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Tecnologia no mercado financeiro: no que vale a pena investir?
8 min para ler
Postado em 08/09/2022 - Atualizado em: 06/09/2022
As instituições financeiras estão investindo em soluções digitais para garantir maior velocidade, disponibilidade, segurança e eficiência no atendimento aos seus clientes. Assim, se até recentemente o investimento em tecnologia pelo mercado financeiro era considerado um diferencial competitivo, hoje podemos considerá-lo essencial — especialmente para as organizações mais tradicionais —, uma vez que as soluções tecnológicas oportunizam a criação de produtos e serviços digitais.
Mas para ofertar produtos e serviços pela internet, as instituições devem observar com muito cuidado os recursos de segurança da plataforma a ser implantada. Para permitir a solicitação de empréstimos online, por exemplo, é preciso contar com tecnologias para executar, automaticamente, a autenticação de identidade do cliente para, dessa forma, evitar a fraude documental e outros crimes financeiros.
Neste artigo, saiba quais tecnologias investir para desburocratizar seus produtos e serviços, atrair mais clientes e aumentar as fontes de receita do seu negócio.
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[Quiz] Seu banco é realmente digital?
Tecnologia no mercado financeiro: 7 soluções para investir
A automação e digitalização de processos é o presente e o futuro do setor financeiro. Mas para garantir o sucesso nessa jornada, é preciso investir nas tecnologias que realmente transformem os negócios com segurança e escalabilidade.
Conheça 7 soluções tecnológicas que valem o investimento.
1. Robotic Process Automation (RPA)
RPA — sigla, em inglês, para automação de processos robóticos — é uma tecnologia que permite a automação de tarefas repetitivas baseadas em regras. Assim como uma macro do excel operando em uma planilha, o RPA pode registrar ações executadas em determinado dispositivo, acessar sistemas e executar tarefas específicas para usuários humanos.
Nos últimos anos, a implementação do RPA — principalmente a automação como serviço (AaaS) — cresceu significativamente em bancos e cooperativas de crédito. Essas organizações estão utilizando a solução para automatizar a entrada de dados, manipular formulários, integrar sistemas, emitir relatórios de dados, tomar decisões e se comunicar com parceiros e clientes.
Os benefícios do RPA incluem a redução de atritos nos processos, diminuição do tempo de resposta ao cliente, otimização de custos e SLAs, e maior visibilidade e controle das atividades e da operação. A abertura de contas digitais ou a concessão e formalização das propostas de crédito, por exemplo, podem ser totalmente automatizadas. A intervenção humana só é necessária pontualmente, em casos de não conformidade.
O RPA deve ser utilizado por toda empresa que utiliza tecnologia:
[ebook] Tudo que você precisa saber sobre Robotic Process Automation – RPA
2. Inteligência Artificial
De acordo com a Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2022 – Vol. 1 Tendências em Tecnologia, 100% dos bancos participantes pretendem expandir a implantação da Inteligência Artificial (IA) em 2022. Um dos motivos é a capacidade dessa tecnologia em prevenir e combater crimes financeiros. A IA pode processar e analisar um grande volume de dados complexos em processos críticos com agilidade, facilitando a identificação de ameaças e a tomada de ações corretivas sem prejuízo à experiência do cliente.
Mas a IA também impacta em outras frentes do negócio. A tecnologia pode ajudar as instituições financeiras a melhorar a eficiência dos seus processos e personalizar seus serviços, algo fundamental no mercado atual.
Muitas organizações já estão implantando a IA na análise de solicitações de crédito. O cliente faz a solicitação pela internet e todas as documentações e informações submetidas são verificadas por uma plataforma que combina soluções de IA e RPA.
3. Analytics
As instituições financeiras lidam com um grande volume de dados diariamente e devem aproveitá-los para compreender melhor os clientes, identificar oportunidades de melhorias em processos, aperfeiçoar e criar novos produtos e serviços financeiros. Analytics é uma ciência que se dedica à produção de insights a partir de padrões em dados complexos, e baseia-se em estatísticas, modelagem preditiva e ciência da computação.
Dentro do universo do analytics, é importante investir em um data lake — um repositório centralizado onde dados estruturados e não estruturados podem ser armazenados. Com isso, é possível ampliar a exploração e a descoberta de dados, apoiar suas iniciativas financeiras digitais e, claro, obter valiosos insights.
Outra solução imprescindível é a speech analytics, que conta com recursos para extrair informações relevantes de arquivos de áudio. É bastante utilizada em centrais de atendimento, nos setores de vendas, de suporte e customer success, pois tanto chamadas gravadas quanto em tempo real podem ser rapidamente analisadas com o intuito de verificar a performance de operadores e compreender as principais questões trazidas pelos clientes.
4. Business Process Management
Para promover a orquestração de processos, as instituições financeiras precisam implantar algumas tecnologias para gerir e otimizar seus procedimentos e tarefas diárias. Entre as soluções, o Business Process Management (BPM) é uma das que melhor pode contribuir para a correção de vulnerabilidades, otimização dos fluxos de trabalho e de processos, bem como para a integração de tecnologias.
O BPM refere-se à prática de modelagem, análise e otimização de processos de ponta a ponta com o objetivo de atingir as metas estratégicas de negócios, como a melhoria da experiência do cliente. Ao aplicá-la, sua empresa pode avaliar os processos existentes para encontrar maneiras de melhorar a eficiência, reduzir custos e erros e impulsionar a transformação digital.
O Business Process as a Service (BPaaS) é a mais recente tendência e uma alternativa para organizações que desejam terceirizar processos de negócio específicos. Considerada uma evolução do tradicional BPO (Business Process Outsourcing), oBPaaS fornece às empresas contratantes os profissionais, processos e tecnologia de que precisam para executar um serviço — como análises e concessões de propostas de crédito, por exemplo —, contribuindo para a otimização de operações e recursos.
Na Stoque, o BPaaS leva em consideração três aspectos: alinhamento do modelo de negócios, mindset e colaboração. O modelo tradicional de BPO é aquele que cobra do cliente por número de transações ou por número de assentos. Mas, é importante ir além, e pensar em como podemos moldar o modelo de negócio levando em consideração a experiência do cliente final. Do ponto de vista de mindset, é também importante desafiar o jeito de pensar, não focando apenas na eficiência de processos mas, também, acoplando um olhar digital, utilizando melhores práticas de processos e tecnologia, promovendo uma melhoria contínua. O último aspecto – a colaboração – nos desafia a ver a operação de ponta a ponta, onde a colaboração e a integração dos diversos participantes é fundamental para se ter uma visão de todo o ciclo de vida do cliente durante o relacionamento com a empresa. E é a partir da ótica do cliente que desenvolvemos os processos e implantação de novas tecnologias para melhorar a experiência dele.
Entenda os métodos de documentação mais utilizados:
[Infográfico] Comparativo entre process mapping, process mining e process discovery
5. Optical Character Recognition (OCR)
Um banco que deseja automatizar a esteira de crédito, por exemplo, precisa dispor de recursos para agilizar a análise de documentos. Na era digital, é fundamental digitalizar processos e eliminar o uso de papel, e não há mais como delegar certas atividades aos colaboradores, pois diante do volume da demanda, isso acaba se tornando inviável.
O OCR é uma tecnologia que permite a conversão de textos identificados em um documento ou imagem digitalizada, em um texto legível para máquina. Isso significa que essas informações se tornam mais funcionais, já que podem ser pesquisadas, visualizadas, editadas e recuperadas com facilidade.
Na prática, se o seu cliente submeter um documento de identificação, como a CNH, no processo de solicitação de empréstimo, sua instituição pode extrair as informações necessárias em formato de texto e rapidamente inseri-las nos formulários, sem qualquer intervenção humana.
6. Motor de regras
O motor de regras é mais uma solução essencial para a automatização dos processos bancários. Trata-se de um software para gerenciamento de regras de negócios. Um exemplo de regra seria: “Se a selfie enviada tiver mais de uma pessoa, recusar o envio” ou “Se o documento apresenta rasuras não é válido”. Declarações como essas determinam como uma instituição deve operar.
As regras estabelecem, portanto, o que pode ou não ser feito. Assim, quando um software aplica regras a um conjunto de dados, ele fornece um resultado verdadeiro ou falso a depender da correspondência dos dados de entrada com tal regra. Uma instituição financeira pode, por exemplo, determinar se a solicitação de empréstimo de um cliente atende aos requisitos de elegibilidade. Em caso de dúvidas ou inconsistências, é possível que o motor de regras acione um analista para validar individualmente cada caso.
Entre os benefícios do motor de regras, destaca-se a eliminação de tarefas repetitivas e manuais, o aumento da qualidade da execução de processos, a facilidade em segmentar clientes e o atendimento às normas e legislações pertinentes.
7. Facematch e Visual Recognition
A validação da identidade dos clientes é uma tarefa muito importante para a segurança da operação. Clientes e instituições financeiras podem ser alvo de fraudes relacionadas a falsificação ideológica e ter perdas incalculáveis com isso. No caso dos bancos, os prejuízos financeiros somam-se à perda de credibilidade no mercado. Para não correr esse risco, é preciso investir em duas tecnologias: Facematch e Visual Recognition.
Também conhecida como Computer Vision, a Visual Recognition classifica e compara as selfies e os documentos enviados pelos clientes. Se irregularidades forem identificadas, a solução emite uma notificação e impede a continuidade do processo.
O Facematch também detecta irregularidades mas atua, ainda, na verificação de semelhança e classificação preditiva de imagens. Nesse caso, a tecnologia compara pontos da selfie do cliente com a foto do documento de identificação enviado. Com isso, é possível evitar que uma pessoa utilize documentos de outra.
Uma terceira tecnologia pode ser associada a esse processo: o SDK (Software Development Kit) que orienta o usuário na hora de fotografar a si mesmo ou o documento, diminuindo ainda mais as inconsistências e erros.
Veja como a automatização pode ajudá-lo a concentrar seu time nas atividades mais estratégicas:
[Infográfico] Automação inteligente e tecnologias relacionadas a IA e suas aplicações
Com a tecnologia as instituições financeiras estreitam o relacionamento com clientes
A transformação digital em bancos e instituições financeiras está em plena ascensão. De acordo com a Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2022, o investimento em tecnologia no mercado financeiro deve chegar aos R$ 35,5 bilhões em 2022, 18% a mais do que o somado em 2021. Os números não surpreendem, já que bancos sempre foram pioneiros na inovação tecnológica, mas pela primeira vez o setor ultrapassou a média global na preparação de investimento em tecnologia.
O que explica o aumento do aporte financeiro à tecnologia bancária? Bom, os clientes estão mais interessados em utilizar canais digitais para resolver suas pendências e solicitar produtos e serviços, como empréstimos e abertura de conta. Aliás, 480 milhões de contas digitais já foram abertas no país desde 2016, e em 2022 o número total de contas nessa modalidade deve aumentar 15% em relação a 2021. A estimativa é de que o Brasil terá 184 milhões de contas digitais abertas até o fim do ano.
Portanto, investir em tecnologia é fundamental para otimizar o relacionamento com clientes. Ao digitalizar e automatizar processos, implementar o onboarding digital, eliminar a solicitação de documentação impressa e disponibilizar atendimento online mais completo, sua instituição financeira pode atrair e fidelizar mais clientes, atender normas como a LGDP e a Resolução BCB Nº 155/2021 e aproveitar os benefícios do Open Banking.
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