Blog

Automação de documentos jurídicos: o que é, vantagens e como fazer

Ícone tempo leitura

5 min para ler

Postado em 22/07/2020 - Atualizado em: 24/07/2024

Automação de documentos jurídicos: o que é, vantagens e como fazer

O software do Ábaris para automação de documentos jurídicos pode auxiliar quem busca a organização de grandes fluxos de informação e ainda aumentar a produtividade de um escritório. É possível diminuir a possibilidade de falhas em contratos e fortalecer a segurança na transação de informações confidenciais.

Se você procura uma solução de fácil manuseio para a sua empresa, conheça a seguir as vantagens de contratar o Ábaris e entenda como o programa funciona.

Saiba, ainda, por que a empresa merece a sua confiança para facilitar a gestão dos arquivos da sua organização. Confira!

Por que ter um software de automação de documentos jurídicos?

O volume intenso de documentos em circulação em um departamento jurídico pode acabar em desorganização, retrabalhos e realização de tarefas burocráticas que só dificultam a produtividade de um negócio. Além disso, o trabalho manual também é mais sujeito a falhas.

Com isso, as empresas de automação de documentos jurídicos oferecem maneiras de criar, fazer negociações e gerenciar documentos de forma mais simples. É possível utilizar ferramentas para promover a otimização, com a confiança e a interconexão necessárias nas organizações. 

Organização profissional para grandes fluxos de informação

A primeira vantagem ao usar um software de automação é a facilidade para organizar as informações. Você pode passar por todas as etapas de maneira digital. É permitido guardar arquivos no sistema, o que favorece a busca por dados e reduz o gasto de recursos com o armazenamento físico. 

Menos chances de erros em contratos 

A utilização do sistema para gerenciar os documentos também elimina os eventuais erros que podem ocorrer quando há manuseio de um grande fluxo de arquivos. O software que gerencia esses dados auxiliará na diminuição de erros. Assim, as empresas também podem economizar com a redução de falhas e do custo da mão de obra. 

Maior produtividade dentro do escritório

Além do maior ordenamento dos arquivos e da diminuição das falhas, a automação de documentos jurídicos ainda viabiliza mais tempo livre para os funcionários da empresa. Com isso, os profissionais deixam de gastar horas com tarefas burocráticas e passam a usar o período de trabalho para tomar decisões importantes e criativas.

Como o Ábaris auxilia na automação de documentos jurídicos

O Ábaris oferece uma plataforma intuitiva e acessível para a automação de arquivos jurídicos. O software pode ajudar a sua empresa em todas as etapas, a fim de assegurar a entrada e a saída das informações com a confidencialidade necessária. Veja os benefícios de contratar o serviço:

Gestão de processos com geração de indicadores

O gerenciamento de um processo jurídico pode ser feito por meio da criação de índices para acompanhar o seu desenvolvimento. Você poderá avaliar o desempenho da empresa com o uso de indicadores, como os de produtividade e de qualidade. Será possível determinar o número de falhas e a quantidade de processos finalizados, por exemplo. 

Maior segurança na transação de dados confidenciais

Em um escritório jurídico, a confidencialidade das informações é uma das principais preocupações. O Ábaris oferece um serviço que garante a segurança dos dados e reduz a chance de fraudes. É possível controlar o acesso às informações e, com isso, diminuir a exposição dos materiais a quem não é autorizado.

Extração automática de dados em multicanais

O Ábaris oferece um serviço que permite a retirada de dados de forma prática. O usuário pode capturar as informações por meio de vários dispositivos, como scanner e multifuncional. Devido à extração automática dos materiais, o fluxo pode começar imediatamente. 

Certificação digital

Outro ponto importante para a confiabilidade no software é a certificação digital. A ferramenta permite a autenticidade e a proteção de transações feitas digitalmente. Dessa forma, a identificação dos dados pode ser feita com maior segurança e as informações podem circular mais facilmente.

Plataforma intuitiva e de fácil manuseio

Todas essas vantagens ainda podem ser aproveitadas com uma plataforma fácil de usar. Você não precisará se preocupar em empenhar treinamentos que demandem tempo para os funcionários e para os novos contratados da sua empresa. O software permite a localização de processos de forma rápida, por meio de buscas por palavras-chave.

Como é feita a automação de documentos jurídicos com o Ábaris

O Ábaris realiza a automação de arquivos jurídicos por meio de algumas etapas, que permitem a entrada segura de informações, a gestão e o compartilhamento para mais de uma plataforma. Confira mais detalhes a seguir:

Captura

O serviço oferecido pela empresa permite salvar os documentos digitalmente, de forma inteligente. Para isso, o usuário deve utilizar dispositivos destinados à captura dos dados, como aparelhos móveis e scanner

Digitalização

Em seguida, o software do Ábaris promoverá a digitalização dos documentos, ou seja, a conversão dos arquivos físicos para as plataformas digitais. Esse processo é feito por meio da transformação dos arquivos em imagens, da retirada e da categorização das informações. 

Armazenamento

Com a conclusão da captura e a conversão dos documentos físicos em digitais, a próxima etapa é o armazenamento das informações. Os dados serão guardados em nuvem e, assim, estarão disponíveis para ser acessados de qualquer lugar. O estoque dos arquivos deve ser feito de maneira segura e o acesso, liberado por meio de autorização.

Processamento

Nesse estágio da automação, as informações disponíveis nos documentos serão reconhecidas e extraídas. O serviço do Ábaris permite o uso da Inteligência Artificial, que garante maior rendimento e rapidez no resultado.

Gerenciamento

Todos os documentos digitalizados por meio da plataforma podem ser buscados facilmente pelo usuário. O software permite que a localização e o gerenciamento das informações sejam feitos de forma simples. 

Impressão e saída multicanal

Após todas as fases de automação dos documentos jurídicos, a sua empresa poderá realizar a impressão com a utilização de dados variáveis e a personalização da impressão. Assim, será possível especificar os tópicos e a troca de informações.

Automação de documentos jurídicos: conte com uma empresa com expertise no mercado

O Ábaris é uma empresa capacitada e com experiência no serviço de automação de documentos jurídicos. Ao contratar o software, a sua organização terá a plataforma mais avançada e adaptável aos diferentes segmentos.

A automação é feita conforme as necessidades específicas de cada cliente, tendo em vista a preocupação com a simplicidade e a eficiência. Dessa forma, é possível fazer todo o processo de captura, armazenamento e gestão da informação de forma digital e com segurança.

Ábaris: transformando negócios digitalmente

Nossas soluções tecnológicas ajudam empresas a automatizar seus processos para se tornar mais eficientes.

Negócios digitais conseguem atuar de maneira otimizada e entregar a melhor experiência ao cliente. Com o Ábaris, a transformação digital do seu negócio acontece do jeito que deve ser: de dentro para fora.

Se ficou alguma dúvida sobre automatização de documentos jurídicos, entre em contato com um de nossos especialistas.

Gostou do nosso conteúdo? Confira estes outros títulos que também podem ajudar você a construir uma gestão tecnológica de qualidade:

Esses e muitos outros assuntos você pode conferir no nosso blog!

Compartilhe nas redes sociais:

Posts relacionados

Motor de regras: entenda como esse sistema contribui para a automação do seu negócio

Regras são fundamentais para organizar e guiar nossa vida em sociedade. Elas oferecem previsibilidade e estruturam nossa forma de agir. O mesmo vale […]

Leia mais

Histórico escolar digitalizado: o que sua IES precisa?

O histórico escolar sempre fez parte do processo de registro do diploma. Com a introdução do diploma digital, contudo, ele havia permanecido como […]

Leia mais

Gestão de fornecedores: Como otimizar e simplificar esse processo

No mundo corporativo competitivo de hoje, a gestão de fornecedores desempenha um papel fundamental para empresas que buscam otimizar suas operações e garantir […]

Leia mais

Inscreva-se em nosso blog

eBook

Tudo que você precisa saber sobre Robotic Process Automation

Baixe o guia digital exclusivo

Inscreva-se em nosso blog

E acesse, em primeira mão, nossos principais conteúdos diretamente do seu e-mail.