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Processamento de linguagem natural: aplicações para bancos e instituições financeiras

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Postado em 19/07/2022 - Atualizado em: 25/10/2022

Processamento de linguagem natural: aplicações para bancos e instituições financeiras

Com algoritmos avançados de Inteligência Artificial (IA) e machine learning, bancos e instituições financeiras estão implementando o processamento de linguagem natural ou NLP, sigla em inglês para natural language processing. O procedimento permite a automação inteligente de diversas operações, como o processamento de documentos, análise de solicitações de crédito e atendimento ao cliente. 

 

Diante da criticidade das atividades do setor bancário, a aplicação da NLP a grandes volumes de dados de texto e fala, permite a obtenção de insights em tempo real, assim como a otimização de atividades operacionais, dos recursos e da produtividade dos colaboradores.

 

Neste artigo, saiba como bancos e instituições financeiras podem aproveitar o processamento de linguagem natural em suas rotinas. 

 

NLP: a melhor maneira de facilitar a interação entre máquinas e pessoas

 

O processamento de linguagem natural (NLP) é um segmento da IA e machine learning que capacita computadores a entender a linguagem humana e a responder da mesma forma, ou seja, a NLP facilita a interação entre máquinas e pessoas. Para isso, os computadores são treinados para processar textos e discursos, e interpretar o significado das palavras e o sentido das frases e parágrafos de acordo com o contexto.

 

A NLP é um das tecnologias de automação cognitiva, por isso seus métodos incluem IA, redes neurais, deep learning e optical character recognition (OCR). O OCR — reconhecimento óptico de caracteres, em português — permite que os computadores reconheçam textos em documentos digitalizados, como RG dos clientes e manuscritos.

 

De modo geral, a aplicação da NLP possibilita:

 

  • Busca de informações relevantes em grandes volumes de documentos eletrônicos ou digitalizados;
  • Análise automatizada de relatórios de ganhos e notícias;
  • Implantação de chatbots para responder demandas de clientes e entender suas necessidades.

 

A NLP está presente em diversos apps

 

Se você já interagiu com uma assistente virtual para saber a previsão do tempo, saiba que isso é NLP. Essa tecnologia também está presente em outros apps, como no Google Translate, que traduz o que foi escrito ou dito pelo usuário, e no Gmail, que sugere o restante da frase enquanto você está digitando um e-mail.

 

Como bancos e instituições financeiras podem aproveitar o processamento de linguagem natural (NLP)

 

A aplicação do processamento de linguagem natural em bancos e instituições financeiras ajuda a melhorar a experiência dos clientes, otimiza processos e agiliza a obtenção de insights. A NLP contribui, ainda, para sua empresa atender aos requisitos de know your customer (KYC).

 

Veja como bancos e instituições financeiras podem aplicar a NLP:

 

Busca inteligente de documentos

 

A NLP pode ajudar sua instituição a automatizar a esteira de crédito, extraindo dados primários para os seus colaboradores avaliarem, liberando-os de uma atividade morosa. A tecnologia aplica IA e machine learning para classificar vários documentos e otimizar o volume de pesquisa ao longo do tempo.

 

Você pode agilizar a classificação dos seus clientes de acordo com suas atividades bancárias, identificando os que pagam e os que não pagam suas faturas em dia e que, portanto, não estão aptos a receber empréstimos. Assim, sua instituição pode conhecer melhor seus clientes, tomar decisões mais rapidamente e facilitar todo o processo.

 

Análise de investimentos

 

Para liberar empréstimos para empresas é necessário analisar grandes volumes de dados sobre a movimentação desses clientes. Os cientistas de dados assumem esse papel e precisam dedicar muito tempo para obter insights relevantes. É preciso classificar e descobrir modelos de avaliação para ler tantos documentos, o que pode ser demorado.

 

A NLP pode então ser aplicada para analisar relatórios, grandes volumes de notícias e postagens de mídia social relacionadas ao cliente para extrair informações significativas. A partir da automatização desse processo, você pode avaliar melhor tendências e riscos antes de liberar um empréstimo, por exemplo.

 

Atendimento personalizado

 

O atendimento faz toda a diferença para bancos e instituições financeiras. No entanto, como o número de clientes é elevado, manter uma boa interação é desafiador. Os chatbots surgiram para tornar essa tarefa mais fácil, porém, é preciso garantir a personalização do atendimento para ter mais sucesso.

 

Algoritmos avançados ajudam a entender e responder às demandas dos clientes e a NLP compreender melhor cada contexto e estabelecer uma interação mais próxima. Quando as pessoas percebem que estão sendo atendidas com atenção e cuidado, elas sentem que a instituição se preocupa mesmo com elas. Isso gera confiança e aumento da retenção de clientes.

 

Consultoria financeira digital

 

Enquanto atendem 24/7, chatbots com NLP estão coletando informações relevantes e educando seus clientes com base em algoritmos construídos a partir das diretrizes da sua instituição. Isso pode economizar milhões de horas de trabalho dos seus colaboradores, que podem então se dedicar em atividades estratégicas para o seu negócio, como o próprio desenvolvimento de tecnologias.

 

Aliada a automatização de processos, a NLP torna mais fácil a consulta de clientes, geração de extração bancários, o registro de transações e as notificações de segurança em acessos de milhares de clientes.

 

Automação de subscrição para preenchimento de dados

 

Bancos e instituições financeiras precisam solicitar a coleta de cookies para economizar tempo e aumentar a segurança em suas operações. Digitar não é um trabalho difícil, mas é sujeito a erros que podem atrasar a liberação de crédito para uma empresa. O cookie funciona então como um lembrete e preenche automaticamente os dados de login, por exemplo. Isso é processamento de linguagem natural.

 

Portanto, a NLP torna um processo mais ágil e seguro, permitindo também a inclusão de novas perguntas para fortalecer a segurança da operação. Dessa forma, sua instituição reduz erros e a necessidade de retrabalho.

 

[INFOGRÁFICO] Automação inteligente e tecnologias relacionadas a IA e suas aplicações

A NLP e a automação ajudam bancos e instituições financeiras a otimizar processos, gerar insights em tempo real, analisar dados de acordo com o contexto e, ainda, expandir seus serviços e lucros.

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