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Automação as a Service (AaaS): como simplificar processos e impulsionar resultados
3 min para ler
Postado em 07/06/2022 - Atualizado em: 25/10/2022
Segundo previsão da McKinsey, 50% de todo o trabalho atual pode ser automatizado nas próximas décadas, à medida que robôs se tornem mais inteligentes e capazes. Encarar a automação como um serviço (Automação as a Service – AaaS) pode colocar as organizações mais próximas desse patamar.
A tendência da automação é uma realidade acelerada pela pandemia. De acordo com dados da PwC mencionados pelo Harvard Business Review, 52% das empresas aceleraram a adoção de tecnologias como IA por causa da disseminação global do coronavírus. Para 86% dos entrevistados, a IA tornou-se mainstream em 2021.
Sendo assim, a Automação como Serviço simplifica e torna acessível a implementação dessas tecnologias na organização. A solução é baseada em plataformas para adaptar a organização à automatização de várias atividades, facilitando a gestão de processos de negócio, e inclui tecnologias como RPA, IoT e IA, por exemplo.
Como essa tecnologia simplifica processos e impulsiona resultados? Confira!
Como funciona a automação como serviço
A sigla inglesa AaaS (Automation as a service) une o conceito de as-a-service ao universo de automações para reduzir a curva de aprendizado das organizações em projetos nessa área.
Como alguns processos são muito similares entre as organizações, uma plataforma AaaS oferece soluções prontas para uso que podem automatizar atividades em questão de horas.
Sendo as-a-service, a plataforma oferece uma infraestrutura de alta disponibilidade, que pode ser implementada na infraestrutura da organização ou em formato cloud. Com isso, não há necessidade de desenvolver uma infraestrutura interna desde o começo.
Vantagens da AaaS
Processos ineficientes podem representar custos altíssimos para uma organização. Por isso, os fluxos devem ser sempre gerenciados a fim de estarem em sua versão mais simples, enxuta, seamless e flexível. A automação como serviço ajuda nisso. Veja as principais vantagens:
Eficiência operacional e produtividade
A consequência imediata da automatização de tarefas manuais e repetitivas é a produtividade. Com a escala de um robô, a velocidade de execução aumenta, as fricções logo diminuem. Também há redução no número de falhas humanas associadas aos processos manuais. Automações inteligentes podem ainda aprender continuamente, melhorando a si mesmas ao longo do tempo.
Melhoria da experiência do colaborador
Há, não sem razão, um temor em relação aos robôs substituírem a força de trabalho humana. Mas tem outro lado dessa moeda: passar uma tarefa manual repetitiva de um ser humano para um robô gera bem-estar profissional. Ao ganhar tempo, os colaboradores podem se dedicar a tarefas mais estratégicas que realmente só um ser humano pode executar.
Transparência e segurança
A automação proporciona visibilidade e, com isso, mais controle dos processos. Plataformas AaaS vêm com dashboards que reúnem informações sobre indicadores em tempo real, proporcionando análises precisas sobre o lead time de um processo. A rastreabilidade de um processo totalmente digital também é facilitada.
Escalabilidade
Se sua operação tem picos sazonais ou está em crescimento acelerado, escalar sua capacidade de processamento com automação não será um problema, como seria se ela fosse totalmente manual.
Como implementar a automação como serviço
Um projeto de automação as a service precisa focar em tecnologia, mas não só. Ele envolve pessoas e processos, acima de tudo, para gerar resultados. Automatizar um processo sem redesenhá-lo para esse novo modelo pode simplesmente automatizar problemas. Da mesma forma, não preparar as pessoas para a automação de processos pode diminuir a aderência à novidade. Para aumentar o ROI, seguimos uma implementação bem próxima, que segue as etapas abaixo:
Alinhamento e planejamento
Nesta fase, vamos entender suas necessidades de negócio, conhecer seus projetos estratégicos e avaliar sua maturidade digital a fim de identificar – com você – oportunidades de melhoria por meio da automação. Uma vez mapeadas as oportunidades, vamos levantar as tecnologias de automação mais adequadas para a aplicação específica. Por fim, vamos priorizar as iniciativas em um road map.
Implementação e desenvolvimento
Mãos à obra! Nesta fase, vamos desenvolver as soluções, preparar as equipes envolvidas para utilizá-las e implementá-las.
Gestão e melhoria contínua
Fazemos a sustentação das soluções, assim como evoluções, a fim de você ter sempre a melhor versão de seus processos.
Case: Automação de processo de solicitação de compras e pagamento de fornecedores
Em um de nossos clientes do setor financeiro, o processo de pagamento e de reembolso de despesas tramitava manualmente entre os vários sistemas envolvidos.
Para automatizar a troca de informações, mas também cálculos de taxas, utilizamos várias soluções, entre BPMS, ECM e RPA.
Com isso, nosso cliente ganhou produtividade, reduziu erros humanos e aumentou o controle da operação de pagamento e reembolso.
AaaS: se o processo é repetitivo, automatize
O mercado de automação está crescendo vertiginosamente, e isso é um sinal do impacto que a automação já está fazendo nos negócios e ainda deverá fazer ao longo dos próximos anos. De certa forma, estamos só no começo.
A automação as a service torna as soluções desse universo acessíveis para as empresas em uma plataforma que basta começar a usar.
Deseja conhecer mais sobre como funciona uma plataforma AaaS? Saiba mais sobre a plataforma da Stoque.
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