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Conheça tecnologias para melhorar a experiência do usuário com automação
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Postado em 29/07/2021 - Atualizado em: 01/02/2023
Não é de hoje que focar na experiência do usuário se tornou uma das principais prioridades dos especialistas em tecnologia. No setor financeiro, a movimentação para alcançar esse objetivo tem sido grande, mas sempre desafiadora.
Isso porque pensar em automação da porta para fora não é tarefa simples quando os processos porta à dentro mantêm operações manuais repetitivas. Com a transformação digital, o comportamento das pessoas mudou, e a pandemia acelerou ainda mais a expectativa dos clientes por uma experiência mais rápida e digital.
A maior parte dos bancos digitalizaram suas operações de front office, muitos nasceram digitais. Mas para que a experiência do usuário seja de fato impactada, é necessário contar com sistemas que facilitem a interação com a marca em todos os pontos de contato.
Isso significa uma operação verdadeiramente digital, de dentro para fora, seja em um autoatendimento ou na boca do caixa. Para qualquer nova solicitação, a burocracia deve ser minimizada, pois o atendimento ágil é a solução mais eficaz.
Leia até o final e entenda como a automação e a tecnologia podem influenciar positivamente a experiência do usuário do setor financeiro. Além disso, confira as tendências tecnológicas que estão fazendo parte desse novo panorama.
Automação e experiência do usuário no setor financeiro
Enfrentar filas enormes, receber atendimento moroso, burocrático e não ter o problema resolvido. Infelizmente, essa sequência fez parte da rotina de muitos clientes de instituições financeiras, que para solicitar um novo serviço ou resolver algum problema, tinham que reservar horas do dia sem a garantia de que tudo fosse sair como o esperado.
Com a digitalização bancária, a experiência do usuário melhorou consideravelmente, com a possibilidade de ter opções como o mobile banking e o internet banking, soluções que só existem graças à automação.
A automação bancária ofereceu mais autonomia ao usuário, possibilitando que grande parte das ações, que antes eram realizadas somente de maneira presencial e manual, hoje possam ser facilmente resolvidas sem sair de casa, na palma da mão e em poucos minutos.
Não há como voltar atrás, já que a adoção da tecnologia não diz respeito somente ao setor financeiro e sim, a mudança de comportamento do consumidor em todo o mundo.
As atuais gerações estão cada dia mais condicionadas a soluções digitais, ágeis e eficazes dentro e fora dos bancos.
Baixe o Infográfico: As vantagens da automação de back office
O que esperar das tecnologias para melhorar a experiência do usuário com bancos
As tecnologias estão ganhando força dentro do setor financeiro. Os clientes dão preferência às instituições que buscam suprir suas necessidades com rapidez e praticidade em todo o processo.
O que em um passado recente era considerado tendência, com a chegada da pandemia e a necessidade de distanciamento social, as práticas operacionais rapidamente se transformaram.
Como se beneficiar disso? Veja as tecnologias que estão potencializando a experiência do usuário no setor financeiro a partir da automação:
Inteligência artificial
A inteligência artificial dentro do setor financeiro tem se mostrado uma peça altamente estratégica e competitiva, não somente para os clientes, como também para soluções de back office (o que não deixa de favorecer a experiência do usuário).
Análises de crédito que antes duravam dias podem ser realizadas em minutos. Ganham a operação e o cliente na ponta.
Isso é apenas uma amostra do que essa tecnologia é capaz. Seus benefícios impactam em atividades como revisão de custos, regulamentação de dados, redução de fraudes e também, a fidelização de clientes. Afinal, quando se trata de finanças, o que se espera é agilidade na resposta, certo?
Assistentes virtuais
As assistentes virtuais são exemplos práticos de como a inteligência artificial e a automação podem ser aplicadas no setor financeiro.
A tecnologia visa agilizar os atendimentos básicos e primários, ganhando mais agilidade, redução de custos, integração com banco de dados e assistência imediata, favorecendo a experiência do usuário mais uma vez.
Interação por voz
A interação por voz está cada dia mais consolidada dentro e fora das organizações de serviços financeiros, retratando a evolução dos atendimentos feitos pelas assistentes virtuais. Com recursos mais populares como a Alexa e o “Ok, Google”, os usuários têm se familiarizado com serviços que oferecem interação por voz para agilizar o atendimento via dispositivos móveis e fazer a transformação digital uma verdadeira revolução em bancos e fintechs.
Quer saber mais dicas e novidades tecnológicas para impulsionar a experiência do usuário no setor financeiro? Acompanhe o blog e as redes sociais da Stoque e saiba como tornar a transformação digital da sua empresa uma realidade.
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