Blog
Automação na Indústria 4.0: menos custos, mais produtividade
4 min para ler
Postado em 25/10/2022 - Atualizado em: 14/10/2024
A aceleração da transformação digital e das inovações nos modelos de trabalho está exigindo das indústrias estratégias para otimizar processos, reduzir custos e aumentar a qualidade de produtos e serviços. A automação surge, então, como principal meio para cumprir esses objetivos, sendo um dos pilares da Indústria 4.0.
Também chamada de Quarta Revolução Industrial, a Indústria 4.0 engloba um amplo conjunto de tecnologias avançadas, como Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT), que, quando aplicadas, promovem a automatização na indústria, com máquinas e equipamentos totalmente integrados em rede.
As indústrias que se tornam 4.0, conseguem praticar mais facilmente a manufatura enxuta — lean manufacturing, em inglês —, uma abordagem de gestão operacional e de processos que visa eliminar atividades desnecessárias, que não agregam valor ao produto e oneram o negócio.
Neste cenário, a automação de processos e a gestão de documentos se tornam essenciais, contribuindo diretamente para a redução de custos, otimização do tempo das atividades e processos e aumento da segurança e proteção de dados.
Nesse artigo vamos falar de:
- A importância da gestão de documentos na Indústria 4.0
- A automação de processos: cerne da Indústria 4.0
- Os benefícios da automação industrial
A importância da gestão de documentos na Indústria 4.0
Para avançar na transformação digital, tornar-se uma Indústria 4.0 e integrar uma cadeia de suprimentos altamente conectada, algumas etapas fundamentais precisam ser cumpridas. Uma das mais importantes diz respeito à gestão de documentos.
Toda indústria lida, diariamente, com um grande volume de documentação, como contratos de trabalho, certificados de conformidade, normas de fabricação, manuais de procedimento, relatórios de inspeção, processos produtivos, notas fiscais, entre tantos outros.
Assim, além de digitalizá-los e iniciar a criação de arquivos nato-digitais — eliminando, dessa forma, o uso do papel — é preciso contar com uma boa gestão documental para não prejudicar a execução de processos, limitar a produtividade dos colaboradores e colocar em risco informações sigilosas.
Para facilitar a gestão documental, as indústrias devem, portanto, buscar formas de identificar, organizar e armazenar seus documentos com eficiência e segurança. Um bom software para gestão de documentos — ou gestão de conteúdo digital — é a melhor opção para isso.
O que é e para que serve um software para gestão de documentos?
Um software para gestão de documentos é, na verdade, uma ferramenta chamada Enterprise Content Management (ECM) ou, em português, gestão de conteúdos empresariais. Trata-se de uma solução de gerenciamento que viabiliza não só a organização, mas também a aplicação de uma estratégia para armazenamento das informações.
Com uma solução robusta à disposição, sua empresa pode praticar uma gestão inteligente de conteúdo. Você pode gerenciar todo o ciclo de vida dos documentos — captura, gerenciamento, armazenamento, controle e descarte da informação — com agilidade e segurança, para que assim a burocracia dos processos seja eliminada.
Veja quais são os benefícios de uma gestão de documentos executada com o apoio da tecnologia:
- Compartilhamento de informações com maior velocidade e segurança;
- Facilidade para organizar dados e produzir conteúdo compatível com a estratégia do seu negócio;
- Permite integração com outras ferramentas de gestão, como o BPM;
- Possibilidade de incluir diferentes setores da organização, bem como fornecedores parceiros e clientes;
- Eliminação do uso de papel e redução dos custos relacionadas a esse material;
- Redução das tarefas manuais e repetitivas;
- Otimização de processos e recursos;
- Aumento da produtividade dos colaboradores.
Sua gestão de documentos precisa ser aperfeiçoada? Então confira nossas dicas para torná-la mais eficiente:
Automação de processos: o cerne da Indústria 4.0
Para automatizar é preciso digitalizar documentos e processos. E para se transformar em uma Indústria 4.0, é necessário alcançar a maturidade digital, onde a busca por oportunidades de automação é constante.
Quando uma indústria promove a automação de processos, passa a produzir de forma diferente. O uso de tecnologias e equipamentos inteligentes, permite a coleta de dados que podem fornecer insights valiosos sobre o desempenho da linha de produção. A automação propicia, também, mais vínculo com o ESG, uma vez que propõe melhor uso de recursos e redução de desperdícios, além de gerar mais transparência na operação.
Mais qualidade e precisão na produção: os benefícios da automação industrial
A automação contribui para as indústrias terem processos mais eficientes, diminuir a intervenção humana na produção, minimizar os erros, entregar produtos de maior qualidade e reduzir custos.
Um levantamento da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) revelou que, ao implementar uma nova forma de produzir, os custos industriais podem reduzir em, no mínimo, R$ 73 bilhões/ano.
Processos automatizados e uma gestão de processos e documentos eficiente ajudam, ainda, a prever melhor a disponibilidade de material, negociar condições favoráveis com fornecedores, evitar a paralisação da produção e atrasos nas entregas.
Confira os principais benefícios da automação industrial:
- Aumento da produtividade: com a redução da intervenção humana na produção, a produtividade aumenta significativamente.
- Maior qualidade: pessoas podem cometer erros na produção e prejudicar a montagem de um lote. A tecnologia diminui a ocorrência de falhas.
- Mais flexibilidade: robôs são programados para fazer a tarefa desejada e não precisam de um período maior de treinamento como requer um operador humano.
- Informações e insights confiáveis: quando você dispõe de tecnologia para estruturar e analisar dados de maneira inteligente, é possível tomar a decisão certa em menor tempo, evitando prejuízos e multiplicação de erros.
- Segurança aprimorada: não só documentos e processos ficam mais seguros com a tecnologia: você pode aproveitar a automação industrial em funções perigosas para humanos, reduzindo os riscos para o trabalhador.
Na Indústria 4.0, você descomplica processos e multiplica seus resultados. Automatize processos e documentos e tenha uma gestão mais eficiente e segura. Veja como a Stoque pode simplificar a forma como você trabalha.
Posts relacionados
Motor de regras: entenda como esse sistema contribui para a automação do seu negócio
Regras são fundamentais para organizar e guiar nossa vida em sociedade. Elas oferecem previsibilidade e estruturam nossa forma de agir. O mesmo vale […]
Leia maisHistórico escolar digitalizado: o que sua IES precisa?
O histórico escolar sempre fez parte do processo de registro do diploma. Com a introdução do diploma digital, contudo, ele havia permanecido como […]
Leia maisGestão de fornecedores: Como otimizar e simplificar esse processo
No mundo corporativo competitivo de hoje, a gestão de fornecedores desempenha um papel fundamental para empresas que buscam otimizar suas operações e garantir […]
Leia mais