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Identidade digital: Quais as vantagens para bancos e instituições financeiras?
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Postado em 31/05/2022 - Atualizado em: 25/10/2022
Em 2021, bancos e outras instituições financeiras relataram milhares de fraudes de identidade no Brasil, apesar de mais de 1,5 milhão de golpes terem sido evitados pelo uso de soluções inteligentes de proteção. A explosão desse tipo de risco se deve, principalmente, ao crescimento de serviços digitais, como abertura de conta digital e solicitações de crédito, que demandam o uso de aplicações para verificar a identidade dos clientes. Nesse contexto, a identidade digital — documento que começou a ser emitido em março de 2022 —, surge como um dos documentos mais adequados para evitar fraudes em processos financeiros.
Neste artigo, saiba o que é a identidade digital e quais suas vantagens para bancos e instituições financeiras.
O que é identidade digital?
A identidade digital — denominada oficialmente como Documento Nacional de Identificação (DNI) — é um documento digital que centraliza o CPF, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento e outros documentos da pessoa física. O DNI é resultado do programa de Identificação Civil Nacional (ICN), criado em 2017, por meio da Lei n° 13.444, cujo objetivo é implantar um sistema nacional de identificação integrado em todo território nacional.
Quem pode obter o DNI?
É preciso ter realizado o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral para emitir a identidade digital. A geração do DNI é feita por um aplicativo gratuito para smartphones e tablets desenvolvido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados).
O DNI começou a ser emitido em março de 2022, ainda em caráter de teste com servidores da Justiça Federal e de outros órgãos públicos. Os domiciliados no Estado de Minas Gerais serão os primeiros a poder acessar o documento, a partir de agosto. A expectativa do Governo Federal é de que em fevereiro de 2023 toda a população possa emitir o DNI.
A importância da identidade digital para bancos e instituições financeiras
Criminosos estão aplicando diversos métodos para capturar dados pessoais, como o envio de e-mails fraudulentos em nome de bancos e instituições financeiras e de promoções enganosas, cadastro em sites falsos, sites de vagas de empregos que simplesmente não existem, assim como furtos de documentos impressos, como CNH e RG.
A identidade digital representa, portanto, um avanço para o setor financeiro. Ao lado de outros recursos — como processos bem definidos de know your customer (KYC), que abrange tecnologias como reconhecimento facial, computer vision e biometria — o DNI pode contribuir no combate a golpes e impulsionar a transformação digital nas organizações. Trata-se, afinal, de um documento que atende a demanda das instituições que estão investindo na digitalização de serviços, que além de elevar o nível de segurança de processos, terão mais agilidade e eficiência.
Confira as vantagens da identidade digital:
Mais segurança
O documento digital oferece maior segurança que a sua versão impressa, pois a autenticação eletrônica conta com uma série de fatores para atestar a sua originalidade, como um QR Code que será atualizado em cada acesso ao aplicativo. É possível, ainda, utilizar uma senha de seis dígitos e biometria para acessar o DNI, o que reduz ainda mais a chance de vazamento de dados. Caso o cidadão perca o seu smartphone ou tablet, também é viável bloquear o documento do dispositivo. Para solicitar a nova identidade, o usuário também precisa ter cadastramento biométrico na Justiça Federal, onde dados como impressões digitais e fotos estão registrados.
Agilidade na identificação e autenticação de indivíduos
Para oferecer serviços digitais, uma instituição deve implementar soluções de identificação digital, como credenciais digitais para autenticar identidade de acesso via aplicativos móveis, biometria e APIs para verificar, por exemplo, certificados e assinaturas digitais. A identidade digital pode ser usada em todos esses processos, dispensando a necessidade de conferir e solicitar outros documentos.
Consolidação da cultura digital
O desenvolvimento de uma cultura digital não está restrito às empresas, mas são elas que podem atuar como catalisadoras deste processo em toda a sociedade. A tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas, principalmente por proporcionar mais eficiência e segurança nas relações entre as comunidades, órgãos públicos e organizações privadas. Uma cultura digital favorece, ainda, a criação de produtos e serviços mais alinhados às reais necessidades dos clientes e a redução do desperdício.
Ampliação do portfólio de serviços
A abertura de contas bancárias pela internet já é uma realidade, mas outros serviços ainda não são oferecidos por muitas instituições, como solicitações de crédito. Algumas organizações até oferecem essa possibilidade, mas ainda assim levam muito tempo para analisar e aprovar ou não o crédito. É preciso garantir a agilidade e segurança na verificação de identidade para que o cliente veja isso como algo vantajoso. A identidade digital pode ajudá-lo a otimizar e a oferecer serviços digitais mais personalizados e robustos.
A identidade digital pode facilitar o onboarding digital
O onboarding digital, isto é, a digitalização e a automação do processo de entrada de um novo cliente, é um dos processos mais adotados por bancos e instituições financeiras nos últimos anos. A pandemia da COVID-19 impulsionou a adesão a essa inovação — pois levou as pessoas a buscar serviços oferecidos em plataformas digitais —, assim como a própria transformação digital vivida por muitas empresas. De acordo com o Guidance on Digital ID, elaborado pela Financial Action Task Force (FATF), as transações digitais estão crescendo a 12,7% ao ano e até o final de 2022 a estimativa é de que 60% do PIB global seja digitalizado.
A autenticação da identidade dos clientes é uma das etapas mais importantes do onboarding digital e o DNI pode tornar esse processo ainda mais eficiente e rápido, já que reúne vários outros dados pessoais necessários. Os bancos e instituições podem, então, adotá-lo como documento padrão de identificação, eliminando a necessidade de exigir, armazenar e analisar outros documentos.
Saiba como transformar a relação entre clientes e instituições financeiras com o onboarding digital
Ao investir em uma solução para onboarding digital, você acelera a aquisição e conversão de novos usuários e proporciona mais segurança e velocidade às transações. O cliente pode fazer a captura da identidade digital por meio do smartphone em poucos segundos e logo iniciar o processo de entrada.
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