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Tendências da inteligência artificial para bancos
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Postado em 02/09/2021 - Atualizado em: 01/02/2023
Ser uma instituição financeira do futuro está nos planos? Se você respondeu sim, precisa olhar para a Inteligência Artificial, que está em alta e em constante crescimento no mercado.
Para se ter uma ideia, um estudo divulgado pela consultoria Grand View Research estima que o mercado global de inteligência artificial valia $62,35 bilhões em 2020. É uma fatia gigante e deve crescer ainda mais. A taxa de crescimento anual composta estimada no estudo é de 40,2% até o ano de 2028. Ficou impressionado agora?
A inteligência artificial é aplicável em praticamente todas as áreas, da saúde às finanças, da indústria ao varejo.
Por mais que a evolução tecnológica sempre tenha feito parte do desenvolvimento das empresas, a inteligência artificial elevou essa relação a um outro patamar. Tornou-se central para os negócios. Está provado que a AI é um elemento revolucionário para a nova era digital.
Por que investir em inteligência artificial para bancos?
Não é novidade que a pandemia teve um papel fundamental na evolução da tecnologia e da inteligência artificial como um todo. O desafio mundial de saúde pública acelerou o desenvolvimento de soluções nas mais diversas áreas, desde a prevenção e o tratamento da doença até a viabilização de condições para o trabalho remoto.
Por consequência natural, surgiram novos comportamentos e padrões de consumo. As facilidades acostumaram um público que exige maior qualidade, agilidade e conforto, em todos os pontos de contato com seu negócio.
No mercado financeiro, estamos vendo grandes mudanças nas transações virtuais e pagamentos instantâneos. Com a chegada do Pix, o consumidor percebeu a vantagem e a segurança de ter contas digitais, o que abre muito mais oportunidades de negócios nessa área.
Para acompanhar esse ritmo alucinante da evolução digital, os bancos devem ouvir seus clientes e investir em tecnologia para proporcionar melhores experiências com processos e serviços.
>> Leia também: A transformação digital nas organizações de serviços financeiros
Desafios para implementação da inteligência artificial em bancos
Apesar de todos os benefícios das tecnologias baseadas em IA, como a automação de processos robóticos (RPA), reconhecimento artificial e chatbots, são poucas as instituições financeiras que estão aproveitando as ferramentas disponíveis, segundo pesquisa da Cornerstone Advisors.
A maioria das instituições financeiras de médio porte costumam não ter recursos para investir em tecnologias baseadas em inteligência artificial. Isso porque geralmente dependem de fornecedores para soluções de aplicativos e TI.
Segundo a pesquisa, apenas 7% das cooperativas de crédito e um quinto dos bancos afirmam que os fornecedores de core banking estão dispondo de transformações digitais para o negócio.
Conheça as principais tendências da inteligência artificial para instituições financeiras e planeje seu investimento.
Baixe o Infográfico: As vantagens da automação de back office
Principais tendências de uso de inteligência artificial para bancos
Robotic Process Automation (RPA)
Trata-se da automatização de processos manuais e repetitivos por meio de robôs. Ao simplificar operações e ganhar escala, você ganha mais produtividade e permite alocar os valiosos cérebros de sua equipe em tarefas mais estratégicas.
Com a associação da Inteligência Artificial ao RPA, você consegue obter e analisar dados a respeito da eficiência da operação, gerar relatórios e fazer diagnósticos.
Essa tecnologia é utilizada principalmente em cobranças, processamento de folhas de pagamento, faturamento, extração de dados, entre outros.
>> Entenda mais neste material: Tudo que você precisa saber sobre Robotic Process Automation – RPA
Interface de Programação de Aplicação (API)
API é uma série de protocolos, rotinas e ferramentas de programação que permitem a interação de diferentes sistemas. É a forma que eles “conversam”, digamos assim.
Um dos grandes desafios das empresas é fazer com que os sistemas estejam integrados, ou que os dados possam ser compartilhados. A duplicidade de informações gera retrabalho e perda de eficiência. Com as APIs, você evita essa dor de cabeça e simplifica sua operação.
É por isso que não só as empresas de tecnologia investem em APIs. As instituições financeiras estão de olho nesse mercado. Bancos e cooperativas estão investindo em APIs para ganhar eficiência, com foco em redução de custos e ganho de agilidade.
Facematch e Machine Learning
A tecnologia que permite o reconhecimento facial é bastante útil para comprovação de identidade. Por meio de bancos de dados e algoritmos complexos modelados por machine learning, são mapeados pontos que permitem identificar características comuns em rostos de pessoas. De forma automatizada, faz-se comparação entre os documentos pessoais e a fotografia atual, capturada com uma selfie.
Essa tecnologia facilita a abertura de contas, por exemplo. Mas além do simples reconhecimento facial, o reconhecimento facial com machine learning torna possível a classificação preditiva e a antecipa a detecção de possíveis irregularidades.
Segurança cibernética e violações de dados
As ferramentas de segurança, com ajuda da inteligência artificial para bancos, já conseguem coletar e analisar uma grande quantidade de dados, estudando e identificando possíveis atividades maliciosas e ameaças à violação de dados. Desse modo, quanto mais informações o sistema reunir, mais precisas serão as ações de segurança.
A tendência é que a inteligência artificial para bancos consiga cada vez mais detectar transações falsas e atividades consideradas padrões de criminosos. Segundo a Forbes, a demanda por IA em segurança cibernética aumentará nos próximos anos.
Para saber mais sobre os avanços em inteligência artificial e outras tecnologias para bancos , continue acompanhando a Stoque!
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