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ChatGPT aplicado em bancos: como utilizar a inteligência artificial, na prática

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Postado em 13/04/2023 - Atualizado em: 11/04/2023

ChatGPT aplicado em bancos: como utilizar a inteligência artificial, na prática

O ChatGPT é, sem dúvida,  um termo e um dos assuntos mais comentados nas rodas de amigos e nos diversos canais de comunicação e redes sociais. Afinal, todos querem saber como aproveitar essa inteligência artificial no dia a dia.

Mas, e nos bancos e nas instituições financeiras, como utilizar na prática?

Normalmente, as instituições bancárias e financeiras são as primeiras empresas a ficar de olho nas novas tecnologias que são lançadas ou que estão para chegar no mercado. Pois, as atividades desse setor estão sempre muito envolvidas no mundo digital.

O chat convencional do modo que conhecemos é um recurso que já faz parte dos atendimentos bancários há algumas décadas.  No entanto, percebemos que o ChatGPT, veio para oferecer algo mais para os bancos e para os clientes além do atendimento.

E, é sobre o ChatGPT e o seu algo mais para os bancos e demais instituições, que vamos tratar neste artigo.  Vem com a gente e conheça as possibilidades!

Mas antes de tudo, veja no sumário abaixo o que vamos tratar por aqui:

  • O que é o ChatGPT?
  • Quais são as aplicações do ChatGPT em instituições financeiras?
  • Além do ChatGPT: como a Inteligência Artificial pode ajudar?
  • Quais os benefícios de usar Inteligência Artificial em bancos?

O que é o ChatGPT?

ChatGPT (Generative Pre-Trained Transformer) é um produto da empresa de tecnologia norte-americana OpenAI. Trata-se de um chatbot mais avançado do que os convencionais, pois ele é capaz de captar o significado das frases que dizemos ou escrevemos de maneira mais amigável.

A impressão que temos é que estamos conversando com uma pessoa e não com um robô. Lembra muito o estilo da Alexa da Amazon. O ChatGPT se popularizou no final de 2022 e entrou em 2023 fazendo parte do dia a dia de várias pessoas tanto para trabalho quanto para estudo.

Para ter acesso ao ChatGPT é muito fácil, basta entrar no site da OpenAI, abrir uma conta com alguns dados simples e pronto, já pode começar a usar.  Existe uma versão gratuita que costuma ficar sobrecarregada em alguns horários e a paga com acesso contínuo.

Quais são as aplicações do ChatGPT em instituições financeiras?

O ChatGPT é um produto democrático e foi criado para atuar nos mais diferentes segmentos do mercado.

Mas, para as instituições financeiras de modo geral, podemos visualizar variadas aplicações, que certamente trazem vários benefícios para os seus negócios, Importante dizer que esta é uma ferramenta em constante aprimoramento e seu uso tem sido amadurecido dia a dia.

Atendimento ao cliente

Fornecer suporte ao cliente em tempo real. Os clientes podem conversar com o ChatGPT para obter informações sobre produtos e serviços bancários, como empréstimos, contas correntes e cartões de crédito.

Assistente pessoal

O ChatGPT pode ser usado para ajudar as pessoas e empresas a gerenciar suas finanças. Os clientes podem conversar com ele para verificar seus saldos de conta, fazer transferências, pagar contas e até mesmo obter recomendações de investimento em produtos financeiros com base no perfil.

Detecção de fraudes

Com a inserção de uma base de dados coletados de transações ilegais, o ChatGPT pode ser treinado para detectar fraudes documentais e atividades suspeitas nas contas dos clientes, como movimentações incomuns ou tentativas de invasão.

Nesses casos, ele pode alertar o banco sobre essas atividades e tomar medidas para proteger as contas e o patrimônio dos clientes antes que elas sejam invadidas. Isso traz tranquilidade e aumenta a confiabilidade do sistema.

Análise de dados

A inteligência empregada no ChatGPT, possibilita que ele possa ser usado para analisar grandes quantidades de dados financeiros e fornecer insights valiosos para os bancos e financeiras.

O ChatGPT pode ajudar gestores de bancos e líderes de agências de crédito a identificar tendências de mercado, prever riscos financeiros e melhorar a eficiência operacional das equipes. Tudo isso com um estalar de dedos.

Automação de processos

Um grande diferencial do ChatGPT é a sua capacidade de integração com outras soluções de automação bancária. Com isso, por meio dessa ferramenta é possível automatizar processos como abertura de contas, aprovação de empréstimos e processamento de pagamentos.

Medidas de automação como essas, ajudam a reduzir o tempo de espera do cliente e melhorar a eficiência do banco.

>> Entenda o que é: automação inteligente.

Além do ChatGPT: como a Inteligência Artificial pode ajudar?

O ChatGPT é um assunto que está no hype e muito tem se falado sobre sua utilização para otimizar processos e trazer agilidade para a operação. No entanto, o uso da Inteligência Artificial não é algo recente. Na Stoque, por exemplo, já usamos IA com processamento de linguagem natural para automação inteligente de processos desde 2018.

Conheça algumas aplicações de IA para o mercado bancário:

  • IA como assistente: O banco pode criar um assistente pessoal para ajudar os clientes a realizar tarefas bancárias, como transferências, pagamentos, investimentos e consultas de saldo. Um exemplo é o Bank of America que lançou a “Erica”, uma assistente virtual por meio de um aplicativo que ajuda os clientes a gerenciar suas finanças.
  • Apoio nas decisões estratégicas: Que tal analisar grandes quantidades de dados automaticamente e ajudar os bancos a tomar decisões estratégicas, como a oferta de novos produtos e serviços ou a expansão para novos mercados? Um exemplo é o banco HSBC, que usa a IA para analisar dados do mercado imobiliário para ajudar a tomar decisões de empréstimos hipotecários.
  • Análise de dados: a Inteligência Artificial pode ser usada para analisar grandes conjuntos de dados financeiros e identificar tendências e padrões. Os bancos podem usar essas informações para prever riscos financeiros e oportunidades de investimento.
  • Detecção de fraudes: Identificar padrões de atividades suspeitas nas contas dos clientes e alertar os bancos sobre possíveis fraudes. Um exemplo é o banco holandês ABN Amro, que usa a IA para detectar fraudes em tempo real.
  • Automação de processos:  IA pode ser usada para automatizar processos bancários, como a abertura de contas e a aprovação de empréstimos. Isso pode reduzir o tempo de espera do cliente e melhorar a eficiência do banco. Um exemplo é o banco suíço UBS, que usa a IA para automatizar processos de conformidade regulatória.

Esses são apenas alguns exemplos das muitas maneiras pelas quais a IA está sendo aplicada no contexto bancário. A IA pode ajudar os bancos a melhorar a experiência do cliente, tomar decisões mais informadas e melhorar a eficiência operacional.

>> Conheça mais sobre tecnologia: entenda o data lake e suas vantagens para o mercado financeiro;

Quais os benefícios de usar Inteligência Artificial em bancos?

Vamos listar abaixo os principais benefícios de usar a inteligência artificial em bancos. Perceba que eles estão praticamente ligados com as atividades que podem ser realizadas com o ChatGPT.

Otimização dos processos

A programação dos softwares e plataformas bancárias das empresas referência no mercado, permitem que os processos internos e externos sejam mapeados para identificar e eliminar falhas, buscar a padronização e eficiência nas rotinas.

Portanto, podemos dizer que a inteligência artificial, atua na base da otimização dos processos das instituições. Isso facilita o trabalho de gerenciamento e auxilia os gestores nas tomadas de decisões.

Redução de custos

Iniciamos o ano de 2023 com indicativos de crise na grande parte dos setores da economia. infelizmente, os bancos e as instituições financeiras se enquadram nesse panorama.  E, para driblar os efeitos das crises, as instituições precisam fazer corte de gastos para reduzir custos.

Para isso, benefícios como a velocidade de processamento e na produção de dados, a eficiência, os baixíssimos riscos de retrabalho nas operações da inteligência artificial e ferramentas como o ChatGPT, vem para ajudar na redução de custos e trazer benefícios.

Aumento da produtividade

Um dos grandes benefícios da inteligência artificial é a sua aplicação na substituição dos serviços manuais e repetitivos realizados pelos colaboradores.  A capacidade de aprendizado (machine learning) da IA permite que ela aprenda desenvolver atividades do cotidiano dos funcionários.

O benefício dessa ação é a produtividade e a rapidez incomparável com que a IA processa as atividades. Isso faz com que as pessoas tenham mais tempo para desenvolver trabalhos relativos à gestão e atendimento ao cliente.

Personalização

Uma das melhores maneiras de respeitar e tratar as pessoas de maneira igual e não forçá-las a decidir por algum produto que não as interessa é tratá-las de modo personalizado.  Pode ser um clichê, mas somos diferentes dos outros. Cada cliente tem um perfil e uma tendência de consumo própria.

Mas, como conseguir identificar e oferecer centenas de produtos para milhares de clientes, conforme o perfil de cada um? Por meio da personalização aliada à inteligência artificial.

Tente imaginar quantos colaboradores e quanto tempo é necessário para identificar e personalizar o produto ideal para cada cliente. Por meios convencionais, manuais e com planilhas isso é algo impraticável. No entanto, IA faz isso de forma eficiente e assertiva.

Então, agora que conhece as aplicações do ChatGPT para bancos e instituições financeiras, tenha o cuidado de estabelecer como limites no uso da inteligência artificial, softwares e plataformas princípios como a ética, a honestidade e a segurança de dados. Considerando isso, seja criativo e aproveite os benefícios do mundo digital para esse segmento de negócio.

Continue a sua jornada de aprendizado e leia o nosso artigo sobre a hiperautomação em bancos e instituições financeiras e conheça novas oportunidades de aplicação em sua organização.

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