Blog

Como otimizar a gestão de conteúdo digital com o Ábaris

Ícone tempo leitura

4 min para ler

Postado em 26/05/2022 - Atualizado em: 20/01/2023

Como otimizar a gestão de conteúdo digital com o Ábaris

A digitalização de processos é fundamental para empresas que desejam impulsionar a transformação digital e criar novos modelos de negócio.  Ao eliminar o uso de papel e utilizar apenas documentos digitalizados e eletrônicos, é possível reduzir custos, otimizar a produtividade e aumentar a segurança de dados. O Ábaris é uma plataforma que permite fazer tudo isso com eficiência, inclusive a assinatura de contratos online com validade jurídica e garantia de integridade das informações. 

 

Neste post, conheça melhor o Ábaris, a solução em nuvem da Stoque para gestão de conteúdo (ECM), automação de fluxos (BPM), digitalização e assinatura digital de documentos eletrônicos.

 

Ábaris: a solução para fomentar a gestão de conteúdo na sua empresa

 

Em um mercado imprevisível e competitivo como o atual, fomentar a transformação digital se tornou um pré-requisito para empresas de diversos setores. A digitalização de processos e documentos é uma das etapas mais elementares dessa inovação, que também requer a modernização da infraestrutura de TI e a implantação de soluções low-code que facilitem a automação de processos.

 

Diante da crescente demanda por plataformas flexíveis e intuitivas, a Stoque desenvolveu o Ábaris, uma solução SaaS (Software as a Service) de gestão de conteúdo (ECM) e automação de fluxos (BPM) na nuvem. Sem necessidade de instalar a aplicação no seu computador, você e seus colaboradores podem acessar via web uma solução robusta com recursos para facilitar a digitalização de documentos e a sua gestão.

 

Recursos do Ábaris:

 

  • Assinatura digital: permite a assinatura digital de documentos eletrônicos com validade jurídica; visualização do status das assinaturas e o uso de diferentes tipos de certificados digitais.
  • Automação e gestão de processos: cria e monitora fluxos de trabalho e fornece visualizações de  indicadores em tempo real em dashboards gerenciais.
  • Gestão de documentos: digitalização, arquivamento, consulta, visualização e edição de documentos e gerenciamento de versões.
  • Captura multicanal: captura e indexação de documentos com melhoria de imagem, através de scanners , multifuncionais e mobile.

 

Ao contar com uma solução como o Ábaris, sua equipe de TI deixa de se preocupar com a manutenção da infraestrutura, pois o provedor assume essa responsabilidade. Com isso, seus colaboradores podem dedicar mais tempo a atividades realmente estratégicas para o seu negócio.

 

Principais benefícios do Ábaris:

 

  • Redução de custos: sua empresa não precisa mais gastar com arquivos físicos e impressão de documentos, nem com a aquisição de licenças para uso de dezenas de softwares.
  • Melhor controle de informações: todos os documentos são centralizados num único lugar, facilitando a padronização de processos e a redução de erros humanos. Além disso, com o controle de versões, é possível rastrear qualquer modificação nos arquivos.
  • Menor tempo de resposta: a comunicação interna e externa se torna mais ágil e transparente e vários colaboradores podem acessar o mesmo documento simultaneamente. 
  • Aumento de segurança: a computação em nuvem reduz as fraudes, perdas e extravio de  documentos e informações, além disso, é possível gerenciar permissões, dando acesso a documentos restritos somente para um grupo específico de pessoas;
  • Agilidade na tomada de decisão: sempre disponíveis, os documentos podem ser acessados de modo ágil e organizado, a qualquer hora e em qualquer lugar.

 

Como acelerar a assinatura de contratos online com o Ábaris

 

Eliminar o uso de papel é imprescindível para sua empresa otimizar processos e aumentar a eficiência. No entanto, pouco adianta dispor de recursos para digitalização e gestão de documentos se você não puder assiná-los online com segurança.

 

A assinatura digital é a tecnologia que permite a assinatura de documentos eletrônicos e está integrada ao Ábaris. Sua validade jurídica é amparada desde 2001 pela Medida Provisória 2.200-2, norma que também instituiu a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) — a cadeia hierárquica responsável por validar e emitir certificados digitais para identificação virtual de pessoas físicas e jurídicas.

 

Ao implantar o Ábaris, não é mais necessário imprimir um contrato e enviá-lo via postagem ou mesmo por e-mail para as partes, nem gastar tempo e dinheiro com reconhecimento legal das assinaturas em cartório. A assinatura digital armazena de maneira segura seus contratos e permite que você automatize a coleta de assinaturas de qualquer lugar.

 

Veja como é rápido assinar contratos online no Ábaris:

 

  • Preenchimento das informações do contrato: a pessoa responsável pela coleta de assinaturas cria o contrato digital, informando dados dos signatários,  como o e-mail para envio do documento;
  • Compartilhamento do contrato online: cada signatário irá receber um link único com chaves criptográficas, que irá direcioná-lo para o documento a ser assinado;
  •  Assinatura digital do documento: no Ábaris, é aberta uma tela onde é possível assinar digitalmente o documento em poucos segundos e com total segurança.

 

Assim, você consegue fechar acordos rapidamente e sem complicações com fornecedores, parceiros e clientes.

 

Faculdade Multivix: 80% de redução no tempo de matrícula com o Ábaris

 

A Faculdade Multivix implantou o Ábaris SeAD (Secretaria Acadêmica Digital) para otimizar o processo de matrícula e deu um grande salto na transformação digital. Além de reduzir em 80% o prazo de matrícula, a instituição diminuiu os custos com locação de espaço e digitalizou mais de 60 mil pastas de alunos.

Confira o case completo.

 

Brazil Hospitality Group (BHG): mais segurança na gestão de conteúdo

 

Ao implantar o Ábaris, o BHG passou a ter mais segurança no arquivamento, distribuição e gestão de documentos. O grupo também automatizou dezenas de processos internos e mais de 30 mil fluxos de trabalho, aumentando a eficiência e a produtividade dos seus colaboradores.

 

Acesse o case e confira os resultados da parceria BHG e Stoque.

 

O Ábaris está presente em mais de 100 empresas em todo o Brasil, impulsionando a transformação digital nos setores de educação, bancos e serviços financeiros, saúde, varejo, indústrias e serviços, entre muitos outros. São mais de 14 mil usuários ativos, 2milhões de fluxos de processos criados e mais de 50 TB em documentos armazenados.

 

Se você está em busca de uma solução low-code na nuvem, intuitiva e segura, fale com um de nossos especialistas e solicite uma demonstração do Ábaris.

 

Fale com a gente

 

Compartilhe nas redes sociais:

Posts relacionados

Motor de regras: entenda como esse sistema contribui para a automação do seu negócio

Regras são fundamentais para organizar e guiar nossa vida em sociedade. Elas oferecem previsibilidade e estruturam nossa forma de agir. O mesmo vale […]

Leia mais

Histórico escolar digitalizado: o que sua IES precisa?

O histórico escolar sempre fez parte do processo de registro do diploma. Com a introdução do diploma digital, contudo, ele havia permanecido como […]

Leia mais

Secretaria Digital: O que é e como funciona?

Como o Ábaris SeAD, uma solução Stoque, auxilia sua IES na transformação digital.

Leia mais

Inscreva-se em nosso blog

eBook

Tudo que você precisa saber sobre Robotic Process Automation

Baixe o guia digital exclusivo

Inscreva-se em nosso blog

E acesse, em primeira mão, nossos principais conteúdos diretamente do seu e-mail.