pouco mais demorado, mas também mais seguro.
Quando foi desenvolvida a identificação por meio da selfie, por exemplo, chegamos a pensar que o problema de fraude de documentos se resolveria, pelo menos por um tempo. No entanto, foi criada uma funcionalidade denominada como DeepFake. Trata-se de uma tecnologia que tem deixado os gestores de bancos e de instituições financeiras em alerta.
Fraudes com DeepFake
Com o DeepFake, os fraudadores de documentos conseguem falsificar a validação de selfie. Isso porque essa tecnologia permite a manipulação de vídeos e imagens.
Algo que parecia ser uma brincadeira inocente onde crianças falavam coisas engraçadas ou fotos eram alteradas, virou uma arma de falsificação.
Para evitar este tipo de crime, grande parte do conteúdo pode ser identificável por meio de métodos manuais que dependem de analistas humanos que identificam alguns indicadores em imagens e vídeos.
No entanto, esta é uma tarefa de trabalho intensivo e que demanda habilidades e tecnologias de ponta para realizar as análises. Exemplos dessas capacidades vão desde a implantação de técnicas contra adulteração de vídeo até a criação de software de detecção de deepfake que usa inteligência artificial.
Como evitar fraude documental?
Existem diversos meios de evitar a fraude de documentos por meio da tecnologia. São ferramentas de inovação que ajudarão na identificação de atos criminosos.
Seja através de um holograma, criação de marcas d’água, perguntas secretas, ou alguns mais específicos e confiáveis, como o reconhecimento facial. Conheça algumas das soluções mais utilizadas pelas instituições:
Reconhecimento facial para validação antes de alguma transação
Os fraudadores muitas vezes não conseguem se passar por outra pessoa quando há reconhecimento facial, já que se trata de um tipo de biometria. Mesmo que eles tenham os dados pessoais, o reconhecimento facial não irá identificá-la como sendo uma pessoa que ela não é. Com isso, não conseguirá dar continuidade a transação.
Na Stoque, por exemplo, as validações para aquisição e conversão de novos usuários são feitas em segundos, por meio da nossa solução de Onboarding Digital. Após a captura móvel de foto e documentos, as imagens são tratadas e transformadas em textos para a extração dos dados e preenchimento automático de formulários (via OCR).
Com a tecnologia Facematch, é realizada a análise da semelhança entre selfie e foto do documento para comprovação de identidade. Já com as tecnologias de computer vision fazem as classificações preditivas e identificam possíveis irregularidades. Para evitar fraudes por deepfake, fazemos a detecção de vivacidade, como explicamos em nosso linkedin.
Com o motor de regras, são verificados os dados analisados para indicar se o cliente pode ser aceito ou se há alguma pendência.
>> Conheça agora: 10 dicas para gestão de documentos!
Assinatura digital
É possível fazer um cadastro de uma assinatura digital, como uma rubrica única para ser usada na sua empresa quando o cliente precisa de fazer alguma transação. Então mesmo que algum criminoso consiga os dados, ele não saberá como replicar a assinatura digital.
Ferramentas de gestão de documentos
É importante que a sua empresa tenha um controle dos documentos que são enviados. Dessa forma, terá uma base de dados atualizada e completa. Assim, a verificação fica mais fácil e eficaz.
Existem ferramentas que acessam denúncias de fraudes em uma rede e também alguns outros meios, através da imagem, onde é possível identificar alterações que, em um primeiro momento, o olho humano não consegue.
Como a IA está melhorando a verificação de documentos?
Diversos programas foram desenvolvidos utilizando a IA para ajudar as empresas a se prevenir de atos criminosos como a fraude de documentos. Dessa forma, auxiliam a fazer identificações de documentos que podem ter sido alterados com Photoshop de maneira automática.
A inteligência artificial está melhorando a verificação documental e evitando a fraude de documentos porque ela oferece funcionalidades automatizadas que os seres humanos não conseguiriam fazer com a mesma rapidez e eficiência. É possível, por exemplo, criar regras próprias de verificação para que seja mais personalizado e que fique de acordo com os conceitos da sua empresa.
Alguns procedimentos da IA na validação de documentos são:
- uso da digitalização;
- automação de todo o processo;
- assinatura digital;
- comparação entre a foto do documento de identidade enviado e a selfie;
- prova de vida por meio dos movimentos faciais solicitados na selfie;
- análise dos textos contidos nos documentos, como existência de rasuras, fontes e cores.
Portanto, para você fugir dos males da fraude de documentos, manter os dados dos seus clientes seguros e fazer bons negócios, a solução é adquirir ferramentas de empresas de inovação que usem a IA.
Com o objetivo de criar soluções de impressão digital e gestão de documentos com segurança, fundamos a Stoque. Aplicamos tecnologia à sua operação para garantir eficiência, agilidade e inovação.
Venha conhecer mais em nosso site e proteja sua empresa e seus clientes!
Posts relacionados
Motor de regras: entenda como esse sistema contribui para a automação do seu negócio
Regras são fundamentais para organizar e guiar nossa vida em sociedade. Elas oferecem previsibilidade e estruturam nossa forma de agir. O mesmo vale […]
Leia maisHistórico escolar digitalizado: o que sua IES precisa?
O histórico escolar sempre fez parte do processo de registro do diploma. Com a introdução do diploma digital, contudo, ele havia permanecido como […]
Leia maisGestão de fornecedores: Como otimizar e simplificar esse processo
No mundo corporativo competitivo de hoje, a gestão de fornecedores desempenha um papel fundamental para empresas que buscam otimizar suas operações e garantir […]
Leia mais