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Operações de crédito: conte com as vantagens de uma plataforma de automação
4 min para ler
Postado em 29/11/2021 - Atualizado em: 25/07/2024
No Brasil, as operações de crédito totais somaram cerca de R$431,8 bilhões em agosto de 2021, segundo dados do Banco Central.
Esse dado representa um aumento considerável em relação ao mês de fevereiro do mesmo ano, que alcançou aproximadamente R$ 320 bilhões.
Nesse contexto, a automação de operações de crédito tem um papel fundamental na gestão do setor financeiro de um banco ou cooperativas de crédito.
A automação de processos nas operações de crédito têm contribuído para o alcance de melhores resultados para as instituições, dinamizando o alinhamento de informações, reduzindo os custos operacionais, melhorando a produtividade nas equipes e promovendo agilidade no negócio.
Entenda quais as vantagens de usar uma plataforma de automação para operações de crédito e as tecnologias envolvidas na operação. Acompanhe este conteúdo!
Por que automatizar operações de crédito
A automação de operações de crédito permite reduzir ou até eliminar a execução de tarefas repetitivas manuais. Para isso, é preciso que o banco ou cooperativa de crédito mapeie detalhadamente o processo e etapas das suas operações financeiras.
Com a inteligência artificial, é possível realizar análises precisas sobre o usuário e customizar a plataforma para realização automatizada de determinadas tarefas, trazendo benefícios como mais velocidade na análise de crédito e redução da possibilidade de inadimplência.
Além disso, a tecnologia permite realizar o cálculo de cada serviço, condições de pagamentos, prazos, taxas e multas, por exemplo, de forma totalmente automatizada e condizente com o perfil financeiro de cada cliente.
Portanto, a automação de operações de crédito tem o objetivo de aumentar a produtividade das equipes e direcionar foco apenas para os casos de exceção.
Leia mais: Automação inteligente e tecnologias relacionadas a IA e suas aplicações
Benefícios da automação aplicada às operações de crédito
O investimento em automação de operações de crédito proporciona diversos benefícios para a instituição financeira. Conheça as principais vantagens abaixo!
Agilidade no gerenciamento de documentos
Por meio da tecnologia OCR, é feito o reconhecimento e a extração dos dados de documentos digitalizados de forma automática, permitindo mais dinamicidade no cadastro de novos clientes, formalização e onboarding digital, organização e gerenciamento dos arquivos.
A automação da esteira de crédito permite que as empresas consigam analisar e formalizar uma proposta em segundos, ao invés de horas, sendo uma ótima estratégia para sair à frente da concorrência.
De modo geral, a automação já faz a identificação de documentos, o reconhecimento da face e a verificação de dados. Também é possível realizar alterações necessárias para operar dentro das normas vigentes para concessão de crédito consignado.
Redução de custos operacionais
A automação de operações de crédito reduz a necessidade de contratações e treinamento de diversos analistas. Dessa forma, é possível destinar os colaboradores à realização de tarefas mais complexas.
A tecnologia também reduz custos com erros humanos, papéis e fraudes, por exemplo. O retorno financeiro é um dos principais benefícios, já que a plataforma permite a análise de diversos clientes com rapidez e eficiência, alcançando resultados positivos.
Baixe o Infográfico: As vantagens da automação de back office
Escalabilidade da operação
Para manter a competitividade no mercado, as empresas precisam fazer mais com menos, ou seja, ampliar o giro de negócios, mantendo uma estrutura enxuta e eficiente.
Nesse sentido, a automação se torna uma importante ferramenta para a escalabilidade da operação. Ou seja, com processos automatizados, é possível atender a um volume maior de demandas, mantendo a qualidade e a segurança das operações financeiras.
Com isso, investir em automação para operações de crédito permite às instituições financeiras crescer em consonância com o mercado e de maneira contínua, sem prejuízo aos recursos materiais e humanos disponíveis.
Melhor experiência do cliente
Por meio de interações mais claras, objetivas e rápidas, o cliente consegue ter uma experiência mais agradável com as instituições.
Isso porque o processo de abertura de contas, análise e concessão de crédito pode ser realizado em questão de minutos, de forma segura e eficiente – dessa forma, o cliente encontra uma solução para o seu problema sem muita burocracia.
Leia também: Avance na automação de processos bancários com a Stoque
Plataforma de automação para operações de crédito
A plataforma de automação de crédito é um orquestrador de tarefas e permite robotizar diversas funções da área, integrar com outros sistemas, acompanhar e rastrear todo o processo, desde o primeiro contato do cliente com a instituição até o fechamento do contrato.
Para isso, é preciso reconhecer as necessidades da instituição financeira e o nível de maturidade digital que a acompanha. Com isso, há a integração dos dados com a plataforma e é possível que a tecnologia seja customizada para as dificuldades de cada empresa.
Tecnologias envolvidas
A plataforma de automação digital combina, simplifica e otimiza processos de front, middle e back office por meio de tecnologias como:
- Captura cognitiva que trabalha por meio da inteligência artificial e OCR (reconhecimento óptico de caracteres) para capturar dados de imagens e classificar os documentos;
- Orquestração de processos (BPM – Business Process Management ou Gestão de Processos de Negócio), que permite a otimização do desempenho dos processos do negócio, através da automação;
- Software de gestão de conteúdo (ECM – Enterprise Content Management ou Gestão de conteúdo corporativo) funciona como um armazenador, distribuidor e gerenciador de documentos, com assinatura digital;
- Automação de processos robóticos (RPA), que reduz as tarefas repetitivas e manuais, promovendo mais produtividade e controle às operações;
- E ferramentas de analytics, que permitem análises avançadas de dados, contribuindo para a tomada de decisões mais assertivas.
Resultados esperados
Além da agilidade nas operações de crédito, a automação de processos bancários também contribui para a abertura de contas, o onboarding de clientes, registro e formalização de contratos, processamento de NFs, contas a pagar, entre outras funções do setor, contribuindo para o aumento da capacidade da instituição financeira e alcance dos resultados.
Saiba mais sobre como a automação de processos pode contribuir com o crescimento da sua instituição financeira. Acompanhe mais novidades no Blog da Stoque e nas redes sociais: Facebook, LinkedIn e Instagram.
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