Blog
Entenda o conceito de data mining e sua aplicabilidade aos negócios
3 min para ler
Postado em 24/02/2022 - Atualizado em: 25/10/2022
Com a expansão de conceitos como big data e a evolução da necessidade de repositórios inteligentes como data warehousing, as organizações estão mergulhando na ciência de dados, do qual o data mining é uma das partes mais interessantes e valiosas. A razão está no seu caráter exploratório, que busca extrair conhecimento de massas de dados.
A capacidade de executar data mining está diretamente relacionada com a jornada de transformação digital das organizações, que cada vez buscam ser mais data-driven. Ao gerar conhecimento a partir dos dados que produzem, elas embasam e qualificam sua tomada de decisão, saindo da intuição e dos meios tradicionais de pesquisa para uma gestão baseada em evidências.
Para conhecer melhor esse processo, neste post vamos aos conceitos básicos. O que é data mining e qual a sua função? Quais as técnicas usadas para fazê-lo? Como é o processo? E, por fim, quais as possíveis aplicações para ele? Acompanhe!
O que é data mining?
Data mining ou mineração de dados, é o domínio da ciência de dados que envolve o uso de técnicas para a descoberta de padrões e de informações valiosas em grandes datasets com o objetivo de gerar conhecimento. Por isso, também é chamado de KDD – knowledge discovery in data (descoberta de conhecimento nos dados).
O objetivo é chegar a informações acionáveis pelas áreas de negócios, principalmente para responder questões que não podem ser tratadas por meio de abordagens tradicionais.
Os métodos de data mining enfocam tanto a organização quanto a filtragem de dados. O resultado desse trabalho pode envolver desde a higienização e a descrição de um dataset, com a classificação e agrupamento de dados, até análises preditivas com vistas à descoberta de tendências e de probabilidades.
Por ser um processo essencialmente exploratório, ainda que parta de necessidades de negócio, o data mining tem desdobramentos poucos previsíveis, cujos resultados nem sempre aparecem rapidamente. A exploração de dados pode tanto levar a grandes descobertas quanto à negação das hipóteses iniciais.
Quais as técnicas usadas para data mining
Indução de regras
Visa identificar relações entre variáveis, como produtos de um e-commerce ou de um supermercado. Costuma ser aplicada em análises de market basket, base dos chamados sistemas de recomendação.
Redes neurais
É usada no treinamento supervisionado de dados, a fim de agrupá-los e classificá-los. A técnica imita a interconectividade do cérebro humano por meio de camadas de nós que recebem inputs e geram outputs para as camadas posteriores, de acordo com pesos.
Árvore de decisões
Usa métodos de regressão para classificar ou predizer resultados potenciais baseados em um conjunto de decisões.
Hiperautomação: saiba o que é, como funciona e as vantagens
Análises de séries temporais
Técnica que faz um série de medidas de um única variável ao longo do tempo.
KNN (K-nearest neighborhood)
Algoritmo que classifica os dados baseado na proximidade e na associação de dados disponíveis nas imediações.
O processo de data mining
Independentemente dos objetivos do data mining, se descritivo ou preditivo, as técnicas seguem alguns passos básicos.
1. Determinar o problema ou hipótese de trabalho
Assim como a ciência, o processo de data mining parte de uma hipótese, pergunta ou problema, só que de dentro das áreas de negócio.
É essa etapa, muitas vezes subestimada em favor de uma atitude puramente exploratória, que direciona todas as etapas seguintes. O motivo disso é que uma hipótese precisa ser traduzida em dados.
2. Coleta e preparação dos dados
Envolve os dados que deverão ser coletados para responder à hipótese, percorrendo a coleta, a estruturação e a conversão deles em dados acionáveis.
3. Mineração
Envolve a aplicação de cálculos estatísticos para filtragem e agrupamento de dados, assim como para descobertas de correlações entre eles.
4. Representação e avaliação dos resultados
Nesta etapa, os cientistas de dados criam representações visuais a fim de avaliar estatisticamente tanto o grau de coerência dos resultados e refinar o processo de mineração, antes do consumo pelas áreas de negócio.
Exemplos de aplicações de data mining aos negócios
O data mining pode ocorrer em qualquer lugar em que haja dados e hipóteses que possam ser validadas com base neles. Não há, portanto, uma área de negócio própria para o uso de uma de suas técnicas. Daí a sua versatilidade.
Como ciência que busca gerar conhecimento em dados, o data mining pode servir a toda organização, em tarefas como:
- Identificar público-alvo para otimização de campanhas de marketing;
- Análise da concorrência;
- Fazer recomendações personalizadas;
- Avaliar performance de processos em geral;
- Identificar vieses atuantes em dados;
- Otimizar operações;
- Implementar automação inteligente;
- Detectar fraudes.
>> Quer se aprofundar em Process Robotic Automation (RPA)? Baixe nosso guia com tudo o que você precisa saber sobre esse conceito.
Data mining: sua organização pode gerar conhecimento
Dentro das organizações, o data mining está diretamente associado a uma abordagem data-driven.
Como toda abordagem que toma a ciência como modelo, no entanto, o processo pode demorar para produzir resultados ou, então, negar hipóteses assumidas como verdadeiras, o que nem sempre tem a paciência do mundo dos negócios.
Você já explora dados para gerar conhecimento? Pretende iniciar um processo de digitalização para transformar seu negócio? Entre em contato com nossos especialistas para conhecer as soluções da Stoque em automação digital.
Posts relacionados
Motor de regras: entenda como esse sistema contribui para a automação do seu negócio
Regras são fundamentais para organizar e guiar nossa vida em sociedade. Elas oferecem previsibilidade e estruturam nossa forma de agir. O mesmo vale […]
Leia maisGestão de fornecedores: Como otimizar e simplificar esse processo
No mundo corporativo competitivo de hoje, a gestão de fornecedores desempenha um papel fundamental para empresas que buscam otimizar suas operações e garantir […]
Leia maisO que é o Ciclo PDCA? Entenda essa ferramenta estratégica para melhoria contínua
O Ciclo PDCA é uma ferramenta estratégica amplamente utilizada para promover a melhoria contínua de processos. Ela permite que empresas de todos os portes […]
Leia mais