Blog
Entenda a transformação digital nas IES
2 min para ler
Postado em 09/07/2019 - Atualizado em: 25/07/2024
O avanço tecnológico impacta a maneira com que a educação superior é estruturada, tanto em nível administrativo quanto em nível pedagógico, virtual e presencial. A transformação digital nas IES já é uma realidade.
Hoje, alunos e agora também os professores, estão todos conectados e vinculados ao mundo digital, mudando o processo de cognição.
Além disso, o Ministério da Educação, desde os anos 90, através de normativas, busca digitalizar os processos das IES. O Decreto 9235/17 e a Portaria 315/18 determinam que as Instituições de Ensino devem entregar um projeto de acervo acadêmico digital até abril de 2020.
Já as Portarias 1.095/18, 315/18 e 554/18 determinam que as Instituições de Ensino Superior públicas e privadas, pertencentes ao Sistema Federal de Ensino, deverão implementar a emissão e o registro dos diplomas de seus cursos de graduação por meio digital.
Com isso, o ensino superior, de maneira geral, passa por um processo disruptivo devido a disseminação e penetração das tecnologias no setor.
Listamos abaixo os benefícios e as melhores práticas para implantar a cultura digital em uma IES. Fique por dentro!
Benefícios da transformação digital para a instituição
- Implantação de uma cultura digital consolidada;
- Maior eficiência e velocidade no atendimento ao aluno;
- Atendimento a legislação do Ministério da Educação;
- Redução do custo operacional;
- Acesso a números e métricas, que garantem gestão eficiente e assertiva;
- Crescimento em escala, com segurança e qualidade.
Como viabilizar a transformação digital nas Instituições de Ensino Superior
Para Tiago Muriel, Diretor de negócios da CONSAE, o caminho para implantar a cultura digital em uma IES é associar às melhores práticas às melhores ferramentas.
Listamos 5 passos preciosos para o sucesso do projeto de transformação digital em sua Instituição de Ensino Superior:
- Seguir um padrão básico do mercado em todas as etapas do projeto;
- Cumprir as normas do MEC e pareceres do CNE;
- Contextualizar as normas vigentes;
- Ter uma boa assessoria para não cair em erro;
- Escolher bons sistemas que permitam mudanças repentinas.
Além disso, para viabilizar a transformação digital é necessário que a IES adote uma mentalidade orientada ao aluno.
Segundo Leonardo Carvalho, Gerente de Produto Stoque, isso fará com que os processos e ações foquem em entregar valor ao aluno e não em cumprir regulações ou tramites comuns da IES.
Com esse foco a IES conseguirá entender que tanto a parte pedagógica quanto administrativa precisa atender e levar resultados aos alunos.
“A IES deve avaliar seus processos e entender quais deles são obsoletos ou quais deles realmente não levam valor ao aluno. Sempre existirão tramites internos e eles devem ser pensados com o menor custo operacional possível. ”, completa Carvalho.
Assim, a IES passa a entender quais tecnologias proporcionam eficiência operacional a esses processos, tornando-se o meio pelo qual a IES irá otimizar processos e também se relacionar com seus alunos de forma mais próxima e rápida.
Leia mais:
Posts relacionados
Histórico escolar digitalizado: o que sua IES precisa?
O histórico escolar sempre fez parte do processo de registro do diploma. Com a introdução do diploma digital, contudo, ele havia permanecido como […]
Leia maisSecretaria Digital: O que é e como funciona?
Como o Ábaris SeAD, uma solução Stoque, auxilia sua IES na transformação digital.
Leia maisConheça a origem do Programa 5S e as principais vantagens
Falta de organização no ambiente de trabalho prejudica os resultados no seu negócio. Nesse sentido, uma das metodologias para ajudar a pôr as […]
Leia mais