Blog

Data Lake aplicado ao mercado financeiro: conheça as vantagens

Ícone tempo leitura

4 min para ler

Postado em 21/06/2022 - Atualizado em: 12/12/2022

Data Lake aplicado ao mercado financeiro: conheça as vantagens

Big data, business intelligence, data driven, cloud computing — bancos e instituições financeiras estão passando por uma importante transformação na maneira de armazenar e analisar dados. Muitas empresas, no entanto, enfrentam dificuldades para atender essa nova demanda de volume de informações e estão comprometendo a eficiência de suas atividades. Uma alternativa é investir no data lake, uma tecnologia que pode proporcionar mais flexibilidade no armazenamento e interpretação dos seus dados.

 

Se você deseja analisar e armazenar seus dados de forma rápida e segura — e assim, ter mais agilidade na tomada de decisões — continue acompanhando este texto. Vamos explicar o que é data lake e quais suas vantagens para bancos e instituições financeiras.

 

O que é data lake?

 

Data lake é um repositório centralizado para armazenamento de dados estruturados e não estruturados, assim como uma tecnologia para organização de grandes volumes de dados diversificados e de inúmeras fontes. É possível depositar no data lake todos os tipos de informações — mesmo em estado bruto — coletadas ou geradas pela sua empresa.

 

Empresas de todos os segmentos estão investindo em data lakes para ampliar a exploração e descoberta de dados. Centralizá-los em um único lugar acaba deixando essa tarefa mais simples. Os data lakes podem abranger centenas de terabytes ou até petabyte e ajudá-lo a obter valor de seus dados rapidamente.

 

Diferença para data warehouse

 

Data warehouse e data lake são repositórios diferentes. No primeiro, os dados são preparados, com muito cuidado, antes de serem armazenados. As informações desse repositório estão, portanto, prontas para análise e uso. Assim, caso a organização precise, pode encontrar um conjunto de dados estruturados prontos para consulta a partir do data warehouse.  

 

Já no data lake, os dados não são preparados e estruturados, sua principal função é  armazená-los em estado bruto. A ideia é que a estruturação ocorra mais tarde, à medida em que surjam demandas. Trata-se, portanto, de uma ingestão de dados muito mais rápida e que entrega informações mais atualizadas para os usuários — o que é fundamental para elaboração de relatórios operacionais, análises e monitoramento de negócios.

 

Porém, é importante ressaltar que o data lake não serve somente para o armazenamento de dados brutos (apesar de ser a principal função). Como é um repositório de dados centralizados, ele também pode conter camadas para armazenamento de dados processados.

 

As empresas que optam pelo data lake geralmente estão em busca não apenas de mais velocidade, mas também de análises mais avançadas, baseadas em algum tipo de mineração — como mineração de texto, análise estatística, análise de gráficos e data mining. 

 

E ainda, a empresa não precisa se desfazer do data warehouse que ela já tem para ter um data lake, eles podem ser complementares. O data lake pode fornecer insumos para o data warehouse existente.

 

Existem diversos benefícios que motivam a crescente adesão ao data lake:

 

  • Redução de custos de armazenamento e consolidação de dados;
  • Melhor acesso aos dados;
  • Tempo de comercialização reduzido;
  • Geração de mais insights a partir do cruzamento de diversos dados.

 

Leia também >>  Entenda o conceito de data mining e sua aplicabilidade aos negócios

 

Vantagens do data lake para bancos e instituições financeiras

 

Da mesma forma que empresas de outras áreas, bancos e instituições financeiras precisam lidar com grandes volumes de informações todos os dias. Apenas o onboarding e as solicitações de empréstimos envolvem diversos documentos que precisam ser armazenados e analisados, certo? Mas você que atua no setor, sabe que há muitos outros processos que geram uma enorme quantidade de dados.

 

E existem, ainda, muitas atividades que sustentam os processos estratégicos do seu negócio, envolvendo principalmente a equipe de TI. Requisitos de segurança e governança devem ser atendidos, o endereço IP precisa estar protegido e os sistemas corretamente integrados. 

 

Como, então, garantir a eficiência operacional gastando pouco? É nesse contexto que o data lake ganha ainda mais relevância.

 

Como aproveitar o data lake na sua organização

 

O data lake é capaz de centralizar, rapidamente, um grande volume de informações não estruturadas e com origem em diversas fontes, por isso você pode aproveitá-lo como suporte às suas iniciativas bancárias ou financeiras digitais, regulatórias e de conformidade e obter valiosos insights em tempo real — mesmo em cenários imprevisíveis, onde novas necessidades e demandas não esperadas aparecem.

 

Uma série de análises avançadas também pode ser aplicada aos dados brutos e você irá gerar resultados importantes sem gastar muito. Uma opção é implementar machine learning, análise preditiva, data discovery e criação de perfil para extrair informações estratégicas dessas informações.

 

Alta disponibilidade, flexibilidade e segurança: implemente data lake com apoio da Stoque

 

As instituições financeiras que optaram pelo data lake estão reduzindo custos no gerenciamento de dados e, inclusive, ajudando seus clientes a tomar decisões orientadas por dados de maneira mais rápida. Também aumentaram a capacidade dos modelos de análises e reduziram o tempo de processamento e de análise de dados de relatórios.

 

Se você deseja ganhar eficiência e melhorar a experiência dos seus clientes, conte com a Stoque. Nós podemos entender o que seu negócio precisa e ajudá-lo a implantar as melhores soluções de automação full-service para sua instituição. 

 

Oferecemos uma plataforma end-to-end de automação digital — com recursos de orquestração de processos, RPA e Analytics — e desenvolvemos projetos de automação de processos para back e middle office para grandes bancos e instituições financeiras.

 

Fale com a gente!

 

Compartilhe nas redes sociais:

Posts relacionados

Motor de regras: entenda como esse sistema contribui para a automação do seu negócio

Regras são fundamentais para organizar e guiar nossa vida em sociedade. Elas oferecem previsibilidade e estruturam nossa forma de agir. O mesmo vale […]

Leia mais

Gestão de fornecedores: Como otimizar e simplificar esse processo

No mundo corporativo competitivo de hoje, a gestão de fornecedores desempenha um papel fundamental para empresas que buscam otimizar suas operações e garantir […]

Leia mais

O que é o Ciclo PDCA? Entenda essa ferramenta estratégica para melhoria contínua

O Ciclo PDCA é uma ferramenta estratégica amplamente utilizada para promover a melhoria contínua de processos. Ela permite que empresas de todos os portes […]

Leia mais

Inscreva-se em nosso blog

eBook

Tudo que você precisa saber sobre Robotic Process Automation

Baixe o guia digital exclusivo

Inscreva-se em nosso blog

E acesse, em primeira mão, nossos principais conteúdos diretamente do seu e-mail.