Blog

Como a extração e classificação de dados podem ajudar no seu processo de hipoteca digital?

Ícone tempo leitura

3 min para ler

Postado em 07/08/2023 - Atualizado em: 07/08/2023

Como a extração e classificação de dados podem ajudar no seu processo de hipoteca digital?

Comparado a outros processos de concessão de crédito, a hipoteca digital demorou para começar a ser implementada no Brasil, justamente por ser um procedimento que não havia muitas legislações que protegessem os credores.

No entanto, em outros países, como Estados Unidos, a digitalização desse tipo de concessão de crédito mudou a forma como empresas e clientes atuam.

Porém, para que isso aconteça de forma segura, ágil e confiável, é necessário ter um processo de extração e classificação de dados. Assim, é possível avaliar a situação financeira, calcular riscos de inadimplência e analisar a veracidade do que foi apresentado.

Tudo isso, ao mesmo tempo em que é preciso ser rápido e reduzir o tempo de processamento. No entanto, esse vem sendo o desafio de muitas instituições.

A seguir, entenda como a classificação de dados e extração de informações é crucial para a hipoteca digital.

Como funciona a extração e classificação de dados no processo de hipoteca digital?

O processo de extração e classificação de dados da hipoteca digital funciona a partir do recebimento e reconhecimento de dados recebidos de um formulário digital.

No caso de hipotecas, a lista de dados para serem extraídos, analisados e classificados é extensa, pois se trata de um processo um pouco mais complexo. São avaliadas imagens, dados financeiros e garantias.

Depois, o sistema avalia de forma rápida e segura, para calcular riscos, saúde financeira do solicitante e situação do proprietário do imóvel em questão.

Se todas as informações e dados extraídos estiverem aprovados, o solicitante assina o contrato de forma digital. Por fim, é feita a transferência do valor aprovado.

Maiores desafios na extração manual de dados de documentos de hipoteca

Como dito, o processo de hipoteca tende a ser um pouco mais complexo e denso. No entanto, quando é feito de forma digital, há uma simplificação e desburocratização gerada pela agilidade dos sistemas e segurança.

No entanto, nem sempre foi assim e algumas instituições ainda fazer isso de forma manual. Os principais desafios desse cenário são.

Custos elevados

O processo de hipoteca feito manualmente envolve custos altos, já que demanda de muitos profissionais, tempo e recursos adicionais para extrair, avaliar e classificar os dados.

Longo tempo de processamento

A hipoteca manual tende a demorar muito para ser avaliada ter uma devolutiva para o solicitante. Geralmente, isso tende a levar mais de 50 dias. Característica essa que é ruim tanto para o cliente quanto para a instituição.

Taxa de erros

Procedimentos manuais tendem a ter uma taxa de erro maior do que quando feito por sistemas inteligentes. Erros podem gerar concessões de crédito com alta taxa de risco, ou até mesmo direcionamentos incorretos.

Sistemas desalinhados

A falta de digitalização do processo faz com que os sistemas de análise não sejam integrados, tornando o procedimento burocrático, ineficiente e complexo.

Riscos de desconformidade regulatória

O processo de extração manual de dados dificulta muito a conformidade regulatória de todo o procedimento das hipotecas. Esse cenário abre brechas para erros legislativos durante a classificação e aprovação.

Benefícios de utilizar a automação de dados de documentos na hipoteca

Quando a hipoteca digital é implementada por meio de automação e sistemas inteligentes bem treinados, se reduz ou elimina os riscos e desafios do processo.

Diante disso, acompanhe os principais impactos para a sua operação

Rapidez no financiamento de hipoteca

Sistemas inteligentes e bem treinados, como da Stoque, são capazes de aumentar a produtividade do processo e dos profissionais em até 25%.

Isso é possível por meio de mecanismos que geram mais rapidez no processamento de dados e na formalização do procedimento de hipoteca.  

Maior precisão no processo

A rapidez do processo de hipoteca digital não é sinônimo de falhas — muito pelo contrário. A automação da extração e classificação dos dados reduz a possibilidade de fraudes, erros em cálculos e na rastreabilidade

Melhor custo-benefício

A automação com o sistema Stoque pode reduzir mais de 20% dos custos operacionais da sua instituição com o processo de hipoteca digital.

Diminuição de fraudes

Sistemas são capazes de identificar fraudes de forma mais eficiente e precisa do que o processo manual.

Além de etapas que envolvem a identificação biométrica, o cruzamento e integração de dados e sistemas garante melhor avaliação da veracidade de dados e identidade do solicitante.

Agilidade nos acessos a informações

O processo automatizado de hipoteca digital melhora a formalização do crédito, a rastreabilidade e a visibilidade das informações.

Isso quer dizer que as informações são classificadas e organizadas de forma que facilite a visualização e centralização de dados.

A hipoteca digital é uma forma de gerar mais agilidade, segurança e redução de custos na concessão desse tipo de crédito. Esse é o caminho para tornar o procedimento mais eficiente tanto para o solicitante quanto para a sua instituição — que pode enfrentar diversos desafios no processo manual.

Para simplificar o processo e reduzir custos, conheça a plataforma Stoque e garanta mais segurança e experiência nas concessões de crédito.

Compartilhe nas redes sociais:

Posts relacionados

Motor de regras: entenda como esse sistema contribui para a automação do seu negócio

Regras são fundamentais para organizar e guiar nossa vida em sociedade. Elas oferecem previsibilidade e estruturam nossa forma de agir. O mesmo vale […]

Leia mais

Gestão de fornecedores: Como otimizar e simplificar esse processo

No mundo corporativo competitivo de hoje, a gestão de fornecedores desempenha um papel fundamental para empresas que buscam otimizar suas operações e garantir […]

Leia mais

O que é o Ciclo PDCA? Entenda essa ferramenta estratégica para melhoria contínua

O Ciclo PDCA é uma ferramenta estratégica amplamente utilizada para promover a melhoria contínua de processos. Ela permite que empresas de todos os portes […]

Leia mais

Inscreva-se em nosso blog

eBook

Tudo que você precisa saber sobre Robotic Process Automation

Baixe o guia digital exclusivo

Inscreva-se em nosso blog

E acesse, em primeira mão, nossos principais conteúdos diretamente do seu e-mail.