Blog
Internet das Coisas: inteligência para otimizar os processos de impressão
4 min para ler
Postado em 14/05/2020 - Atualizado em: 18/07/2022
Certamente você já ouviu falar em soluções como luzes que acendem com comando de voz ou geladeira inteligente que envia alerta ao smartphone informando que é necessário repor os alimentos. Essa inovação que invadiu os salões de design e de tecnologia ao redor do mundo é conhecida como Internet das Coisas.
Para mostrar como essa inovação vem transformando a vida de pessoas em diferentes níveis e como é possível utilizar ferramentas inteligentes dentro do ambiente de impressão, preparamos este artigo.
Nele você irá encontrar:
- O que é a Internet das Coisas
- Como funciona a tecnologia IoT
- Internet das Coisas e o ambiente de impressão
Acompanhe e, boa leitura!
O que é a Internet das Coisas?
Internet das Coisas, ou, em inglês Internet of Things (IoT), é um termo criado para explicar a conexão digital entre objetos usuais do dia a dia e a internet. É uma rede de conexão entre os objetos, que visa auxiliar as pessoas que utilizam esses itens em sua rotina.
Esse conceito surgiu em 1999, quando pesquisadores utilizavam a radiofrequência em sensores. Assim, a ideia de conectar objetos entre si evoluiu com o passar dos anos e passou a ser amplamente divulgada e utilizada tanto nos lares quanto nas empresas.
A IoT é interessante para casas e escritórios, onde dispositivos inteligentes podem facilitar a vida de todos. No ambiente de impressão e indústria, ela conta com o suporte da inteligência artificial, big data, impressão 3D, entre outros.
Quando introduzida numa cadeia de suprimentos como é o setor gráfico, o impacto dessa tecnologia pode ser ainda maior, pois ela vai atuar desde a entrega pontual de materiais até o gerenciamento da produção, de ponta a ponta, reduzindo falhas manuais ao longo do processo, diminuindo custos e acelerando o crescimento.
Como funciona a tecnologia IoT
Com uma rotina cada vez mais dinâmica, as pessoas – e aqui também podemos incluir a dinâmica empresarial – passaram a utilizar a internet de outras maneiras. Por meio de aplicativos e softwares que facilitam a rotina e os processos administrativos, a tecnologia por trás da IoT tem sido uma grande saída para automação e crescimento.
A Internet das Coisas permite que os aparelhos sejam controlados quando conectados à internet, monitorados por meio de sensores e câmeras que possam facilitar o processo produtivo. Nesse sentido, a depender da capacidade de processamento de dados de cada aparelho, ele será capaz de executar tarefas das mais simples como às mais complexas dentro dessa tecnologia, de forma independente e automatizada.
A Internet das Coisas possui um sistema que engloba diferentes tipos de ações e processos, e entre eles estão:
- módulos inteligentes – processadores e memórias;
- objetos inteligentes – eletrodomésticos, carros e automação fabril;
- serviços de conectividade – redes privadas que conectam dispositivos à internet;
- habilitadores – sistemas de controle, coleta e processamento dos dados e comandos;
- integradores – sistemas que combinam aplicações, processos e dispositivos; e
- provedores dos serviços de IoT.
É possível entender que existem diversas formas de aplicar a tecnologia de Internet das Coisas em diversos ambientes, desde o uso de sensores em máquinas agrícolas, que avaliam o solo e enviam dados para que sistemas responsáveis façam as devidas sugestões de melhorias e estratégias para o plantio, até o uso doméstico, com as conhecidas casas inteligentes.
Smart homes, ou casas inteligentes, são conhecidas por seus sensores e reguladores de consumo de energia ou gestores de eletrodomésticos, que permitem ao morador controlar esses equipamentos a distância.
Além desses ambientes, é possível também experimentar os benefícios da Internet das Coisas no ambiente da impressão, veja como!
Internet das Coisas e o ambiente de impressão
No ambiente industrial e de impressão, a Internet das Coisas ganha uma ramificação, a Internet of Printers. Ela atua de forma inteligente para que as máquinas sejam capazes de gerenciar as próprias atividades. Assim, essa tecnologia é capaz de obter uma maior performance na produção.A IoT está inserida no outsourcing de impressão por meio das impressoras, com sistemas que determinam desde o gasto de papel e a quantidade de tinta até mesmo o gasto de folhas impressas e a escolha dos formatos mais utilizados, tudo em tempo real, entre os dispositivos conectados via Wi-Fi. Com esses dados, as empresas podem trabalhar de forma estratégica sua gestão de impressão e impactos financeiros.
A Internet of Printers (IoP) apresenta também uma série de benefícios. Entre eles, podemos listar os principais:
- Gerenciamento eficaz;
- Acesso às informações e monitoramento de uso de suprimentos;
- Realização de manutenção preventiva;
- Informações sobre uso e desgaste dos equipamentos;
- Geração de dados que possibilitam análises e tomadas de decisões;
- Autonomia das redes de impressoras conectadas;
- Maior segurança e confiabilidade em dados e informações.
Quanto maior o número de dispositivos conectados no ambiente de impressão, mais fácil se torna o trabalho, pois a tecnologia de inteligência artificial facilita a rotina de processos e acelera o crescimento da empresa.
Para potencializar esses benefícios, é importante buscar também uma automatização desses processos. A impressão digital e o investimento tecnológico no setor são fundamentais para que os benefícios da IoP sejam reais.
É importante ter sempre em mente que é necessária uma empresa líder em tecnologia, gestão e otimização de processos para auxiliar a sua empresa na hora de buscar por inovação tecnológica.
Para saber mais como utilizar a tecnologia a seu favor, entre em contato com um de nossos consultores!
Gostou do nosso artigo? Confira mais conteúdos que também podem ajudar você a digitalizar seu negócio:
- Gestão de documentos: como as multifuncionais impulsionam a transformação digital da sua empresa?
- Experiência do cliente: como aprimorá-la utilizando tecnologia?
- Transformação digital no mercado financeiro
Esses e muitos outros assuntos você pode conferir no nosso blog!
Posts relacionados
Impressão digital: o guia completo para sua gráfica
O impacto do fim da era analógica para o mercado gráfico não trouxe apenas novos recursos, mas também novas mentalidades. A prova disso […]
Leia maisImpressão de dados variáveis na personalização do marketing: opção estratégica no mercado gráfico
Em um mercado cada vez mais competitivo, a diversificação da cartela de serviços é um caminho estratégico não apenas para garantir a sobrevivência […]
Leia maisConheça os benefícios da impressão digital para a sua gráfica
Apesar do grande avanço das tecnologias, a impressão digital ainda desempenha um papel importante para a comunicação. Seja nas empresas, nos ônibus ou […]
Leia mais