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5 benefícios que a automação inteligente pode trazer para o seu negócio
5 min para ler
Postado em 26/08/2021 - Atualizado em: 10/01/2023
Eliminar tarefas manuais, reduzir custos de operação e desafogar as equipes de trabalho são algumas das vantagens da automação inteligente para empresas. Além disso, os processos ficam muito mais seguros e transparentes. Não à toa, essas soluções inteligentes já se tornaram peça-chave na rotina corporativa de bancos e serviços financeiros, cuja transparência é fundamental para uma experiência satisfatória.
Nesse sentido, podemos dizer que com a automação inteligente de processos todos saem ganhando. As empresas passam a trabalhar com mais agilidade, fluidez e eficiência. Na outra ponta, há uma melhora significativa na experiência do cliente, o que é fundamental para que o negócio se mantenha competitivo no mercado. Quer entender como funciona? Continue a leitura e conheça as 5 maiores vantagens desse processo!
O que é automação inteligente?
A automação inteligente é um dos braços da transformação digital que veio para revolucionar as rotinas corporativas, facilitando a vida dos gestores e dos clientes. Hoje em dia, empresas dos mais diversos segmentos contam com esse recurso para impulsionar o crescimento.
A automação inteligente combina tecnologias de RPA com Inteligência Artificial para agilizar atividades, proporcionando maior escala para os processos de um negócio e, assim, a redução de custos e otimização das operações para um crescimento mais sustentável.
A Inteligência Artificial (IA) é a grande maestra das ferramentas de automação inteligente, pois são as tecnologias da IA que permitem automatizar processos de maneira confiável, segura e eficaz. Assim, diversas tarefas que antes eram feitas manualmente, passam a ser realizadas de forma automatizada com menor risco de falhas. Ou seja, além de ganhar agilidade na rotina, as empresas ganham também assertividade nas operações.
Exemplos de automação inteligente
Diversos setores já se beneficiam das soluções de automação inteligente para reduzir custos e otimizar processos. Além dos bancos e demais instituições financeiras, alguns setores nos quais esse modelo de trabalho já está consolidado incluem: o segmento industrial, o varejo, o marketing, os e-commerces, as seguradoras, entre outros que desejam aprimorar seus negócios tanto no front-office como no backoffice.
É justamente por abranger toda a jornada corporativa que a automação inteligente virou peça-chave para orquestrar funções manuais e computacionais, visando melhorar a experiência dos envolvidos. As ferramentas de workflow, por exemplo, são recursos de automação essenciais para dar fluidez aos processos e entregar uma experiência satisfatória aos usuários e clientes finais.
Outros exemplos de automação inteligente para empresas dos mais diversos segmentos incluem:
- Plataformas de análise e formalização de crédito,
- Onboarding digital de clientes,
- Ferramentas de gerenciamento de estratégias de marketing,
- Atendimento ao cliente via chatbots,
- Emissão automática de boletos e NFs,
- Gestão de contratos com fluxos de aprovação e assinatura, entre outras funcionalidades.
Essas ferramentas operam a partir de tecnologias da Inteligência Artificial (IA) e da Automação Robótica de Processos (RPA) para eliminar riscos e embasar decisões assertivas.
Algumas funcionalidades da automação inteligente
Vimos que as tecnologias de automação de processos ajudam as instituições a se tornarem mais competitivas, aumentarem o faturamento e alcançarem a excelência operacional. Os resultados são efetivos não apenas para os gestores e colaboradores, mas, também, para o cliente final que se beneficia de uma experiência agradável na aquisição de um produto ou serviço.
Para você entender melhor como essas ferramentas funcionam na prática, resumimos as principais funcionalidades das tecnologias de automação inteligente:
- Processamento de grande volume de informações em pouco tempo;
- Controle da base de dados de forma segura e confiável;
- Análise e gestão de dados mais rápida e consistente;
- Identificação de oportunidades para aprimoramento de processos;
- Auxílio na tomada de decisões assertivas e bem embasadas;
- Equilíbrio entre as tarefas manuais e computacionais.
Benefícios da automação inteligente
Lendo até aqui, já ficaram evidentes diversas vantagens da automação inteligente. Vimos que essas soluções operam combinando tecnologias de Automação Robótica de Processos (RPA) e Inteligência Artificial (AI) para automatizar rotinas corporativas de ponta a ponta. Isso permite que as organizações se transformem digitalmente e se tornem referência em seu segmento de atuação. Vamos às 5 maiores vantagens desse processo:
1. Transparência e segurança nas operações
As ferramentas de automação inteligente tornam os processos mais assertivos e confiáveis. A segurança da informação é garantida durante todas as operações, o que traz confiança e tranquilidade para os usuários. Numa ferramenta de gestão de processos e documentos, por exemplo, a “papelada” digital não corre risco de fraudes.
Além disso, em relação à transparência, os usuários que precisam lidar com as documentações conseguem acompanhá-las com senhas intransferíveis. Assim, o processo de ver as requisições, aprovações, encaminhamentos etc, fica bem menos burocrático e muito mais ágil.
2. Melhoria na experiência do usuário
Eficiência e agilidade são atributos indispensáveis para os consumidores na aquisição de um produto ou serviço. Nesse sentido, as empresas têm investido na transformação digital também para se posicionarem como instituições que oferecem uma experiência satisfatória ao cliente. Caso contrário, a concorrência vence.
Sem falar que, operando com mecanismos inteligentes, a empresa consegue identificar os eventuais gargalos que podem ser entraves às experiências. Até porque, é somente mapeando processos de ponta a ponta que se consegue corrigir os gargalos, estabelecer metas mais assertivas e alcançar resultados promissores.
3. Replicação de padrões de sucesso
Ferramentas que operam a partir da Inteligência Artificial geram insights valiosos para as organizações. Isso é possível graças ao processamento de dados que possibilita compreender padrões operacionais positivos e, assim, replicá-los. É como se a base de dados inseridos no sistema retroalimentasse a sua própria inteligência, sugerindo melhores maneiras de agir conforme padrões já identificados.
Especialmente para empresas que trabalham com grande volume de dados, contar com as tecnologias de automação é imprescindível para evitar falhas humanas e “desafogar” as equipes. Assim, além de as operações ganharem confiabilidade, os colaboradores ganham tempo e energia para redirecionar seus esforços às outras tarefas que exigem maior foco e concentração.
4. Operações mais fluidas e menos custosas
Uma instituição que não mapeia, organiza e estrutura os seus próprios processos está praticamente gerenciando o caos. O resultado disso são diversas falhas operacionais que, inevitavelmente, vão comprometer a experiência do cliente. Nesse sentido, outro grande recurso da automação inteligente são as ferramentas de workflow que direcionam o passo a passo das operações para dar fluidez e agilidade ao trabalho.
5. Equipes mais produtivas e sem sobrecarga
Processos bem estruturados significam colaboradores mais produtivos e alinhados. Afinal, trabalhando com uma interface organizada, tarefas automatizadas e inteligência no gerenciamento de dados, o resultado não poderia ser diferente. Equipes produtivas, por sua vez, refletem no faturamento da empresa, que poderá aumentar exponencialmente a sua receita.
Tudo isso nos mostra por que vale a pena investir em ferramentas de automação inteligente para aliar eficiência, agilidade e otimização de recursos financeiros, já que as diversas vantagens da automação de processos comprovam o excelente custo-benefício desse investimento.
Se você deseja saber mais sobre automação inteligente de processos, baixe este infográfico completo para conhecer as tecnologias que operam com Inteligência Artificial e suas aplicações!
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