Blog IIM Soluções

Automação de processos: o início da transformação digital nas instituições financeiras

Automação de Processos

Proporcionar uma experiência sofisticada para os clientes deixou de ser um diferencial. No atual contexto, em que as novas tecnologias atuam como ferramentas facilitadoras, oferecer produtos e serviços de maneira simples, ágil e descomplicada passou a ser uma necessidade para as empresas. Nesse cenário, transformação digital é palavra de ordem, e uma estratégia vem fazendo bastante sentido para as organizações que querem dar início a essa jornada: a automação de processos corporativos

Priorizar a satisfação dos clientes pode ser um grande desafio quando tempo e recursos são gastos executando tarefas operacionais. Para garantir a qualidade dos serviços, a excelência do atendimento e o crescimento do negócio, é preciso se livrar de gargalos internos que possam impedir a fluidez das atividades — e aí entra a importância dessa solução.

Por meio da automação de processos, as empresas substituem tarefas complexas e com alta necessidade de mão de obra por uma força de trabalho digital. No caso das instituições financeiras, por exemplo, investir nisso pode ser uma ótima estratégia para ganhar agilidade, reduzir custos e se tornar ainda mais competitiva.

A transformação digital nas instituições financeiras

Abertura de conta, operações de crédito, depósito de cheques… Essas são atividades de rotina para as instituições financeiras, sendo que, na maioria das vezes, elas precisam ser executadas e aprovadas manualmente. Tudo isso deixa o processo bancário complexo, lento e oneroso — o oposto do que é desejado pelo novo consumidor. 

Enquanto as operações-chave continuarem sendo realizadas desse modo, dificilmente as organizações terão condições de investir naquilo que é realmente necessário para o crescimento do negócio. Por isso, transformar digitalmente a realidade da instituição, por meio da automação de processos, é a solução ideal para aumentar a eficiência operacional.

Benefícios da automação de processos financeiros

Identificar automaticamente as informações de um documento para uma nova conta; verificar digitalmente a conformidade de pedidos de empréstimo; processar cheques depositados via dispositivos móveis… São várias as facilidades de uma estratégia de automação de processos, capaz de trazer vantagens para uma instituição financeira. 

O aumento na produtividade é a primeira delas. Utilizando tecnologia para executar as tarefas, torna-se possível melhorar a eficiência sem a necessidade de aumentar a equipe. Além de garantir que decisões sejam tomadas com mais agilidade e assertividade, a automação permite que os colaboradores se dediquem àquilo que é essencial ao negócio.

A otimização do tempo é outro fator importante. Com menos atividades manuais, menor é a possibilidade de erros, o que, consequentemente, melhora a gestão do tempo da empresa. Por último, a automação de processos está diretamente ligada à redução de custos. Afinal, com o aumento na produtividade e a otimização do tempo, naturalmente haverá menor desperdícios de recurso. 

Automatizar tarefas também diminui gargalos operacionais e permite realocar funcionários que antes ficavam responsáveis por um processo manual (como a análise de crédito, por exemplo). 

Assim, investir em uma estratégia desse tipo é uma maneira de melhorar a eficiência e produtividade de uma instituição financeira. A automação de processos é um excelente caminho para garantir uma experiência positiva para o cliente, aumentando a agilidade no atendimento e facilitando operações complexas.Conheça dois cases de empresas que simplificaram seus processos internos e automatizaram fluxos de trabalho com as soluções tecnológicas da Stoque. Veja aqui!