Blog

Conheça 3 tipos de documentação processual

Ícone tempo leitura

1 min para ler

Postado em 10/05/2022 - Atualizado em: 15/07/2022

Conheça 3 tipos de documentação processual

Após a digitalização, automação de processos geralmente é a etapa seguinte de uma jornada de transformação digital. Muitas instituições já estão promovendo, por exemplo, o onboarding digital de clientes e colaboradores  para oferecer uma experiência mais agradável a quem chega, e aumentar a produtividade das áreas relacionadas. No entanto, para aumentar as chances de sucesso no uso de tecnologias, é preciso identificar quais processos podem ser otimizados. Para isso, as organizações devem escolher o método ou tipo de documentação processual mais adequada às demandas do momento do negócio. 

 

Três métodos são os mais utilizados em projetos de transformação digital: process mapping, process mining e process discovery. Todos esses tipos de documentação processual podem complementar um ao outro e, portanto, a aplicação em sequência de cada um é uma opção. 

 

Cada tipo de documentação possui metodologias próprias para identificar os processos e suas etapas, portanto, resultam em benefícios diferentes. O process discovery é considerado a opção mais avançada e completa, capaz de eliminar importantes obstáculos da sua jornada de transformação digital, mas isso não significa que é a melhor estratégia para o seu negócio. É você quem deve avaliar isso. 

 

Análise e formalização de crédito com a Stoque: conheça as vantagens da plataforma de automação digital

Infográfico: Comparativo entre process mapping, process mining e process discovery

A documentação de processos é importante para qualquer organização. Esse levantamento é responsável por nortear a execução de atividades de uma empresa e fornecer insights valiosos que podem revelar etapas a serem melhoradas e até mesmo eliminadas. 

 

O process mapping é o método mais subjetivo, as informações são buscadas juntos às pessoas envolvidas num processo. O process mining já faz uso de tecnologias para extrair dados de sistemas operacionais da instituição, enquanto o process discovery aplica ferramentas orientadas por IA para obtenção de informações de processos e sugestões de melhorias.

 

Para ajudá-lo a descobrir qual dos tipos de documentação processual é o mais adequado para o momento da sua empresa, nós elaboramos um infográfico onde apresentamos as principais características de cada método, suas vantagens e desvantagens.

 

tipos de documentação processual

Compartilhe nas redes sociais:

Posts relacionados

Motor de regras: entenda como esse sistema contribui para a automação do seu negócio

Regras são fundamentais para organizar e guiar nossa vida em sociedade. Elas oferecem previsibilidade e estruturam nossa forma de agir. O mesmo vale […]

Leia mais

Histórico escolar digitalizado: o que sua IES precisa?

O histórico escolar sempre fez parte do processo de registro do diploma. Com a introdução do diploma digital, contudo, ele havia permanecido como […]

Leia mais

Gestão de fornecedores: Como otimizar e simplificar esse processo

No mundo corporativo competitivo de hoje, a gestão de fornecedores desempenha um papel fundamental para empresas que buscam otimizar suas operações e garantir […]

Leia mais

Inscreva-se em nosso blog

eBook

Tudo que você precisa saber sobre Robotic Process Automation

Baixe o guia digital exclusivo

Inscreva-se em nosso blog

E acesse, em primeira mão, nossos principais conteúdos diretamente do seu e-mail.